A estação de metrô Freguesia do Ó fará parte da atual, e em construção, Linha 6 – Laranja do metrô de São Paulo, pertencente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A expectativa é de que a estação possa contribuir positivamente tanto por meio da melhoria da mobilidade, quanto da qualidade de vida da população.
A Freguesia do Ó é um dos bairros mais tradicionais e antigos da capital paulista. Localizado na Zona Noroeste da cidade, numa localização muito favorável entre os principais pontos turísticos de São Paulo, a poucos minutos do centro.
Com a chegada da estação de metrô Freguesia do Ó, os moradores poderão desfrutar ainda mais de toda a infraestrutura do bairro. Este é um momento de expansão e diversas transformações.
Confira, a seguir, mais detalhes sobre a Linha 6 – Laranja, todos os benefícios que a nova estação trará para a região, além de informações essenciais sobre o morar na Freguesia do Ó.
Sobre a Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo
Com um custo previsto em, aproximadamente, R$ 18 bilhões, de acordo com o valor estimado pela concessionária responsável pelo projeto Linha Uni, a Linha 6 – Laranja é considerada o maior projeto de infraestrutura em andamento da América Latina.
O objetivo do projeto é integrar 15 estações, com paradas finais na Brasilândia, na Zona Norte, e São Joaquim, no Centro, além de fazer uma conexão com a Linha 1 – Azul.
Serão 15,3 quilômetros subterrâneos de extensão. O seu trajeto é reconhecido pela linha das universidades e passará por estações como PUC-Cardoso de Almeida e Higienópolis-Mackenzie, para contribuir com a mobilidade dos universitários.
Após a conclusão do projeto, a ideia é que a Linha 6 – Laranja proporcione integração com as Linhas 1 – Azul e 4 – Amarela, do metrô, e 7 – Rubi e 8 – Diamante, da CPTM.
Confira mais detalhes sobre o projeto no vídeo abaixo:
A futura estação de metrô Freguesia do Ó
Morar na Freguesia do Ó significa poder contar com tranquilidade, qualidade de vida e uma infraestrutura cada vez mais completa. A região oferece um perfil residencial, enquanto oferece diferentes meios de transportes para locomoção.
Com acesso a importantes vias, como Marginal Tietê e Avenida General Edgar Facó, a região possui corredores de ônibus e agora contando com a estação pertencente à Linha 6 – Laranja em construção, os moradores terão ainda mais mobilidade.
Além disso, sua localização próxima a demais regiões da cidade de São Paulo também facilita os trajetos e aproxima seus moradores de outros complexos culturais.
A expectativa é de que, além de contribuir com o dinamismo das regiões abrangidas pelo projeto, a Linha 6 – Laranja também possa continuar gerando empregos durante a sua construção e que atenda mais de 630 mil passageiros por dia, após a sua construção.
Com uma área total construída prevista para 11.560 m² e 33 metros de profundidade, e distribuídos em quatro andares subterrâneos, a Estação da Freguesia do Ó foi a primeira da Linha 6 – Laranja que começou a ser construída, em 2015, e segue em construção.
Assim, além do impacto positivo em relação à mobilidade urbana, a criação da linha também possibilita crescimento para o bairro. Com novas construções e projetos para a região, como o Vivaz Freguesia do Ó, a 6 minutos a pé da futura Estação João Paulo I.
Com novos meios de transporte, como o metrô, a região passa a ser ainda mais valorizada e ganha novos incentivos que contribuem com a infraestrutura do bairro.
O que fazer na Freguesia do Ó
A Freguesia do Ó embala os seus moradores com um clima de aconchego e, ao mesmo tempo, encanta seus visitantes com as suas características que compõem o bairro dentro de umas das metrópoles mais dinâmicas do mundo.
Caminhar pelo bairro Freguesia do Ó dá um ar nostálgico para quem o visita, seja por meio de suas casas antigas, seja pelas construções históricas que carregam a tradição da região, e, certamente, também contribuem com a história de São Paulo.
Confira, a seguir, tudo o que a Freguesia do Ó pode oferecer aos seus moradores e aos visitantes que desejam conhecer a região.
Largo da Matriz
Com mais de 430 anos de história, o bairro é conhecido por seu clima de cidade interiorana, pela comodidade e também por seus marcos históricos, que são verdadeiros cartões-postais de destaque.
Entre eles está o Largo da Matriz, um patrimônio histórico tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).
No Largo da Matriz também está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Ó, uma das mais antigas construções religiosas de São Paulo, construída em 1901, após o incêndio que acabou destruindo a paróquia original, de 1716.
As principais festas da região são promovidas pela Paróquia Nossa Senhora do Ó. Um exemplo é a Festa do Divino, que é celebrada alguns dias após a Páscoa e segue como uma tradição de quase 200 anos.
Além das missas e das celebrações na Igreja de Nossa Senhora do Ó também estão guardadas alguns documento de doação do terreno pela família real portuguesa.
O Largo da Matriz também é conhecido como uma região cercada por restaurantes e bares. Estes que agregam experiências para quem visita, além de diversos sabores que compõem a enorme gama de opções gastronômicas do bairro.
Gastronomia e comércio na Freguesia do Ó
Além de pratos mais tradicionais e restaurantes clássicos, a Freguesia do Ó também conta com bares modernos e festivais gastronômicos com opções para todos os gostos.
O destaque no Largo da Matriz são as coxinhas, as asinhas de frango e as cervejas do bar Frangó, reconhecido por sua excelência desde 1987.
Para quem deseja experimentar delícias da culinária nordestina num ambiente tranquilo, aconchegante e ideal para frequentar com a família, o Empório Nordestino é uma ótima opção.
A Freguesia do Ó também é famosa pelas pizzarias, como a tradicional Pizzaria Bruno. Esta foi fundada em 1939, uma das primeiras abertas na cidade, e também localizada próxima ao Largo da Matriz.
Além das opções de restaurantes, o bairro também oferece alguns festivais gastronômicos e feiras com diversas opções. Um exemplo é a Feira das Nações da Freguesia do Ó, que oferece diversidade, cultura e muita diversão.
A feira logo se tornou um dos mais importantes pontos de encontro da população. Ela contando com uma programação recheada com representações artísticas, gastronomia e atrações diversas.
Em relação ao comércio, destaca-se a Avenida Itaberaba, onde é possível ter acesso a diversos produtos e serviços. Além do Largo do Clipper, uma praça considerada o verdadeiro centro comercial da Freguesia do Ó. Na praça, concentram-se muitos espaços como lojas, farmácias, bancos, padarias, entre outros estabelecimentos.
Anteriormente chamado Largo Oliveira Viana, recebeu o nome atual de Largo do Cliper, devido a um antigo cinema da região, que se chamava Cine Clipper, nos anos 1960.
É possível visitar o local na Avenida Santa Marina, numa região por onde passará a futura estação Freguesia do Ó da Linha 6 – Laranja.
Lazer para toda a família
Além de todo comércio, como os hipermercados e o shopping Plaza Tietê, na Freguesia do Ó também existem muitas opções de lazer.
Quem passa pelo Largo da Matriz não pode deixar de visitar a Casa de Cultura Salvador Ligabue. Trata-se de um centro cultural que conta com uma programação completa, que inclui apresentações, shows e exposições.
Para quem gosta de esportes, o Centro Esportivo da Freguesia do Ó (CEEFÓ) é uma parada obrigatória. Além da pista de skate da Praça Flávio Rangel, na Avenida Miguel Conejo, que faz muito sucesso com a garotada.
Para os amantes de música, tradição e cultura, a quadra da escola de samba Rosas de Ouro é uma opção de lazer mas também é sinônimo de orgulho.
Também é considerada a casa da Sociedade Rosas de Ouro, fundada em 1971, umas das escolas de samba mais antigas de São Paulo.
Morar na Freguesia do Ó
Ter a possibilidade de morar em um bairro tão tradicional e aconchegante é desfrutar da integração que existe entre os moradores. Sempre preocupados em preservar a memória e contribuir com o crescimento do bairro.
Estes são detalhes que certamente contribuíram para que a mobilidade fosse planejada e expandida no bairro por meio da criação da nova Linha 6 – Laranja.
A expectativa é de que este crescimento possa contribuir com a qualidade de vida dos moradores, bem como com a preservação e a continuidade da história.