Existem diferentes configurações de cozinha que podem ser feitas de acordo com o espaço disponível e as necessidades de cada família. Por ser o coração da casa, ela merece um bom planejamento e organização para facilitar a rotina.
Antes de escolher uma configuração para a sua cozinha, é importante analisar onde estão os pontos elétricos, de água, de esgoto, entrada de gás, aberturas, metragem, relação com os outros ambientes e mais.
Ao pensar nisso, você poderá entender e optar pela configuração de cozinha que melhor se encaixa no espaço. Confira, a seguir, quais são as configurações de cozinha existentes para a sua casa!
Antes de tudo, entenda o triângulo de trabalho
O triângulo de trabalho foi um estudo desenvolvido na década de 1950 pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América.
A partir do estudo, o objetivo era analisar a prática de manuseio de preparo dos alimentos em uma cozinha da forma mais eficiente possível.
Com isso, foi constatado que existem três itens que juntos formam o coração da cozinha: o fogão, a geladeira e a pia. A partir dos três, os alimentos podem ser armazenados, preparados e cozidos.
Dessa forma, o triângulo de trabalho garante diversas maneiras de dispor o layout da sua cozinha. Com a disposição da pia, do fogão e da geladeira no formato de um triângulo, você consegue uma configuração de cozinha totalmente funcional.
Quais são os tipos de configuração de cozinha existentes?
A cozinha é um dos cômodos da casa que deve transmitir aconchego e praticidade, isso porque este é um dos ambientes que mais utilizamos no dia a dia, e principalmente em momentos especiais para reunir pessoas.
Por isso, é importante que a cozinha esteja sempre bem-organizada e tenha um planejamento arquitetônico para estruturá-la da melhor maneira.
Separamos seis diferentes tipos de configuração de cozinha para você conhecer e verificar qual combina mais com o seu espaço. Confira!
Cozinha linear com bancadas
A cozinha em formato linear é uma das mais tradicionais e está presente em casas e apartamentos que possuem metragens reduzidas. Como é possível ver no empreendimento Vivaz Prime Vila Prudente.
Nela, as bancadas e os armários ficam todos posicionados em uma única parede, assim como todos os eletrodomésticos. Por sua linearidade, essas cozinhas não formam o triângulo de trabalho, mas, mesmo assim, podem ser muito funcionais.
Nesse tipo de configuração, o ideal é que a pia fique posicionada entre o fogão e a geladeira, e que, entre ambos, tenha sempre uma bancada de apoio para que você consiga manusear os alimentos e os utensílios.
Cozinha paralela
Na cozinha paralela, a configuração é um pouco diferente, isso porque sua estrutura permite que as bancadas da cozinha fiquem uma de frente para a outra, criando assim um corredor entre elas.
Por ter duas paredes frente a frente, essa opção de cozinha te permite posicionar os seus móveis e os eletrodomésticos em ambos os lados. E, nesse caso, é possível fazer o triângulo de trabalho com a pia, o fogão e a geladeira distribuídos nesse espaço.
Essa configuração de cozinha é ideal para cozinhas estreitas e alongadas, assim como a cozinha linear.
Porém, nesse caso, ela precisa ter espaço suficiente para ter um corredor entre os armários com, pelo menos, 120 centímetros, para que duas pessoas possam passar com tranquilidade.
Cozinha em “L”
A configuração de cozinha em “L”, assim como a anterior, possui esse nome por causa do seu formato; nela, as dimensões da mobília são planejadas para que o local possa ser otimizado.
Esse tipo de configuração possibilita o aproveitamento das duas paredes ortogonais para apoiar os armários da cozinha, deixando, assim, um espaço para colocar uma mesa destinada a refeições dentro da própria cozinha.
O triângulo de trabalho também é muito eficiente nessa configuração de cozinha, porém ele acontece de maneira diferente. A pia, normalmente, fica localizada em uma lateral e o fogão e a geladeira ficam na outra, um do lado do outro.
Cozinha em “G”
A cozinha em “G” é bastante similar a em formato de “U”, porém a diferença é que um de seus lados não chega até o final. Seu planejamento acontece dessa forma, ou por uma questão de design, ou para deixar esse espaço para passagem.
Nesse caso, muitas vezes, o espaço que seria constituído por uma terceira parede completa, dá lugar a uma península, muito parecida com uma ilha, mas que permanece unida ao restante da cozinha e funciona muito bem como um espaço para refeições.
É possível deixar todos os seus móveis estruturados para que os seus eletrodomésticos fiquem embutidos na construção da sua cozinha. Aqui você tem diversas opções para configurar o triângulo de trabalho, deixando sua configuração mais funcional.
Cozinha com meia-parede
As cozinhas que possuem meia-parede são uma boa oportunidade para fazer a famosa configuração de cozinha americana. Esse é um elemento de divisão construído como uma parede, porém possui um recorte.
A cozinha americana é um formato de configuração que integra as áreas sociais da casa à cozinha. Essa conexão é possível justamente através dessa meia-parede que cria uma visão mais ampla para os demais ambientes, favorecendo o convívio.
Outra característica importante dessa configuração é a sensação de amplitude e a maior funcionalidade que ela proporciona.
Agora que você já conhece as possíveis configurações de cozinha para a sua casa, que tal colocar todos esses aprendizados em prática?