Cultivar uma horta dentro de casa é uma maneira de ter temperos, hortaliças e frutas da forma mais natural possível, obtendo inúmeras vantagens para o seu dia a dia, como ter maior incentivo para uma alimentação mais saudável, criar um novo hábito, entre outros.
Ter uma horta dentro de casa se tornou uma tendência entre os hábitos saudáveis que muitas pessoas foram adquirindo, principalmente nos últimos tempos, além de dar um charme a mais à decoração. Entre estes hábitos saudáveis, podemos destacar a alimentação saudável e orgânica.
Confira, a seguir, como cultivar uma horta dentro de casa, o que plantar, onde plantar, os benefícios de ter uma horta dentro de casa e mais!
Como cultivar uma horta dentro de casa?
É possível ter uma horta de qualquer tamanho, desde as menores até as grandes; tudo vai depender do espaço que você tem disponível para cultivá-la dentro de casa.
É importante escolher um local que possui uma boa iluminação natural, para que suas plantações se desenvolvam da melhor maneira.
As hortaliças e os temperos conseguem se desenvolver muito bem em espaços pequenos, porém, se optar por plantas maiores, precisará também de um espaço maior. Independentemente do tamanho que tenha disponível, começar uma horta dentro de casa é também investir em qualidade de vida para você e sua família.
Você consegue encontrar sementes para plantar, mudas e uma estrutura para a sua horta por um preço acessível. Porém também é possível reaproveitar alguns materiais que tem em casa, como garrafas pet para montar o seu espaço, ou seja, é possível começar a cultivar sua horta dentro de casa com pouco.
Onde plantar?
Não tem um local específico para cultivar a sua horta, desde que o espaço escolhido receba iluminação natural (luz do sol). Você pode utilizar o quintal da sua casa, a varanda e/ou sacada do seu apartamento e, até mesmo, alguma parede da sua casa, esses podem ser ótimos lugares para plantar e construir a sua horta.
Para facilitar, separamos algumas ideias de lugares que você pode cultivar a sua horta:
- Direto na terra, como em quintal de casas;
- Horta vertical, que você pode fazer em uma de suas paredes;
- Floreiras podem ser feitas em pequenos espaços, como a varanda do seu apartamento;
- Vasos, desde que em tamanhos apropriados;
- Caixas de madeira e paletes;
- Embalagens recicláveis, como caixas de leite, potes, garrafas pet, entre outras.
São diversas as possibilidades, você pode fazer a sua horta gastando pouco e ainda usufruir dos benefícios que ter uma horta em casa te proporciona.
Horta simples em casa
Para fazer uma horta simples em casa, basta seguir alguns passos. O primeiro passo é demarcar a área do seu quintal para fazer os canteiros; é importante retirar todas as possíveis pedras dentro do solo para não prejudicar o crescimento das suas plantinhas.
Depois disso, espalhe um pouco de cal virgem no solo e um pouco de cinza de madeira para regular o pH da terra. Misture terra preta e esterco, acrescente areia e misture novamente, para assim deixar o seu solo mais fértil.
Em seguida, basta plantar as suas mudas ou as suas sementes e regá-las frequentemente, que você conseguirá uma linda horta dentro de casa.
Horta em apartamento
Em locais menores, como os apartamentos, muitas vezes você não terá um quintal para construir a sua horta, mas não tem problema! Escolha um vaso, caixa de madeira ou embalagens recicláveis, faça furos no fundo, coloque argila expandida e uma manta de plantio por cima para drenagem.
Logo após, em um recipiente com terra, misture um pouco de serragem e folhas secas, assim você vai formar um substrato mais solto, adicione-o ao seu vaso e plante as suas plantas dando um espaço para que elas possam crescer bem.
Depois disso, basta manter a sua horta em um local que receba luz solar e regá-la todos os dias, para que ela tenha um bom desenvolvimento. Dessa forma, você conseguirá cultivar sua horta em apartamento sem dificuldades.
O que plantar em uma horta dentro de casa?
Você pode cultivar diversos tipos de plantas em sua horta dentro de casa; a variedade de opções é grande e tudo vai depender do espaço que possui e de como quer que seja a sua horta.
Assim, você consegue diversificar os seus alimentos e os seus temperos, mas é sempre importante lembrar que cada uma de suas plantas pode necessitar de cuidados diferentes, sendo bom verificar antes.
Separamos alguns exemplos do que você pode plantar na sua horta para que possa se identificar com algum ou alguns deles. Confira:
- Salsinha;
- Cebolinha;
- Coentro;
- Orégano;
- Alecrim;
- Manjericão;
- Alface;
- Couve;
- Tomate cereja;
- Agrião;
- Camomila;
- Hortelã.
Quanto maior a planta escolhida, maior deve ser o local que a colocará e mais volume de terra você irá precisar, para que ela se sinta confortável e apta para ter um bom crescimento.
Benefícios de ter uma horta dentro de casa
Agora que já sabe como cultivar uma horta em casa, onde plantar e o que plantar, chegou a hora de descobrir mais benefícios que você pode ter adotando essa prática que já é uma tendência e veio para ficar!
1. Ter uma alimentação saudável
Ter uma horta dentro de casa te ajudará a manter uma alimentação mais saudável, já que você terá tudo ao seu alcance, sabendo que suas plantas cresceram livres de agrotóxicos, de maneira 100% natural.
Muitas verduras, frutas e legumes vendidos são produzidos em escala industrial e acabam recebendo agrotóxicos para ajudar no controle de pragas. Porém, essa prática pode ser prejudicial para a alimentação, já com uma horta dentro de casa, você conseguirá cultivá-las naturalmente, o que é uma grande vantagem para a sua saúde.
2. Maior bem-estar mental
Por necessitar de trabalho manual, desde o plantio até a poda quando suas plantas crescerem, cultivar uma horta em casa te ajuda a aliviar algumas questões como a ansiedade e a depressão.
Ter um hobby como esse te ajuda a desestressar, possibilitando maior bem-estar e, consequentemente, ajudando na sua saúde mental. Essa prática com sua horta envolve algumas habilidades manuais, concentração e comprometimento, ajudando você a dar uma pausa e focar só no que está fazendo.
3. Auxilia na educação alimentar
Ter uma horta em casa pode te ajudar a ter novos hábitos alimentares, isso porque como você mesmo estará plantando e cuidando desses alimentos, terá mais vontade de comê-los.
Você pode começar com legumes, frutas, verduras e hortaliças que mais gosta e depois poderá ir diversificando a sua plantação para experimentar outros alimentos que também serão muito benéficos para a sua saúde.
4. Economia financeira
Ter uma horta dentro de casa também te ajuda a ter uma economia financeira, visto que você não precisará mais comprar diversos alimentos em supermercados ou feiras livres, pois estará produzindo-os em casa, com um custo muito menor.
Por isso, se você conseguir investir em uma horta em que possa plantar o que mais consome, terá um bom retorno assim que as suas plantas começarem a crescer e se tornarem apropriadas para serem consumidas.