O consumo consciente de energia elétrica deve ser feito diariamente para ter mudanças consideráveis tanto para o desenvolvimento sustentável do planeta, reduzindo os impactos ambientais, quanto para o seu bolso. Afinal, ao consumir menos a energia elétrica, a sua conta também reduzirá.
Imaginar um dia sem utilizar energia elétrica é muito difícil, visto que nós estamos acostumados a realizar as nossas atividades com ela, para tomar banho, lavar roupa, estocar alimentos na geladeira, entre outros.
Porém, a prática da sustentabilidade dentro de casa é necessária e pode ser adaptada às suas tarefas diárias, evitando gastos desnecessários que demandam mais consumo de energia. Para te ajudar a garantir um consumo consciente de energia elétrica em sua casa, separamos algumas dicas que podem ser utilizadas para economizar.
Por que o consumo de energia elétrica é um problema a ser considerado?
Com a rotina do home office e das aulas on-line, após a pandemia do COVID-19, o aumento do consumo de energia doméstica no horário comercial foi considerável, já que as pessoas têm utilizado a energia de casa para conectar o seu computador ou notebook, entre outros eletrônicos que necessitam.
Esses fatores contribuem para o maior uso dos recursos naturais e, por isso, o consumo consciente de energia deve ser uma prioridade. Além de afetar diretamente o bolso dos consumidores, a utilização exagerada de energia elétrica causa grandes impactos ao meio ambiente, como o aquecimento global e a poluição.
Dicas para realizar um consumo consciente de energia elétrica dentro de casa
Comprar eletrodomésticos mais novos seguindo normas sustentáveis, que contribuem com o meio ambiente e reduzem gastos, também é uma escolha inteligente e que ajuda e muito a reduzir o consumo de energia elétrica.
Alguns produtos garantem uma maior eficiência energética e, consequentemente, um consumo menor. Você consegue verificar isso pelo Selo Procel do INMETRO, presente em quase todos os itens que funcionam à base de energia elétrica, e nele é possível descobrir quão eficiente o item é, bem como a quantidade de energia que ele consome.
Além disso, existem algumas pequenas mudanças no seu dia a dia que podem fazer uma grande diferença no consumo de energia elétrica da sua casa, assim gerando uma boa economia na conta de luz.
Confira, a seguir, cinco dicas de como realizar um consumo mais consciente de energia elétrica dentro de casa.
1. Iluminação
A iluminação da sua casa pode representar até 25% da sua conta de energia, por isso é importante adquirir hábitos que possam reduzir esse consumo, por exemplo:
- Apagar as luzes ao sair do ambiente;
- Evitar acender lâmpadas durante o dia;
- Abrir as janelas para aproveitar a luz do sol;
- Manter lâmpadas e luminárias sempre limpas;
- Utilizar lâmpadas LED (elas consomem menos energia e iluminam mais).
2. Chuveiro elétrico
O aparelho muito comum e que consome muita energia elétrica dentro de casa, podendo representar até 35% do valor da sua conta, é o chuveiro elétrico. Visto isso, podemos perceber a importância de utilizá-lo de maneira consciente. Confira algumas dicas:
- Deixe o chuveiro ligado apenas o tempo necessário e evite banhos demorados;
- Coloque o chuveiro na posição “verão” em dias quentes para economizar o consumo;
- Limpe os orifícios de saída de água do seu chuveiro.
Se for viável, é interessante verificar a possibilidade de instalar chuveiros a gás ou solares, na sua casa ou prédio, pois com eles você terá uma redução significativa do consumo de energia elétrica.
3. Geladeira
Outro equipamento que consome muita energia elétrica é a geladeira, ela pode representar até 30% da sua conta de energia. Com isso, para garantir um consumo consciente, siga essas dicas:
- Não instale a geladeira rente à parede;
- Mantenha as borrachas de vedação da porta em bom estado;
- Evite abrir a geladeira muitas vezes, guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez;
- Limpe a sua geladeira com frequência;
- Não utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas.
4. Ar-condicionado
Sabemos que, principalmente no verão, o ar-condicionado pode ser um equipamento muito útil, porém ele pode representar até 15% da sua conta de energia; por isso, é importante tomar alguns cuidados importantes como:
- Sempre que for utilizá-lo, mantenha as portas e as janelas fechadas para evitar a entrada de ar externo no ambiente;
- Mantenha o ar-condicionado desligado quando não estiver em casa;
- Instale o aparelho em um local que tenha boa circulação de ar;
- Limpe os filtros do seu ar-condicionado com frequência.
5. Televisão
No Brasil, os aparelhos televisores são utilizados de 4 a 5 horas, em média, por dia. Os aparelhos mais novos possuem uma potência um pouco menor, o que já ajuda a reduzir o consumo, porém aparelhos mais antigos tendem a ter uma potência maior e, consequentemente, maior consumo de energia.
Eles podem representar até 6% do valor da sua conta de energia elétrica, e existem algumas maneiras simples para que você consiga fazer um consumo consciente desse aparelho. Veja:
- Deixe a televisão desligada quando não estiver assistindo;
- Utilize a função timer ou sleep para garantir um desligamento automático, caso você goste de dormir assistindo televisão;
- Opte por televisores mais modernos, se for viável, pois estes gastam menos energia.
Compra consciente ajuda a economizar
É cada vez mais interessante optar pela compra consciente de imóveis, muitos empreendimentos já estão sendo construídos pensando em garantir práticas sustentáveis aos seus moradores.
A Vivaz já conta com diversos lançamentos onde você encontra diferenciais interessantes que ajudam no consumo consciente de energia elétrica, como a utilização de lâmpadas LED do hall dos andares, lavanderias coletivas, lixeiras para coleta seletiva, sistema de captação de água da chuva e mais.
Alguns dos empreendimentos da Vivaz que possuem esses diferenciais são:
- Vivaz Freguesia do Ó;
- Vivaz Prime Alto do Ipiranga;
- Vivaz Estação Bresser;
- Vivaz Prime Santa Cecília.
Utilize a tecnologia como sua aliada no consumo consciente de energia elétrica
A tecnologia é uma boa aliada no nosso dia a dia, e quando falamos da redução do consumo de energia elétrica não é diferente. Existem diversas possibilidades que podemos aproveitar a tecnologia para nos auxiliar a ter um consumo mais consciente de energia elétrica em casa.
Existem alguns sistemas de automação residencial que auxiliam na redução do consumo de energia elétrica. Entre eles, podemos destacar a automação no controle de iluminação, em equipamentos de áudio e vídeo, cortinas, portão e jardim.
Mesmo tendo um custo mais elevado para instalação, o investimento nestes sistemas de automação vale muito a pena no médio e no longo prazo.