Saber como montar uma mesa de jantar pode transformar um encontro simples em uma ocasião especial. Afinal, quando você prepara o ambiente com cuidado, mostra aos convidados que cada detalhe foi pensado com carinho, certo?
A boa notícia é que você não precisa gastar muito nem ter peças sofisticadas para fazer uma decoração bonita e deixar a recepção aconchegante. Existem itens simples que, combinados à criatividade, criam um cenário acolhedor para receber amigos e familiares.
Assim, seu jantar pode ser um sucesso e ficar marcado na memória de todos os participantes. Veja como isso é possível — continue a leitura e conheça dicas de decoração para a mesa de jantar!
Por onde começar a montar a mesa de jantar?

O primeiro passo para quem deseja saber como montar a mesa de jantar é pensar no tipo de evento que você oferecerá aos seus convidados. Por exemplo, reflita se a ocasião será mais descontraída ou elegante.
Na escolha da refeição, considere que pratos únicos — como massas ou risotos — são ótimos para receber convidados e não exigem muitas horas de preparo ou inúmeras panelas. Se você quiser uma opção mais prática, uma noite de caldos, tábuas de petiscos ou pizzas pode funcionar muito bem.
A avaliação prévia desses pontos ajuda você a definir o estilo da mesa e o que será necessário para organizar o encontro. Depois, considere o número de pessoas e o espaço disponível para a recepção.
Caso a sua mesa seja pequena, vale priorizar a praticidade e evitar muitos enfeites. Já em móveis maiores, dá para ousar um pouco mais na decoração.
Mas por que pensar tanto no planejamento de uma noite especial com os convidados? Uma pesquisa encabeçada pela University College London para o Relatório Mundial da Felicidade de 2025, traz uma resposta para essa pergunta.
O estudo aponta que compartilhar refeições com pessoas que você ama contribui para os níveis de bem-estar. Então esse é mais um motivo para tornar o momento bonito e aconchegante.
Você pode se interessar: Chá da tarde: o que servir e como decorar a mesa?
É possível montar uma mesa bonita com o que já tenho?
Você não precisa gastar para criar uma decoração diferente e bonita. Aliás, esse é um dos aspectos mais interessantes ao preparar um jantar para receber amigos ou familiares. A ocasião se torna uma oportunidade de reaproveitar o que você tem em casa.
Por exemplo, é possível combinar louças diferentes, se elas tiverem tons semelhantes ou complementares. Já os guardanapos de pano podem ser substituídos por pedaços de tecido estampado ou paninhos de algodão dobrados com capricho.
Se não tiver jogos americanos, vale usar folhas de papel kraft, discos de vinil antigos ou até capas de revista plastificadas. Em vez de taças, copos simples de vidro ganham charme com uma rodela de limão ou um raminho de hortelã.
Até potes de sobremesa são úteis para virar mini vasos com flores ou temperos frescos que perfumam o ambiente, como manjericão e alecrim. O segredo é reinventar o uso das peças que você já tem.
Como dispor os itens na mesa de jantar?

A organização das louças e demais itens na mesa faz toda a diferença para a ambientação, podendo deixar a decoração funcional e bonita — mesmo com pouco espaço. O ideal é posicionar os talheres na ordem em que serão usados — garfo à esquerda, faca à direita e colher, se for o caso, ao lado da
faca.
Os pratos podem ficar empilhados no centro da mesa, para que cada um se sirva, ou colocados em frente às cadeiras. Os copos devem ficar acima da faca, à direita.
Guardanapos merecem atenção, ainda que sejam simples. Vale colocar esses itens ao lado do prato, sobre ele ou enrolados com um lacinho de fita.
Se você for servir a comida na mesa, tente deixar o centro mais livre ou use travessas menores. Agora, se a refeição for servida na bancada da cozinha ou aparador, o espaço pode ser dedicado só ao momento de comer, facilitando a movimentação.
Como adaptar a mesa ao estilo da sua casa?
Ao montar a mesa de jantar, uma possibilidade é seguir os mesmos estilos de decoração presentes no seu lar. Em espaços mais modernos, como os encontrados nas unidades do Vivaz Selection Laguna, você pode apostar em cores neutras, pratos brancos e acessórios de vidro.
Para quem gosta de um toque mais rústico, essa é uma oportunidade de usar peças de cerâmica, cestos de palha e objetos em madeira. Como você viu, é possível encontrar esses itens na sua casa e fazer um reaproveitamento para embelezar o encontro com amigos ou familiares.
Como criar um ambiente aconchegante ao redor da mesa?

A experiência de preparar um jantar e receber pessoas em casa vai além do que está sobre a mesa. O ambiente ao redor também influencia bastante o clima da ocasião. Dessa maneira, vale a pena deixar tudo limpo, arejado e com um perfume agradável.
Tenha em mente que a luz faz parte da ambientação e pode deixar o jantar mais agradável. Em vez de manter as luzes muito fortes, experimente usar uma iluminação mais suave. Abajures, velas aromáticas ou até o pisca-pisca guardado do Natal são úteis aqui.
Mais uma ideia é colocar uma música tranquila — ou do seu gosto e de seus convidados — para embalar o momento sem atrapalhar a conversa.
Se você reside em um apartamento com varanda — como certas unidades do Vivaz Clube Barra Funda —, é possível utilizar esse espaço para o jantar, especialmente em noites quentes. Nesse caso, considere servir aperitivos nesse ambiente ou utilizá-lo para servir drinks antes e após a refeição.
Leia também: Como fazer um bom isolamento acústico no apartamento?
Neste conteúdo, você aprendeu como montar uma mesa de jantar com criatividade e sem precisar comprar novos itens. Com atenção aos detalhes, você pode receber seus amigos ou familiares e aproveitar momentos íntimos e memoráveis.
Essas dicas foram úteis para você? Então compartilhe nas redes sociais e leve essa inspiração para mais pessoas!