Entender como combinar cores na decoração do seu apartamento é uma maneira muito interessante de ousar e causar diferentes sensações e emoções de acordo com cada cor utilizada no ambiente.
A combinação de cores em um apartamento não se restringe apenas a paredes ou tetos coloridos, saber harmonizar as cores nos seus elementos decorativos também é fundamental para que você consiga determinado resultado esperado.
São diversas as possibilidades. Pensando nisso, separamos algumas explicações e dicas para que você, que está planejando uma nova decoração para o seu apartamento, consiga se inspirar.
Qual a importância das cores no ambiente?
As cores têm o poder de modificar um ambiente. A combinação correta das cores resulta em um ambiente mais bonito e muito agradável, porém se a combinação de cores não for harmônica, você pode ter um efeito contrário do desejado.
Além da coloração, a tonalidade das cores também influencia e muito em como nós vemos o espaço e o qual a sensação que ele transmite, como: as cores com tons claros têm o poder de ampliar o ambiente, já os tons escuros dão a sensação de um ambiente menor.
Também há uma diferença na utilização de tons quentes e frios. Os tons quentes são mais vibrantes, como o amarelo, o laranja e o vermelho, portanto eles proporcionam uma sensação de ânimo e alegria.
Já os tons frios, como o azul e o cinza, podem gerar maior sensação de tranquilidade ao ambiente. A melhor escolha depende de qual sentimento ou sensação você quer transmitir naquele local.
É importante lembrar que é preferível evitar exageros, então as cores e as tonalidades não devem ser utilizadas em excesso, o ideal é fazer um equilíbrio, mesclando as tonalidades de acordo com a temperatura das cores para evitar um desconforto visual no ambiente.
Como combinar cores na decoração?
Combinar cores para conseguir uma decoração agradável e harmônica pode não ser uma tarefa tão fácil, porém ela pode ser facilitada, basta pensar em alguns pontos antes de começar. Separamos três dicas que você pode seguir. Confira!
1. Escolha um estilo de decoração
O primeiro passo é entender qual a imagem que você deseja que o seu apartamento reflita. Para isso, escolher um estilo de decoração pode ajudar.
São diversos os estilos de decoração e você pode utilizá-los de maneira fiel ou pode mesclar os elementos que mais gosta em cada um deles para formar um estilo único que reflete a sua personalidade.
Entre os estilos de decoração estão: o minimalista, o clássico, o contemporâneo, o escandinavo, o industrial, o minimalista, o romântico, o rústico, entre outros. Pesquise bem sobre eles e veja com quais se identifica mais, assim conseguirá ter mais facilidade para começar.
2. Defina uma paleta de cores
Após decidir qual estilo combina mais com a sua personalidade e o que você quer para o seu apartamento, está na hora de escolher as cores que irão compor o seu lar.
Cada um dos estilos de decoração já possui uma paleta de cores, com suas tonalidades e temperatura, porém você não precisa seguir essa paleta de cores à risca, colocar um pouco da sua personalidade única no ambiente também é importante.
Uma dica é utilizar essas cores de sua preferência em objetos focais do ambiente, como um vaso ou almofadas. São diversas as opções de cores que podem ser utilizadas e que combinam muito bem com outros tons, como a cor do ano eleita pela Pantone, o Viva Magenta.
3. O tom sobre tom é sempre uma boa aposta
Se você tem dúvidas ou inseguranças sobre como combinar cores, uma boa saída é utilizar o famoso tom sobre tom nos seus ambientes. Essa técnica consiste em utilizar somente uma cor nos ambientes, porém com diferentes intensidades, ou seja, variando o seu tom.
Esse é um estilo que compõe uma decoração muito sofisticada e sem erros, pois os tons de uma mesma cor sempre estarão em harmonia.
Como combinar cores com o círculo cromático
O círculo cromático é uma ótima ferramenta para te ajudar a criar e harmonizar cores diferentes, isso porque a sua configuração foi feita de uma maneira que proporciona diversas oportunidades de combinação com um fácil entendimento.
Para conseguir utilizar o círculo cromático da maneira correta e atingir o seu objetivo, basta entender algumas formas de combinações de cores que o método utiliza. Confira a seguir!
1. Combinações complementares
As combinações complementares consistem basicamente nas cores que estão localizadas do lado contrário, opostas uma das outras dentro do círculo cromático, que, consequentemente, possuem muito contraste.
Nesse exemplo, podemos ver que o vermelho combina muito bem com um tom de azul esverdeado assim como o roxo azulado com o amarelo. A junção dessas cores em uma decoração proporciona mais vivacidade e energia ao ambiente.
2. Combinações análogas
As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Nesse caso, as cores análogas possuem uma cor básica em comum e, por isso, combinam muito bem dentro de um ambiente.
Nessa opção, é possível fazer combinações de duas até cinco cores que estão uma ao lado das outras, porém o ideal é que sejam utilizadas até três cores para que você não perca o foco.
Essa combinação de cores cria um efeito de continuidade, resultando em um degradê que cria um efeito de calmaria.
3. Combinação de três cores
A combinação de três cores funciona de uma forma diferente da anterior, pois, nesse caso, essa combinação irá unir três cores diferentes, que se encontram distantes no círculo cromático.
É importante dizer que a distância de cada uma das cores deve ser feita igualmente, ou seja, com uma distância de quatro cores entre elas.
Um exemplo que funciona muito bem é utilizar os tons de rosa, verde e azul, como podemos ver na imagem acima, pois, apesar de criarem um grande contraste, as cores são harmônicas e funcionam muito bem na decoração do seu apartamento.
Utilizar o círculo cromático pode te ajudar e muito a saber como combinar cores na decoração do seu apartamento de uma maneira mais simples e fácil.
Diferenças na paleta de cores ideal para sala e para o quarto
Como a sala é uma área de uso comum para todos no apartamento, ela exige uma atenção a mais na combinação de cores. Por ser um espaço de descanso e maior permanência dos moradores, as cores mais utilizadas para esse ambiente são as neutras.
Mas é claro que tudo irá depender do gosto dos moradores; por exemplo, se os moradores do apartamento forem mais enérgicos, podem utilizar cores mais alegres e vibrantes para refletir a personalidade da família.
É um ambiente onde as cores devem ser escolhidas de acordo com um senso comum, pois todos estarão utilizando aquele ambiente.
Já o quarto, por ser um ambiente individual, pode refletir a personalidade de cada um, mas sem exageros, pois algumas combinações de cores fortes podem prejudicar a qualidade do sono.
Para um quarto infantil, por exemplo, vale utilizar cores divertidas em pontos focais do ambiente. Uma dica é escolher tons que não sejam muito vibrantes, pois cores vibrantes podem agitar ainda mais a criança e possivelmente prejudicar a qualidade do sono, como falamos anteriormente.
É sempre importante considerar a opinião de quem vai utilizar o quarto; se for o quarto do casal, os dois devem entrar em um consenso, onde devem ter elementos que ressaltam a personalidade de cada um.