Ter uma área de serviço organizada pode ser desafiador, pois esse é um espaço multifuncional. Com frequência, ele é usado para lavar e passar roupas, armazenar produtos de limpeza e, muitas vezes, até guardar itens diversos da casa.
Porém, com alguns passos simples, você consegue transformar o ambiente e mantê-lo sempre em ordem, facilitando as tarefas do dia a dia. Ainda, os cuidados deixarão o local mais agradável e versátil.
Confira, a seguir, as principais dicas para manter sua área de serviço organizada de forma prática e funcional!
Planeje o uso do espaço
O primeiro cuidado para ter uma área de serviço organizada é planejar o uso do espaço. A distribuição dos elementos depende da dimensão disponível, então vale a pena fazer uma avaliação prévia.
Estude uma maneira eficiente de distribuir os móveis e acessórios, focando em setorizar os itens para facilitar a rotina. Com a medida, você agiliza as atividades do dia a dia e ainda favorece a manutenção da ordem, já que as chances de ter itens espalhados pela área diminuem.
Um exemplo de distribuição eficiente do espaço é o Vivaz Parque Prime, que fica na Freguesia do Ó. Trata-se de um projeto inteligente, que oferece soluções completas aos moradores.
Além dele, você conta com o Vivaz Prime Belenzinho, que fica a 4 minutos da Estação Belém do Metrô. Ambos os empreendimentos têm opções de plantas com integração entre área de serviço e varanda. Assim, fica mais fácil manter a organização e aproveitar todo o espaço da sua nova moradia.
Conte com móveis adequados
Junto ao planejamento da área de serviço estão os móveis necessários para o local. Eles devem ser adequados, considerando o espaço disponível e a resistência dos materiais. É interessante fazer os cálculos para garantir um bom encaixe e aproveitar bem cada região do cômodo.
Além disso, observe a resistência à umidade — muito comum no ambiente. Prefira móveis impermeáveis e fáceis de limpar, com superfícies lisas, que não acumulam poeira. Existem diversos modelos que podem se ajustar a esses critérios.
Alguns exemplos são os armários instalados na parte inferior da bancada, aéreos e verticais. A escolha das melhores alternativas depende dos utensílios a serem armazenados e da extensão do local.
Tenha elementos organizadores
Além de móveis adequados e um espaço funcional, vale a pena investir em elementos organizadores. Por exemplo, as prateleiras otimizam a distribuição dos itens e os deixam visualmente acessíveis.
Ganchos também são formas simples de aproveitar o espaço vertical e deixar a área de serviço mais organizada. Outro exemplo são os cestos, que podem servir para separar roupas limpas e sujas e armazenar produtos de limpeza, entre outras utilidades.
Se a sua área de serviço possui armário com gavetas, considere usar divisórias para distribuir pequenos itens, como pregos, parafusos e acessórios de lavanderia. Dessa forma, você evita que eles se misturem e facilita a localização rápida do que precisa.
Faça a integração eficiente dos eletrodomésticos
Você conheceu a importância da distribuição adequada entre os itens no ambiente, certo? Nesse contexto, se a sua área de serviço tem eletrodomésticos, como máquina de lavar e secadora, eles devem ser integrados de forma eficiente ao espaço.
Caso ambas tenham abertura frontal, considere utilizar um suporte que permita empilhar uma sobre a outra. Outra opção é colocar uma bancada sobre as máquinas para aumentar a área útil e permitir que você tenha um espaço para dobrar roupas ou armazenar produtos.
Também é uma boa ideia organizar os cabos de maneira discreta, utilizando organizadores de fios para manter o visual limpo e organizado. Ainda, cuide da segurança de itens elétricos, deixando-os longe de umidade e de produtos de limpeza. Essa é uma forma de prolongar a sua vida útil e evitar acidentes.
Leia também: Descubra como aproveitar ao máximo e otimizar o espaço do apartamento!
Adquira utensílios que podem ser guardados
A área de serviço precisa de diversos utensílios, que costumam ocupar espaço e deixar o local desorganizado. Nesse caso, é interessante ter objetos que possam ser guardados para liberar espaço. Um exemplo são os varais retráteis ou suspensos.
Ainda, existem baldes sanfonados — dobráveis — para serem guardados em um canto quando não estão em uso, deixando o ambiente mais livre e com uma aparência organizada. Os cestos, que você já viu que são muito úteis, podem ser empilháveis.
Tábuas de passar também costumam ocupar bastante espaço. Considere investir em modelos dobráveis — fáceis de guardar atrás de portas, dentro de armários ou em prateleiras. A dica ajuda a liberar o ambiente e evita que o espaço pareça abarrotado.
Tenha um cronograma de limpeza
É comum ter uma rotina de limpeza da casa, mas, em algumas residências, a área de serviço não é incluída na tarefa, favorecendo a desordem e o acúmulo de sujeira no cômodo. Então o cronograma de faxina precisa se estender a esse ambiente.
Além da limpeza básica, eventualmente vale a pena incluir tarefas como limpar as prateleiras e os cestos, organizar o espaço e verificar os produtos de limpeza. Reserve um tempo a cada semana para realizar as atividades, facilitando a tarefa e garantindo que a área permaneça limpa e em ordem.
Adicione elementos de descanso
Na hora de cuidar da área de serviço, é válido considerar os elementos de descanso, afinal, as atividades no ambiente tendem a ser desgastantes. Um banco pequeno ou uma cadeira dobrável pode servir de apoio durante as tarefas.
Eles permitem que você descanse enquanto espera a máquina de lavar finalizar o ciclo, por exemplo. Outra possibilidade é adicionar uma pequena almofada ou tapete macio, trazendo conforto ao ambiente.
O uso de plantas também dá um toque de frescor ao espaço, ajudando a criar um clima mais agradável. Essas comodidades tornam o ambiente mais prático e funcional, enriquecendo o local. Isso porque elas permitem realizar outras atividades, além da limpeza, aproveitando melhor o cômodo.
Como visto, com alguns cuidados simples, você consegue deixar a área de serviço organizada e agradável. Ter um espaço funcional e fácil de manter em ordem otimiza as tarefas do dia a dia e ajuda a família a ter mais comodidade.
Quer conhecer mais dicas de como manter a área de serviço organizada? Assista nosso vídeo sobre organização de lavanderia e descubra como aplicar todas essas soluções na prática!
Aproveitando que o assunto é área de serviço, você conhece os diferentes modelos de varais? Veja qual é o melhor varal para o seu apartamento!