Ter um sofá-cama na sala é uma escolha inteligente para trazer versatilidade aos apartamentos. Quando bem escolhido e posicionado, ele transforma o espaço em um ambiente acolhedor e multifuncional.
A combinação de conforto e praticidade faz desse móvel um aliado para otimizar cada metro e garantir mais aconchego. Porém, antes de comprar, planeje bem onde ele ficará, garantindo que a circulação e o layout combinem com o que for escolhido.
Quer saber como planejar o espaço, escolher o modelo de sofá-cama certo para seu apartamento e integrar a peça na decoração funcional da sua sala de maneira simples e prática? Continue lendo!
Como planejar o espaço antes de comprar?

Antes de escolher o sofá-cama ideal para sua sala, é necessário fazer um planejamento detalhado do espaço disponível. Para isso, meça o local, tanto com o sofá fechado quanto aberto, e veja se ele cabe sem atrapalhar a circulação, atentando para não obstruir portas ou corredores.
Lembre-se de deixar uma passagem de 60 a 80 cm quando ele estiver aberto para que não fique apertado. Mais um ponto é ficar de olho na posição das tomadas e portas para que o móvel não bloqueie a visão da TV e a entrada de luz natural, por exemplo.
Ainda, é importante ter cuidado com a escolha da cortina para que ela não interfira na praticidade do sofá-cama na sala. Por exemplo, o ideal é que ela não seja muito comprida, evitando que o móvel passe por cima da barra, e garantindo que haja espaço para abrir e fechá-lo sem muito esforço.
Leia mais: Como escolher a cortina certa para a janela de cada cômodo?
Como escolher o sofá-cama para sala?
A compra do sofá-cama para a sala do seu apartamento precisa considerar diversos fatores para garantir que ele atenda às suas necessidades.
Confira dicas para escolher bem!
Observe o tamanho

Observe o tamanho, os mecanismos de abertura e o tecido do sofá-cama. Verifique as suas medidas, tanto fechado quanto aberto, para garantir que ele se encaixa bem no cômodo. Em áreas pequenas, um móvel de 2 lugares pode ser o suficiente.
Avalie os mecanismos comuns
A escolha do mecanismo de abertura é um aspecto importante. O modelo clic-clac, em que o encosto é rebatido para trás, é rápido de abrir. Quando o modelo é retrátil, normalmente possui um assento confortável e a cama espaçosa.
Também vale a pena verificar a qualidade do colchão. Mesmo que você não utilize o sofá-cama com frequência, o ideal é ter atenção a aspectos como densidade da espuma, presença de molas e outros pontos.
Pense no tecido

Na hora de escolher o tecido, opte por alternativas como linho, suede, sarja e couro ecológico. Eles costumam ser mais resistentes e fáceis de limpar, o que é fundamental para quem busca um sofá- cama durável.
Conheça as funções extras
Outra dica é conhecer as funções extras do sofá-cama para avaliar a utilidade delas na sala. Alguns modelos oferecem baú, que pode servir para guardar roupa de cama, ou módulos adicionais. Esses recursos agregam mais funcionalidade ao ambiente e aumentam a praticidade no dia a dia.
Quais são as vantagens de cada modelo e quando usar?

Existem diferentes modelos de sofá-cama, cada um com suas vantagens e características que atendem a necessidades específicas.
Saiba quais são os mais populares!
Futon
O modelo futon tem um visual leve e é perfeito para salas pequenas. Ele é bastante prático, em especial, para quem precisa de uma cama extra apenas em alguns momentos, como ao receber visitas. Além disso, o sofá-cama é ideal para quem prefere um estilo mais minimalista e descontraído.
Retrátil com baú
Se você procura um pouco mais de conforto e uma opção de armazenamento compacta, o sofá retrátil com baú é uma opção. Além de oferecer um assento mais profundo, ele tem um espaço extra para guardar itens relevantes.
Modulares
A grande vantagem dos sofás modulares é a sua flexibilidade. Você pode montar e desmontar o móvel como quiser, criando diferentes configurações, como chaise ou banco. Ele costuma ser escolhido por pessoas que gostam de personalizar e repaginar o layout da sala de tempos em tempos.
Bicama ou encaixe
Esse modelo de sofá-cama atende a quem precisa de um colchão extra, mas sem ocupar muito espaço. Ao ser aberto, ele oferece uma cama de solteiro adicional, ideal para acomodar as visitas.
Como utilizar uma decoração funcional para integrar tudo?

Para que o sofá-cama se encaixe bem na sala do seu apartamento, vale apostar em uma decoração funcional.
Entenda como fazer!
Cores
Cores claras, como branco, bege e cinza-claro, ajudam a ampliar o espaço e criam uma atmosfera leve e acolhedora. Para dar vida ao cômodo, combine o sofá com acessórios coloridos, como almofadas, mantas, cortinas, tapetes e até quadros ou vasos decorativos.
Tapeçaria
Outra dica é usar tapete para casa para dividir os cômodos, criando diferentes áreas, especialmente se o apartamento tiver um layout mais aberto, como o do Vivaz Belenzinho. Com sala e cozinha conjugadas, o sofá-cama pode ser ideal para melhor aproveitamento do espaço.
A tapeçaria pode ser usada para dividir áreas, criando zonas de convivência que ajudam a organizar melhor o cômodo.
Nichos e prateleiras
Além de otimizar o armazenamento, nichos e prateleiras também servem como peças decorativas. Eles são ideais para exibir livros, plantas, objetos de arte e outros itens que adicionam charme e personalidade à sala, sem comprometer o espaço para outros móveis no cômodo.
Como você viu, se a ideia é unir beleza e praticidade, o sofá-cama na sala pode ser a solução ideal para receber bem as visitas, sem abrir mão do conforto. Não deixe de seguir as dicas deste conteúdo na hora de decorar seu apartamento.
Gostou das informações? Aproveite para nos seguir nas nossas páginas no Instagram e YouTube para ficar por dentro das novidades!