Skip to content

Confira dicas de iluminação que podem transformar sua casa

17/04/2023 | 20 Min | Vivaz Residencial

Garantir uma boa iluminação nos ambientes faz toda a diferença, visto que ela pode transformar e destacar o local conforme o que você deseja e se adéqua a seu dia a dia.

Com tantas opções e informações, podemos ficar confusos na hora de escolher a iluminação para os ambientes da nossa casa e, por isso, separamos algumas dicas básicas para que você tenha maior conhecimento sobre esse assunto.

Conheça os principais tipos de iluminação, qual tonalidade de luz escolher, onde utilizar cada tipo e mais!

Principais tipos de iluminação residencial

Existem alguns tipos de iluminação que podem ser utilizadas na sua casa, porém é importante considerar que diferentes ambientes pedem iluminação diferente, pois tudo dependerá da proposta de cada espaço da casa. 

Os três principais tipos são: a difusa, a indireta e a direta. Entendendo essas três opções você consegue diferenciar com exatidão o que se enquadra melhor para cada um de seus ambientes.

Iluminação direta

A iluminação direta é direcionada para um ponto específico, garantindo um foco para um objeto ou um local específico.

Esse tipo de iluminação normalmente é feito com luminárias, pendentes e spots, que permitem um maior direcionamento da luz

Iluminação direta em uma poltrona de leitura.
A iluminação direta pode dar foco para um móvel confortável utilizado para sua leitura, por exemplo. Fonte: Pinterest

Em residências, a iluminação direta é muito utilizada em balcões de cozinha, escritórios, espaços destinados à maquiagem e o espelho do banheiro. Isso porque estes ambientes necessitam de uma luz melhor direcionada.

Isso porque ela é utilizada para garantir maior clareza e menos sombras para aquele local em específico. 

Um exemplo é o espaço de leitura, que necessita de uma iluminação direta focada no seu livro, para que você consiga se atentar ao máximo à leitura. Se nessa situação a iluminação for baixa e gerar sombras, em vez de ler com mais atenção, pode te deixar cansado e com sono.

Iluminação indireta

Na iluminação indireta, as luzes são utilizadas para direcionar primeiramente uma superfície, para que depois ela seja refletida de maneira uniforme dentro do ambiente. 

Iluminação indireta feita com fita de LED atrás da cabeceira da cama.
Esta pode ser feita com fitas de LED em volta da cabeceira da cama, criando um ambiente confortável e acolhedor. Fonte: Pinterest

Ela é mais suave do que a anterior, pois ela cria a sensação de um espaço mais confortável e mais agradável aos olhos, fazendo com que o tempo de permanência das pessoas no espaço seja maior. 

Em residências, o ideal é utilizar a iluminação indireta em quartos, salas de estar e ambientes mais íntimos para gerar uma sensação de conforto e bem-estar que, normalmente, queremos para esses locais.

Iluminação difusa

Na iluminação difusa, parte da luz é bloqueada por algum tipo de filtro, que pode ser tanto de acrílico quanto de vidro, gerando uma iluminação mais uniforme e com menos sombras no ambiente. 

Ela é mais suave, mas sem perder a sua capacidade de iluminar o ambiente, por isso ela é uma das mais versáteis e pode ser utilizada em todos os estilos de decoração. 

Detalhe de um ambiente com uma luminária redonda na parede.
A iluminação difusa pode garantir uma informação de design a mais dependendo do formato de luminária escolhida. Fonte: Pinterest

Esse é o tipo mais comum em residências, que pode ser utilizada em todos os ambientes, sendo posicionada tanto no centro do teto ou nos cantos das paredes com luminárias de embutir, lustres ou arandelas. 

Qual temperatura de luz escolher?

A tonalidade e a temperatura da luz colocadas em seu cômodo definem a sensação que você quer passar por meio dele.

As luzes mais amareladas são mais quentes e garantem ao ambiente uma sensação de conforto, já as luzes brancas e claras são utilizadas para nos deixar mais atentos e concentrados, pois estimula e aumenta o foco. 

Além dessas duas tonalidades que são extremos, existe também um meio termo entre essas duas, a chamada luz neutra, mais indicada para ambientes maiores e oferece, ao mesmo tempo, conforto visual e estímulo da concentração.

Diferentes tipos de temperaturas de luz.
Existem três temperaturas de luz diferentes e cada uma delas é utilizada para uma finalidade diferente. Fonte: Plug Design

É importante se atentar a cada ponto de iluminação, onde ele será colocado, como será pensado, qual a tonalidade e qual a temperatura da luz irá escolher. 

Por exemplo, se a sua sala de estar é destinada para estudos ou trabalho, você precisa de um ambiente mais nítido para que tenha mais atenção nessas tarefas; dessa forma, a melhor opção é utilizar a luz branca. 

Entretanto, caso seja um ambiente destinado ao seu descanso e relaxamento, essa sala de estar precisa ser um espaço mais aconchegante e, por isso, o melhor para ele é utilizar a luz amarela.

Posição da luminária

Ela pode ser posicionada de diversas formas na sua casa: ela pode ser centralizada, colocada nas laterais das paredes e, até mesmo, no chão. Existem, porém, alguns aspectos que precisam ser considerados, pensando na posição da iluminação para cada um dos cômodos. 

Quarto com lustre central.
A iluminação central pode ser feita, como no exemplo, utilizando um lustre, para que, além de bem-iluminado, o espaço também tenha uma informação de design. Fonte: Pinterest

A escolha mais segura e que vai permitir ter luz em todo o seu ambiente é a iluminação central, pois garante uma maior distribuição de luz.

Mas essa não é sempre a única escolha ou a escolha correta para os seus cômodos, existem outros modelos que podem otimizar o seu ambiente.

Escolha bem a sua luminária

A luminária funciona como uma extensão da lâmpada, e as duas juntas são capazes de proporcionar uma boa ou má iluminação para o seu ambiente.

Além disso, as luminárias são responsáveis por proteger as lâmpadas e destacar os móveis e os espaços de cada ambiente.

Diferentes tipos de luminárias.
Existem diversos modelos de luminárias no mercado, escolha a que mais combine com a sua casa e com o seu objetivo para aquele ambiente. Fonte: Freepik

Não são todos os modelos de lâmpada e formatos de luminárias que combinam, então é importante analisar os diferentes materiais e tonalidades para que o resultado seja uma combinação funcional, que ainda garanta um ambiente muito bem-iluminado e ainda com muita personalidade e estilo. 

Confira algumas dicas de utilização de luminária de maneira prática e visual neste vídeo

Algumas dicas de como fazer a iluminação de cada ambiente 

Já sabemos que a iluminação tem o poder de levar sensações diferentes para cada ambiente e que cada proposta pede um tipo diferente. Sabendo disso, separamos algumas dicas para você utilizar a iluminação dos cômodos de maneira funcional e correta para seus usos.

Confira, a seguir, alguns exemplos de iluminação, de acordo com a funcionalidade que cada cômodo necessita.

Iluminação da cozinha

Como na cozinha precisamos de maior atenção e clareza para preparar as refeições, a iluminação desse espaço deve ser feita com luz branca.

Nas bancadas onde os alimentos são manipulados, vale a pena reforçar essa iluminação. Esta pode ser feita a partir de pontos de luz utilizando spots ou fitas de LED na parte de baixo dos armários, sob a bancada.

Cozinha clean e muito bem iluminada.
É importante que a cozinha seja muito bem-iluminada, com pontos estratégicos de iluminação direta, principalmente onde há manipulação dos alimentos. Fonte: Pinterest

Se você possui uma ilha na cozinha, uma boa opção de reforçar a iluminação é utilizar pendentes, que permitem uma iluminação mais direcionada, garantindo maior foco para as tarefas e ainda ajuda a compor a decoração do ambiente.

Iluminação da sala de estar

A sala normalmente é aquele cômodo destinado ao descanso e à descompressão, além disso, esse é o principal espaço da casa para receber as visitas. Por esse motivo, é importante que o ambiente seja acolhedor.

Neste caso, uma boa solução para tornar o ambiente mais confortável e aconchegante é utilizar luzes difusas, que são mais suaves, amareladas.

Iluminação embutida no gesso da sala de estar.
Iluminação embutida no gesso é uma boa opção para a sala de estar. Fonte: Pinterest

O ideal é contar com uma iluminação central e outros pontos de luz específicos para os outros lugares do ambiente. Elespodem ser feitos de forma embutida, arandelas ou, até mesmo, luminárias de piso. 

Iluminação do banheiro

A iluminação do banheiro pede a utilização de luzes brancas e uma iluminação uniforme para todo o ambiente.

Também é importante investir em alguns pontos focais de iluminação onde fica o espelho do banheiro, para que as pessoas possam visualizar seu rosto com nitidez e sem sombras. 

Fitas de LED ao redor do espelho do banheiro.
Fitas de LED ao redor do espelho são uma ótima maneira de iluminar esse espaço que precisa de uma clareza maior, sem gerar sombra no rosto. Fonte: Pinterest

O ideal é evitar as lâmpadas refletoras que acabam criando sombras no rosto, aposte nas fitas de LED ou em arandelas que podem ser colocadas nas laterais do espelho.  

No caso da iluminação em LED, você consegue encontrá-la em vários formatos como lâmpada, fita e outros; ela é sustentável, de longa duração e que tem baixa emissão de calor. 

Iluminação do quarto

O quarto é um dos espaços da casa destinado ao descanso, por isso, aposte em luzes suaves com uma iluminação indireta e coloração amarelada. 

Quarto de casal com iluminação central e direta.
No quarto, ela deve ser feita de maneira muito bem-pensada, para que ela atenda às principais necessidades do casal ou da pessoa que o utiliza. Fonte: Pinterest

Além de uma iluminação central, também vale a pena apostar em pontos focais de luz para facilitar, caso queira iniciar uma leitura, ou mesmo se precisar levantar a noite. Assim, em vez de acender a luz central, basta acender apenas a luz focal.

Para essa luz focal, você pode investir em abajures, arandelas e, até mesmo, pendentes, que podem ficar em cima da sua mesa de cabeceira. 

Conte com a ajuda de profissionais especializados

Os arquitetos e os projetistas elétricos possuem um domínio técnico e muita experiência na área. Contudo, eles podem realizar um projeto de iluminação personalizado e que atenda a todas as suas necessidades. 

Lembrando que a sua opinião sempre será considerada por esses profissionais e ela será muito importante para que o resultado seja perfeito. 

Agora que você já conhece as principais informações sobre o uso da iluminação, conseguirá ajudar ainda mais com suas opiniões.

| Comentários

Assine nossa

Newsletter

    Um ou mais campos têm um erro.
    Por favor verifique e tente novamente.
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.
    Agradecemos por se inscrever na Newsletter!
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.