Skip to content
Você já pensou em usar uma divisória de ambiente no seu apartamento? Veja a importância dela e como aproveitá-la para transformar seus espaços!

Divisória de ambiente: como transformar os espaços da sua casa com ela?

07/08/2024 | 6 Min | Vivaz Residencial

Você sabia que a divisória de ambiente pode transformar o seu lar? Embora paredes, janelas e portas componham a estrutura de um apartamento, elas nem sempre são suficientes para criar a sensação de um lar aconchegante.

Para criar essa atmosfera, vale investir em elementos que transmitam a imagem que você deseja passar — e uma divisória de ambiente pode ajudar nesse processo. 

A divisória ajuda a dividir os espaços, criar privacidade e definir áreas específicas dentro de sua casa. Por exemplo, ela pode ser usada para separar a sala de estar e a cozinha, criar um espaço de trabalho ou até mesmo para dividir um quarto em áreas menores.

Quer entender melhor como transformar os espaços da sua casa utilizando a divisória de ambiente? Acompanhe a leitura deste artigo para ver como utilizá-las e quais são as alternativas disponíveis no mercado!

Como utilizar divisórias de ambiente?

As divisórias de ambiente são recursos do design de interiores pensados para otimizar a distribuição do espaço no local. O objetivo delas é aproveitar o melhor dos cômodos, reinventar ambientes, trazer privacidade e adicionar a sua personalidade em cada parte do apartamento. 

Existem tipos diferentes de divisórias, podendo ser fixas, como paredes feitas com drywall ou alvenaria. Mas, se você deseja uma alternativa que seja de fácil instalação e com mais flexibilidade, uma divisória de ambiente feita com painéis móveis também pode funcionar para o seu lar. 

Divisória de ambiente fabricada com drywall.
Divisória de ambiente fabricada com drywall. Fonte: Gesso Neto

Inclusive, dividir os espaços utilizando móveis pode ser uma opção funcional para os cômodos da sua casa — principalmente se ela for alugada. As divisórias podem ser usadas em todos os ambientes e, com o material certo, elas servem até em espaços molhados, como banheiro e lavanderia. 

Leia também: Comprar ou alugar imóvel? Descubra qual é a melhor opção para você!

Divisória de ambiente: quais são as alternativas disponíveis no mercado?

O mercado de divisórias para ambientes é vasto, com alternativas que podem agradar até os projetos mais específicos. Dependendo do caso, não é necessário ter um projeto arquitetônico para entender qual é a melhor escolha para o seu apartamento. 

Conheça as principais opções disponíveis no mercado e seus usos mais comuns!

Biombos como divisória de ambiente

Os biombos estão entre as alternativas mais clássicas de divisórias. A sua origem é chinesa, local onde eles eram feitos de madeira ou bambu. Apesar de não serem novidades, essas opções estão cada vez mais modernas para atender a diferentes públicos. 

Biombo estilizado como divisória de ambiente.
Biombo estilizado como divisória de ambiente. Fonte: Pinterest

Por conta disso, a peça pode ser encontrada em diferentes materiais, como vidro e alumínio. Entre as possibilidades de uso estão a divisão de ambientes, a composição da decoração ou a criação de uma proposta que aumente o senso de mobilidade no espaço.

Painéis de madeira

Da mesma forma que os biombos, painéis de madeira são versáteis e elegantes — podendo ser fixos ou móveis, a depender do seu estilo e do projeto.

Ainda assim, o propósito dos painéis não se limita à divisão de ambientes, servindo também como um elemento de decoração. 

Painel de madeira como suporte da televisão.
Painel de madeira como suporte da televisão. Fonte: Pinterest

A madeira usada pode ser de diferentes cores, texturas, tamanhos e formatos, criando modelos modernos, clássicos ou, até mesmo, um estilo mais rústico. A divisória de ambiente também pode ser de material ripado e em diversas cores, sem afetar o projeto de iluminação do apartamento ou casa. 

Leia também: Painel para sala: confira modelos e ideias para transformar sua casa

Cortinas como divisória de ambiente

As cortinas são conhecidas, principalmente, por ficarem nas janelas, impedindo a luz solar ou garantindo a privacidade dos moradores. Mas, elas podem ser utilizadas como uma divisória de ambiente. 

De forma interessante, a cortina funciona como uma divisória de ambiente sutil.
De forma interessante, a cortina funciona como uma divisória de ambiente sutil. Fonte: Histórias de Casa | Pinterest

Vale destacar que as cortinas tendem a ser uma possibilidade mais versátil e econômica do que as primeiras alternativas que você viu.

Além disso, elas podem ser usadas como uma solução provisória ou em áreas que necessitam de uma maior flexibilidade. 

Estantes

As estantes também costumam servir como uma divisória funcional, separando ambientes. Elas podem abrigar itens decorativos, livros e até a televisão, para aproveitar melhor os espaços do seu lar.

Ao dividir o ambiente com uma estante, você ganha espaço para a organização de objetos. 

A estante ainda contribui como uma composição visual na decoração.
A estante como divisória de ambiente ainda contribui como uma composição visual na decoração. Fonte: Pinterest

Você pode decidir, por exemplo, se deseja uma estante com todas as prateleiras visíveis ou com gavetas e outros compartimentos.

Ainda, as estantes podem ser de diferentes tamanhos, usadas como uma parede ou como meia parede. Ao optar pela opção vazada, é possível utilizar as mesmas luzes para os dois ambientes, por exemplo. 

Quais são as vantagens e cuidados necessários ao garantir uma divisória de ambiente?

Todas as alternativas que transformam um espaço possuem vantagens e cuidados que devem ser considerados na hora da sua implementação. Confira os pontos positivos e negativos de utilizar as divisórias de ambientes!

Vantagens 

Um benefício de usar as divisórias é que não costuma haver dificuldades na instalação delas — muitos modelos dispensam mão de obra profissional.

Disponíveis em diversos estilos, materiais e designs, elas também podem complementar a decoração da sua casa e adicionar um toque personalizado ao ambiente. 

Em comparação com a construção de paredes, as divisórias tendem a ser uma solução mais econômica e menos permanente. Por fim, como você viu, usando a iluminação certa, é possível utilizar a mesma fonte para dois espaços.

Cuidados necessários

Uma das principais desvantagens da divisória de ambiente é que o excesso do uso delas pode comprometer a circulação de pessoas, a ventilação e até mesmo a iluminação. Por essa razão, analise bem os espaços da sua casa.

Além disso, ao pensar em como fazer a divisória com móveis, verifique se a acústica não será prejudicada, já que não existe um isolamento dos cômodos.

Por fim, tenha em mente que as alternativas flexíveis podem trazer mais insegurança em relação a impactos. 

Como aplicar a divisória de ambiente na sua planta?

Para definir onde a aplicação de uma divisória de ambiente pode ser melhor aproveitada, é interessante ter a planta do imóvel em mãos. Com ela, é possível visualizar os espaços existentes e planejar a colocação de divisórias.

O Vivaz Prime Alto da Boa Vista, por exemplo, traz todo o conforto e bem-estar para você e sua família. Além disso, os apartamentos têm um projeto que oferece liberdade para criar uma decoração moderna e com espaços adequados para a colocação de divisórias de ambiente.

Piscina do Vivaz Prime Alto da Boa Vista.
Piscina do Vivaz Prime Alto da Boa Vista, empreendimento que oferece uma infraestrutura completa. Fonte: Vivaz

Tenha em mente que a remodelação do apartamento deve ser realizada de acordo com os desejos de cada morador, levando em conta a estética e a funcionalidade da decoração. Portanto, procure observar as medidas dos cômodos e entender como a divisória se integrará à mobília.

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu mais sobre a divisória de ambiente e como ela pode ser útil para a privacidade, decoração e aproveitamento do espaço disponível.

Agora, avalie se essa solução combina com o projeto do seu imóvel e coloque as dicas aprendidas em prática. Quer garantir o seu imóvel novo e arrasar na decoração? Veja quais são as vantagens de comprar um empreendimento ainda na planta e aproveite!

| Comentários

Assine nossa

Newsletter

    Um ou mais campos têm um erro.
    Por favor verifique e tente novamente.
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.
    Agradecemos por se inscrever na Newsletter!
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.