A textura de parede é uma ótima alternativa para dar um novo visual aos diferentes cômodos da sua casa. Pois, além de ser uma técnica barata, funciona em muitos ambientes e pode facilmente ser combinada com diversos estilos de decoração.
Do clássico ao estilo contemporâneo, existem distintas formas de aplicação que garantem interessantes padrões para cada superfície. Com isso, é possível criar uma textura específica de acordo com o seu gosto.
Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre a textura de parede e a sua aplicação, para que você possa fazer em casa, de forma simples e descomplicada.
Tipos de texturas de parede
Em primeiro lugar, é importante conhecer os tipos de texturas de parede que existem para que você escolha o ideal para cada espaço, combinar com a decoração existente e até propor novas mudanças dentro do seu lar.
Acrílica
A textura acrílica é tradicional e bastante utilizada por ser muito versátil em diferentes superfícies, das paredes ao teto e, até mesmo, nos móveis.
Sua aparência uniforme, suave e lisinha é recomendada para combinar com tons mais claros como cinza, branco, cru e bege claro.
Textura de parede travertina
Como uma textura que imita o mármore travertino, a textura travertina, oferece um padrão de linhas retas. Uma ótima opção para garantir sofisticação e mais elegância aos espaços.
Essa é uma pedida interessante para ambientes em que você pretende receber os convidados, como a sala de estar, por exemplo.
Linho
Assim como o tecido, a textura de linho possui linhas e ranhuras que formam minúsculos quadradinhos. Essa é uma possibilidade que confere um efeito simples, mas refinado.
E como o exemplo anterior, é uma ideia que pode transformar os cômodos em que as visitas são bem vindas.
Textura de parede grafiato
A textura grafiato é uma técnica popular e garante um efeito mais granulado por meio de uma superfície feita em movimentos diagonais, que confere um estilo “riscado”.
Essa é considerada uma ótima opção para ambientes externos, já que lembra um desgaste mais natural e rústico de uma maneira sutil. Além disso, pode ser aplicada em diferentes cores.
Chapiscada
O efeito chapiscado dessa textura é uma ideia que confere uma aparência com pequenos grumos. Ou seja, as saliências na superfície oferecem um efeito visual interessante.
A textura chapiscada é mais indicada em espaços amplos, é preferível evitar em espaços menores para que as pessoas não esbarrem e acabem se arranhando de alguma maneira.
Textura de parede rústica
A textura rústica traz uma combinação porosa e com efeito de profundidade para as paredes, justamente por ter uma aparência mais bruta.
Para muros, fachadas e ambientes externos, é uma opção que chama a atenção de forma mais clássica.
Marmorizada
Perfeita para salas e quartos, e também conhecida como marmorato, a textura marmorizada imita os mármores nas paredes e é ideal para conferir sofisticação e elegância aos cômodos.
Feita por movimentos de “vai e vem”, sua aplicação possui movimentos irregulares e a finalização com verniz é que oferece o brilho chique e hipnotizante do marmorato.
Textura de parede camurça
A textura de camurça se assemelha muito ao tecido e traz bastante conforto e aconchego aos espaços, principalmente devido a sua aparência aveludada nas paredes.
Com um toque suave e macio, é ótima para quartos e salas de estar, ou seja, a maior parte dos ambientes internos, no geral. Além de que, pode ser aplicada em diferentes cores, como marrom, cinza e rosa claro.
Esponjada
Delicada e suave, a textura esponjada também é ótima para os quartos e as salas de estar, assim como é ideal para dar um toque mais moderno, principalmente por meio de tons coloridos e mais fortes, como: laranja, roxo e azul, por exemplo.
Parecida com pequenas manchas, é uma forma mais divertida de enfeitar as paredes, mas ainda assim, de forma sutil.
Gostou do conteúdo? Então, confira também: