Skip to content
Tipos de pisos.

Tipos de piso: conheça as características e selecione o ideal para seu apartamento!

28/10/2024 | 6 Min | Vivaz Residencial

A escolha do piso é uma das etapas mais importantes ao mobiliar e decorar um apartamento — embora seja um aspecto muitas vezes deixado em segundo plano. Afinal, existem diversos tipos de piso, cada um com suas próprias vantagens e funcionalidades.  

Inclusive, você não precisa selecionar apenas um revestimento para todo o seu apartamento. Por exemplo, o piso do seu quarto pode ser diferente daquele usado no banheiro, já que ambos têm funções distintas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste conteúdo, você entenderá melhor os tipos de piso, vendo as principais características de cada um e aprendendo a escolher o ideal.

Aproveite a leitura!

Quais são os tipos de piso para apartamento?

O primeiro passo para escolher o tipo de piso ideal para o seu apartamento é entender quais são as alternativas disponíveis. 

Confira os principais tipos de piso para apartamento!

Cerâmica

A cerâmica é um dos tipos de piso mais comuns.
A cerâmica é um dos tipos de piso mais comuns de serem encontrados. Fonte: Pinterest

Os pisos de cerâmica estão entre os mais comuns no mercado. Eles são feitos principalmente com argila, com objetivo de gerar um material resistente, durável e de fácil limpeza.

A cerâmica pode ser usada em diversas áreas, como salas e áreas externas, como a varanda. Também é possível fazer a aplicação em locais úmidos, como cozinhas e banheiros — mas é importante ter atenção porque ela pode ser escorregadia quando molhada.

Outro ponto positivo é a variedade de estilos disponíveis, possibilitando que você combine o piso com a decoração do seu apartamento. 

Um ponto de atenção é que o piso cerâmico pode ser frio ao toque. Por conta disso, em regiões ou temporadas com temperaturas mais baixas, ele costuma ser desconfortável. A aplicação também tende a ser um desafio, normalmente demandando mão-de-obra especializada.

Porcelanato

Porcelanato em tonalidade cinza.
O porcelanato é um revestimento nobre que garante maior durabilidade. Fonte: Pinterest

O porcelanato é versátil como a cerâmica, mas ele pode ser considerado um piso mais nobre — feito de argila e outros materiais. Outras características em comum são a facilidade de manutenção e a diversidade de cores e texturas. 

Porém, por normalmente ter uma menor porosidade, ele absorve menos água e pode ser mais denso e resistente que o piso cerâmico convencional. Desse modo, o porcelanato costuma ser usado em áreas internas ou externas e no revestimento de bancadas e outros móveis, a depender do modelo.

Outra vantagem do porcelanato é a sofisticação que ele pode trazer para o ambiente. Além de ser durável, ele traz um ar de refino para a decoração. Mas vale destacar que ele tende a ser mais caro que a cerâmica convencional — incluindo sua instalação —, pode ser frio ao toque e escorregadio. 

Leia também: Guia de revestimentos: dicas para escolher o seu!

Laminado

O laminado é um dos tipos de piso que imitam madeira.
O piso laminado é uma alternativa aos tipos de piso de madeira maciça. Fonte: Pinterest

Por sua vez, o piso laminado pode ser visto como uma alternativa à madeira, imitando o efeito e trazendo diferentes tonalidades. Ele é um revestimento durável, apresentando resistência para ambientes com circulação de pessoas. 

O piso laminado também pode ser considerado mais ecológico quando comparado à retirada de madeira maciça do meio ambiente. Ainda, a relação custo-benefício costuma ser mais interessante para você.

A instalação desse tipo de piso pode ser mais fácil e prática. Além disso, ele se destaca por ter mais conforto térmico, não esfriando tanto quanto o porcelanato e a cerâmica. 

Por outro lado, com o piso laminado, você terá um material com pouca resistência à umidade, podendo ocorrer infiltrações de água. Ele também costuma prejudicar a acústica, já que certos barulhos, como de passos, podem ficar mais altos. 

Vinílico

Piso vinílico imitando porcelanato.
O piso vinílico utiliza PVC em sua composição e possui fácil manutenção. Fonte: Pinterest

À primeira vista, os pisos vinílicos podem ser parecidos com os laminados. Afinal, ambos têm um aspecto visual semelhante ao da madeira. No entanto, o piso vinílico é um revestimento feito principalmente com PVC.

Ele é resistente e a sua durabilidade pode ser considerada um grande diferencial, sendo uma opção mais sustentável do que a madeira. O vinílico também é usado como isolante térmico em regiões frias, deixando o ambiente com uma temperatura mais agradável do que a cerâmica, por exemplo. 

Mais um ponto é que sua manutenção tende a ser simples e ele pode ser interessante pela questão do isolamento acústico. Porém, especialmente quando exposto ao sol ou altas temperaturas por longos períodos, ele normalmente se danifica e altera a sua cor original.

Madeira

A madeira é um dos tipos de pisos mais nobres.
A madeira é um dos tipos de piso mais desejados por ser elegante e atemporal. Fonte: Pinterest

O uso da madeira é comum para o revestimento no piso. Inclusive, como você viu, há diversos outros materiais que buscam simular o seu efeito visual. Assim, esse tipo de piso se destaca por ser denso, elegante e resistente.

A madeira pode ser usada para incrementar a decoração do seu apartamento, criando um clima agradável e aconchegante. Esse tipo de piso também é atemporal e combina com diferentes decorações, desde o rústico até o moderno. 

Por outro lado, ele pode ser sensível à água e até absorver manchas com certa facilidade. Nesse caso, as áreas sem umidade ou contato com a água são mais recomendadas para seu uso, como salas, quartos, corredores e escritórios.

Sua manutenção costuma ser um desafio, pois para deixar o material bonito e com brilho é necessário realizar manutenções regulares. Saiba que seu custo pode ser mais alto do que outras alternativas. 

Cimento queimado

Cimento queimado em todos ambientes.
O cimento queimado é um acabamento de fácil aplicação. Fonte: Pinterest

Por último, uma alternativa que vale a pena conhecer é o piso de cimento queimado. O material é feito de uma espécie de argamassa de cimento, com areia e água. Apesar de não ser uma solução recente, ele ganhou destaque nos últimos anos. 

O piso é de fácil aplicação, sendo versátil para a decoração e usado em ambientes mais despojados para gerar um ar mais minimalista ou mesmo industrial. Quando bem aplicado, ele pode ser bastante durável.

Entretanto, ele costuma ser um piso mais frio e apresentar tendência a quebras ou rachaduras. O piso de cimento queimado também pode manchar mais facilmente, exigindo cuidados adicionais no dia a dia. 

Leia também: Dicas para criar uma decoração para banheiro completa

Como escolher o piso ideal para o apartamento?

Agora que você conheceu os tipos de piso, é hora de saber como escolher o seu. Aqui, vale lembrar que você não precisa escolher o mesmo material para todos os ambientes.

Por exemplo, pensando no isolamento térmico, é possível escolher um piso laminado no quarto. Para a sala, o porcelanato pode trazer um ar mais elegante. Já nos banheiros, uma opção é buscar uma cerâmica antiderrapante. 

Para escolher o ideal, pense na decoração do seu apartamento e na imagem que você quer passar — se é de sofisticação, minimalista, rústica etc. Por fim, é fundamental comparar os custos para selecionar aquele que se alinha com o seu orçamento.

Neste conteúdo, você entendeu mais sobre os principais tipos de piso para apartamento, com suas características, vantagens e desvantagens. Agora, coloque o conhecimento em prática para escolher o melhor para o seu lar.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os apartamentos da Vivaz? Fale conosco e conheça nossos imóveis!

| Comentários

Assine nossa

Newsletter

    Um ou mais campos têm um erro.
    Por favor verifique e tente novamente.
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.
    Agradecemos por se inscrever na Newsletter!
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.