Na jornada de compra do seu primeiro imóvel, a questão financeira pode parecer um grande desafio, visto que essa é uma das maiores decisões feitas ao longo da vida. No entanto, com organização e um plano, esse processo se torna mais leve e tranquilo.
Conhecer sobre planejamento financeiro permite que as pessoas comprem o primeiro imóvel cada vez mais jovens e isso mostra que, seguindo alguns hábitos, você pode alcançar o sonho de comprar sua casa própria independentemente do seu momento de vida!
Visualize o seu objetivo e planeje
O planejamento se inicia antes mesmo de começar a poupar, afinal, ter um objetivo bem-estabelecido é o ponto de partida para que a compra da sua residência seja um sucesso. Portanto, visualize o seu lar dos sonhos e fique por dentro de assuntos relacionados à compra do primeiro imóvel.
Hábitos como esse te deixarão por dentro da realidade da compra, além de alinhar as expectativas e evitar surpresas desagradáveis durante o processo. Quanto mais informado sobre o mercado, mais simples e descomplicado será traçar um plano financeiro.
Pense nas características do seu primeiro imóvel
Defina as características do seu primeiro imóvel, a começar pela localização e pela configuração de planta. Você prefere a tranquilidade de viver em uma região residencial ou procura estar em um bairro mais dinâmico?
O tamanho médio do imóvel e as características internas também são importantes antes de dar início à procura. Pense na quantidade de dormitórios, número de vagas de garagem e também no andar que você deseja morar.
Todas essas questões influenciam no preço final do imóvel e irão te ajudar a calcular a quantidade de dinheiro a ser poupada.
Esteja por dentro dos preços de mercado
Acompanhe os preços de imóveis parecidos com os que você procura, compare e entenda o que influencia na diferença de valores, caso seja grande.
O simples detalhe da fase de construção, por exemplo, faz os preços mudarem, afinal um imóvel pronto para morar já está com a sua infraestrutura pronta para receber o morador a qualquer momento.
Também é importante entender as taxas que incidem sobre o preço dos imóveis, especialmente as que estão relacionadas aos juros dos financiamentos. Acompanhando a variação dessas taxas, é possível se programar para o melhor momento ideal de negociação, compra e assinatura do contrato.
Analise a sua vida financeira
Se você possui dívidas e CPF negativados, procure a negociação para livrar o seu nome de qualquer obstáculo que dificulte o financiamento. Isso porque o processo de compra de imóvel envolve verificação de todas as suas pendências.
Manter a saúde financeira estável aumenta a sua pontuação com as empresas de crédito brasileiras e, consequentemente, facilita na hora de adquirir o seu primeiro imóvel. Para entender a sua capacidade de compra atual, basta solicitar uma análise de crédito na própria construtora ou na empresa que está anunciando o imóvel que você procura.
No caso de a compra envolver mais de um membro da família no processo de pagamento, observe como funciona a divisão de gastos e como a compra do seu primeiro imóvel irá influenciar na dinâmica da casa. Na Vivaz, é possível unir até três rendas para compor o financiamento imobiliário, o que oferece ainda mais facilidade para realizar o sonho do seu primeiro imóvel.
Considere ainda utilizar o FGTS como parte do pagamento do seu primeiro imóvel. Isso é possível em alguns casos de financiamento, por exemplo, por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Dicas para economizar para comprar o primeiro imóvel
Independentemente da sua renda mensal, você pode, aos poucos, poupar dinheiro para a compra do seu futuro imóvel. Claro que o seu momento de vida e as suas metas irão definir a quantidade a ser poupada.
No caso de financiamento, quanto maior a entrada oferecida na compra do imóvel, menor é o valor das prestações e, consequentemente, os juros diminuem. Além disso, se o seu primeiro imóvel se enquadra no programa Casa Verde e Amarela, a notícia boa é que as taxas de juros são bem menores que a média do mercado.
Em todo caso, ter o valor da entrada do imóvel é extremamente importante, então, separamos 10 dicas para que você economize e realize a compra com mais tranquilidade.
1. Comece a poupar dinheiro, mesmo que seja pouco
Para começar a economizar, não existe uma regra de rendimento mínimo mensal. Basta estar disposto a se organizar financeiramente e abrir mão de algumas regalias para priorizar os seus objetivos.
Se você está pensando em comprar o seu primeiro imóvel, comece a economizar agora. O importante é ter constância e foco nos seus objetivos!
2. Estipule uma porcentagem mínima para guardar
Definir a quantidade de dinheiro que você irá guardar todo o mês é um dos primeiros passos para ter sucesso. Existem inúmeros métodos para fazer isso e você deve chegar à melhor solução em acordo com a sua realidade.
O método 50-30-20, por exemplo, é bastante conhecido e recomenda metade da renda líquida mensal para as despesas fixas, enquanto 30% se destina às despesas variáveis. Assim, os 20% restantes vão para a reserva financeira.
Nesse método, tendo como base um salário de R$ 3.000, a quantidade de R$ 600 será poupada. No entanto, isso pode ser ajustado a partir dos seus objetivos, o importante é manter a constância em todos os meses do ano.
3. Não gaste mais do que a sua renda mensal
Tenha cuidado com as ferramentas que facilitam as compras e não perca de vista os seus gastos, pois, para poupar, você deve ter o total controle das faturas futuras.
Os cartões de crédito facilitam a realização de compras de valor alto e auxiliam muito em momentos de emergência. No entanto, mais de 80% da população brasileira possui dívidas relativas a essa categoria de compra, visto que gastam mais que o seu salário.
4. Tenha um sistema para controle de gastos
Registrar os seus gastos simplifica a visualização de tudo o que foi feito com a sua renda. Para isso, utilize uma planilha física, digital ou mesmo aplicativos específicos de administração das finanças.
Lembre-se de que as pequenas despesas, chamadas gastos fantasmas, também devem ser levadas em conta. Uma ida ao cinema ou a compra de um livro e de uma peça de roupa.
A Mobills e o Organizze são ótimos gerenciadores de gastos que podem ser instalados no celular. Por meio deles você consegue visualizar a movimentação do seu dinheiro em diferentes bancos em tempo real e também cadastrar os seus gastos.
5. Revise todas as suas despesas fixas
Se você tem o objetivo de poupar dinheiro para aquisição do seu primeiro imóvel, provavelmente está disposto a diminuir gastos superficiais.
Essas despesas podem estar em cobranças recorrentes do seu cartão de crédito e, até mesmo, em débito automático por meio de plataformas de filmes e séries que não são utilizados com frequência, por exemplo.
6. Faça compras conscientes
Certamente, ter consciência e maturidade para realizar as compras certas e na hora certa contribui muito para o equilíbrio da sua vida financeira. Para começar, planeje as suas compras essenciais do supermercado utilizando listas.
Comprar conscientemente também tem a ver com preferir itens de qualidade e duradouros, bem como evitar acúmulos. Portanto, evite ter aplicativos desnecessários de compras em seu celular e também procure não assinar listas de promoções e novidades para produtos que você não precisa.
7. Faça o dinheiro poupado render
Aplicar o seu dinheiro, sem dúvida, garante muito mais retorno do que apenas deixá-lo acumulado na sua conta-corrente ou na conta poupança. Procure maneiras de aumentar a quantidade de dinheiro que você tem, especialmente por meio de investimentos.
Se você não entende muito sobre o assunto e tem medo de arriscar, há modalidades que oferecem baixo risco e rendimento maior que a poupança convencional.
Por fim, quando você resgatar o seu dinheiro aplicado e comprar o seu primeiro imóvel, será apenas uma migração de investimento. Ter uma casa ou um apartamento próprio é uma maneira sólida para valorizar o seu dinheiro.
8. Guarde dinheiro para taxas, impostos e documentos do primeiro imóvel
Faça uma previsão das taxas e impostos dos imóveis, pois é importante prever todos os gastos extras, assim você não tem surpresas de última hora.
Na Vivaz, a compra do seu imóvel inclui a isenção de algumas taxas como a escritura. No entanto, normalmente essas despesas ficam por conta de quem adquire o imóvel. Estar por dentro desses aspectos de mercado faz toda a diferença!
9. Separe dinheiro para imprevistos
A reserva de emergência auxilia em situações inesperadas, mas também protege os seus planos a longo prazo. Ao separar dinheiro para imprevistos, a reserva de compra do primeiro imóvel seguirá intacta mesmo em casos de urgências.
10. Ajuste o seu plano para poupar mais
Recebeu algum aumento salarial ou um bônus? Não tenha medo de ajustar o seu plano financeiro e começar a poupar ainda mais.
Quando isso acontecer, considere também reservar um pouco de dinheiro para as contas do início do ano. Certamente isso te deixará mais tranquilo para iniciar os primeiros meses já poupando e mantendo o seu planejamento financeiro.
Simule o financiamento do seu primeiro imóvel
Está em dúvida sobre a quantidade total de dinheiro que você deve poupar? Faça uma simulação de financiamento e saiba por onde começar a se planejar para comprar o seu primeiro imóvel.
Simular o seu financiamento com a Vivaz é simples e rápido! Primeiramente, acesse a página, preencha os campos com o seu nome, cidade que deseja morar e dados de contato. Em seguida, informe com quantas pessoas você pretende realizar a compra, se irá usar o FGTS e o valor disponível para a entrada.
Já simulou o seu financiamento e definiu um plano para economizar dinheiro mensalmente? Você está no caminho certo para fazer o seu sonho acontecer.
Realizar a compra do seu primeiro imóvel é perfeitamente possível e, com planejamento e foco, pode acontecer de maneira muito mais tranquila do que você imagina!