Você sabe como comprovar renda para um financiamento imobiliário? Comprar um imóvel é um marco na vida de qualquer pessoa e costuma representar a realização de um grande sonho. Para isso, contar com linhas de crédito é importante para viabilizar essa aquisição.
Para tanto, é preciso compreender o funcionamento da solução, já que a emoção de encontrar o lar ideal é acompanhada pela responsabilidade financeira do financiamento. Inclusive, o processo de comprovação de renda é o momento em que muitos compradores enfrentam desafios para terem a aprovação do crédito.
Quer saber mais sobre esse assunto? Este conteúdo foi criado para ajudar você a entender como comprovar renda para financiamento de imóvel. Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito disponibilizada por instituições financeiras para a compra de bens como apartamentos, casas, terrenos e para construções. A liberação é feita mediante comprovação de renda e outras condições apresentadas no contrato.
Essa linha de crédito imobiliário pode ser interessante para os compradores que desejam aproveitar uma oportunidade de compra, mas não possuem toda a quantia necessária. Assim, eles podem conseguir recursos junto à instituição financeira para pagar no futuro, com juros.
Para emprestar o dinheiro, o banco determina o montante disponível para liberação, os juros e a quantidade de parcelas para a quitação. Dessa forma, esses fatores são estabelecidos a partir da análise de crédito que a instituição financeira fará.
Os bancos avaliam aspectos como seu histórico de crédito e solicitam documentos para comprovação de renda. O objetivo é entender sua capacidade de pagamento para definir se haverá a liberação do crédito e quais seriam as condições.
Portanto, ter um planejamento financeiro para a compra pode ajudar a regularizar as suas finanças antes de realizar a solicitação de crédito. Com o financiamento aprovado, você pode realizar o sonho de ter um apartamento como o Vivaz Ermelino Matarazzo, por exemplo:
Como comprovar renda para financiamento imobiliário?
Como você viu, a comprovação de renda é importante para a possível aprovação do financiamento de um imóvel. Sem ela, dificilmente você conseguirá a quantia de que precisa, principalmente com boas condições.
A seguir, confira os principais meios para comprovar renda e ter aprovação do financiamento!
Holerite
O holerite, ou contracheque, é um documento disponibilizado pela empresa que fez a sua contratação em regime formal, como de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ele comprova o recebimento do seu salário mensal e outros rendimentos, como bonificações.
O documento deve ser fornecido mensalmente para o contratado, sem a necessidade de você realizar uma solicitação para a empresa. Ele é um dos comprovantes de renda para financiamento mais importantes para uma instituição financeira entender quanto você ganha.
Leia também: Como amortizar financiamento imobiliário?
Declarações de Imposto de Renda (IR)
A Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) é mais uma das formas comuns de comprovação de renda para financiamentos. Ela abrange informações sobre os seus rendimentos durante um ano fiscal.
Com um detalhamento de salários, patrimônio e despesas, como aluguel, esse documento pode ser interessante para fazer a comprovação. Afinal, você pode ter outras rendas, fora o emprego formal que o holerite mostra.
Extratos bancários, de aposentadoria e FGTS
Além do Imposto de Renda e do holerite, os seus extratos bancários costumam ser utilizados para comprovar renda. Eles podem ser emitidos por meio do aplicativo do seu banco ou diretamente em uma agência.
Para aprovação de financiamento, as instituições financeiras podem pedir um extrato de 6 meses de movimentações bancárias. O intuito é ter uma melhor visualização das entradas e saídas de dinheiro da sua conta.
No caso de aposentadoria, é possível comprovar renda com o extrato de informações do benefício no aplicativo “Meu INSS”. Da mesma forma, o seu extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado como comprovante, caso deseje usar o recurso na compra.
Sabendo como comprovar a sua renda para financiar um imóvel, você já pode buscar alternativas para investir no seu sonho, como o nosso Vivaz Santa Marina:
Como autônomos e profissionais liberais conseguem comprovar renda?
Profissionais que não possuem vínculo empregatício, como autônomos e liberais, podem ter certos desafios ao realizar a sua comprovação de renda ao solicitar um financiamento imobiliário. Isso acontece porque eles tendem a ter menos previsibilidade de ganhos do que trabalhadores formais.
Contudo, existem outras formas de realizar a sua comprovação de renda. Por exemplo, declarações de IR de pessoas físicas e jurídicas podem ajudar a instituição financeira a entender melhor sua realidade financeira — em conjunto com os extratos bancários.
A sua renda ainda pode ser comprovada por meio de contratos vigentes que atestam a prestação de serviços e notas fiscais de pagamento recebidos. No caso dos donos ou sócios de empresas, é possível utilizar o pró-labore, o contrato social e a alteração contratual mais recente.
Leia também: Tabela SAC e Price: qual é a melhor opção para o financiamento?
O que mais considerar para solicitar um financiamento imobiliário?
Agora que você já entendeu como comprovar renda para financiamento, é necessário saber quais outros aspectos exigem atenção antes de solicitar o crédito, certo? Primeiramente, a instituição financeira pode avaliar o seu score de crédito.
Essa pontuação é geralmente definida por birôs de crédito, como o Serasa, com base no seu histórico de pagamentos, dívidas e outras informações. Ter um bom score e um nome limpo costuma aumentar suas chances de conseguir crédito.
Além de manter um histórico de pagamento positivo, outras práticas que você pode adotar para conseguir a liberação são:
- Guardar todos os comprovantes de serviços prestados e recibos de pagamento;
- Evitar dívidas que possam causar restrições no seu CPF;
- Buscar um avalista de renda formal, também conhecido como fiador, para a sua compra.
Vale a pena saber que o banco pode considerar outros fatores, fora a sua realidade financeira, para a liberação do crédito. Por exemplo, o montante que você dará de entrada e o uso de garantias de contrato são considerados.
Para ter financiamentos com melhores condições, é interessante fazer simulações em diferentes instituições. Compare aspectos como montante liberado, prazo de pagamento, taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET) para encontrar a melhor alternativa para sua realidade.
Ao longo deste conteúdo, você conseguiu compreender como comprovar renda para financiamento de um imóvel. Agora, você está mais bem preparado para organizar esses materiais e aumentar suas chances de ter o crédito liberado.
Sabia que simular um financiamento é um passo importante para você conseguir se preparar financeiramente? Confira a nossa plataforma para simulação!