Muitas pessoas aproveitam o começo do ano para fazer uma organização financeira e iniciar o ano sem dívidas. Porém, as vezes pode ser difícil pelos diversos compromissos financeiros que aparecem no início do ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar, entre outros.
Contudo, existem algumas formas de se organizar para quitar as dívidas do começo do ano, de forma que as contas não fiquem tão pesadas. Mas, para isso, é necessário realizar um bom planejamento financeiro.
Por esse motivo, separamos algumas dicas para que você consiga se organizar financeiramente e não passe apertos logo no início do ano. Confira!
O que é se organizar financeiramente?
Se organizar financeiramente é, basicamente, conhecer, controlar e ajustar o seu orçamento. Não é necessário ter um conhecimento profundo em economia para fazer isso, basta saber lidar com o dinheiro que você ganha.
Com uma boa organização financeira você conseguirá colocar os seus planos em prática e se livrar das dívidas do início do ano. Com muito planejamento e organização, conseguirá atingir os seus objetivos.
O que fazer para se organizar financeiramente e quitar as dívidas?
Primeiramente, é importante saber quais são as dívidas que você terá no início do ano, para então, conseguir se organizar financeiramente da melhor maneira possível. Confira outras dicas preciosas para se organizar financeiramente para o início do ano.
1. Entenda todas as suas dívidas
Para saber como se organizar bem, é importante entender para o que você está se preparando. Por esse motivo, o primeiro passo é fazer uma lista de tudo que precisa pagar, com todas as informações necessárias, como datas, valores, taxas de juros etc.
Coloque essa lista em um só lugar. A dica é montar uma planilha onde for mais fácil de acompanhar, pode ser no computador, em algum aplicativo ou escrito à mão em um caderno, o que for melhor para você.
2. Crie um orçamento
Para conseguir se organizar financeiramente para pagar as dívidas no início do ano, você precisa começar essa organização com antecedência. Sendo assim, uma boa dica é criar um orçamento, para realizar um planejamento de como irá gastar o seu dinheiro.
Assim, conseguirá administrar as suas despesas e evitará os gastos excessivos, dando prioridade para o que realmente precisa.
Estabelecendo um orçamento, você conseguirá acompanhar todos os seus gastos, se livrando das surpresas desagradáveis ao final dos meses.
3. Atualize a sua planilha mensalmente
Para que nada saia do seu controle, é importante deixar a sua planilha e as suas anotações muito bem atualizadas. O ideal é que você atualize elas, pelo menos, uma vez por mês.
Caso você seja pessoa esquecida, crie o hábito de sempre que , atualizar a sua planilha o mais rápido possível, para não ter problemas quando tiver que gastar com alguma coisa, ou que ganhe dinheiro.
Com isso, caso surjam contas que fogem do que foi planejado anteriormente, ainda sim, consegue se ajustar, alinhando o seu planejamento financeiro.
No final do ano você conseguirá analisar tudo detalhadamente e ver se o seu orçamento realmente funcionou da forma pensada. Com um planejamento, no final você conseguirá pagar as suas dívidas de início do ano com mais tranquilidade.
4. Faça uma reserva de emergência
Outra dica para realizar uma boa organização financeira e manter as suas contas no azul é fazer uma reserva de emergência, guardando dinheiro, se possível. Ter essa reserva é muito importante para se preparar para possíveis imprevistos.
Alguns especialistas no assunto dizem que, pelo menos, 20% do que sobra do seu salário deve ser deixado como reserva para situações de emergência.
Mas, é importante ressaltar que, essa reserva só pode ser utilizada em caso de necessidade extrema, em uma situação de emergência, onde você não tem como utilizar outros recursos.
Por isso, antes de gastar a sua reserva, veja se esse gasto é realmente necessário, como por exemplo, se a geladeira queimar ou se o seu carro quebrar, ou seja, utilize-a somente para gastos de grande valor que serão muito necessários.
Juntar esse dinheiro ao longo do ano pode te ajudar nas dívidas de início de ano. Lembrando que, com as outras dicas anteriores, é possível que você não necessite utilizar esse recurso, mas se ainda for necessário, você pode recorrer a uma parte da sua reserva.
Uma forma de ter uma renda extra para fazer essa reserva de forma leve e simples, é participar do programa Renda Mais da Vivaz, onde você pode garantir uma renda extra a partir de indicações.
5. Quite as suas dívidas
Pagar as suas dívidas é um dos primeiros passos para se ter uma boa organização financeira, principalmente as dívidas de início de ano, pois assim você já começa um novo ano com novos pensamentos e planejamentos.
Colocar a sua vida em ordem logo no começo do ano te ajuda a evitar que as suas contas se tornem uma bola de neve tomada por taxas de juros. Por esse motivo, caso tenha qualquer pendência anterior, aproveite e procure resolvê-las, assim como é importante resolver as pendências em relação às contas fixas de começo de ano.
Confira qual é a sua dívida de maior valor e comece por ela, pois quanto maior o seu débito, maior os juros e mais dinheiro você precisará desembolsar. Então, caso tenha dívidas com o cartão de crédito, comece quitando elas, pois os juros que correm em cima de faturas atrasadas são uns dos maiores.
Procure negociar as suas dívidas, buscando novas condições de pagamento, redução dos juros, maiores prazos de pagamento, entre outras alternativas para que você possa pagar todas as suas dívidas de forma prática e com planejamento. Com isso, você terá um fôlego maior para se organizar financeiramente de maneira equilibrada.
Aproveite as dicas anteriores e se organize financeiramente para que o pagamento das suas dívidas no início do ano seja feito da forma mais leve possível e, torne essa organização um hábito para que, futuramente, não precise ficar se preocupando excessivamente com as demais dívidas.