Skip to content
Sair da casa dos pais é uma grande mudança, mas também oferece novas oportunidades, como conquistar o seu apartamento próprio.

Conheça 5 dicas para sair da casa dos pais e comprar seu imóvel próprio!

31/07/2023 | 7 Min | Vivaz Residencial

Sair da casa dos pais é uma grande mudança na vida de qualquer pessoa, pois representa uma grande transformação e abre portas para novas possibilidades.

Trata-se de um sonho e um desafio, afinal, além de conquistar suas próprias realizações, também encontrará novas responsabilidades. Com uma nova visão de mundo e um novo estilo de vida, você precisa se planejar para viver bem.

Confira, a seguir, as dicas especiais que preparamos para que você consiga lidar com os boletos, conquistar a sua independência, sair da casa dos pais e adquirir o seu imóvel próprio!

O que considerar antes de sair da casa dos pais?

O ideal para determinar se este é, de fato, o momento para sair da casa dos pais e comprar o seu imóvel próprio, é analisar como está a sua situação atual e tentar entender como poderão ser os seus planos a partir da mudança.

Não precisa adivinhar o futuro, claro, a ideia aqui é apenas se perguntar sobre algumas questões importantes que serão essenciais para garantir o seu planejamento a longo prazo, conforto e bem-estar. Por exemplo:

  • Como está a sua carreira profissional? Você sente que possui uma rotina estável?
  • Está nos seus planos se casar ou formar uma família neste momento?
  • Você pretende morar só ou irá dividir o apartamento com alguém?
  • Será possível realizar todas as tarefas de casa aliadas às tarefas do seu dia a dia?

Estas perguntas são importantes, pois, a partir delas, você conseguirá entender se a sua realidade está alinhada com as suas expectativas. Afinal, é a partir da sua situação emocional e realidade atual nos relacionamentos, emprego ou estudos e independência financeira que essa nova mudança acontecerá.

Quais são as vantagens de sair da casa dos pais?

Para além dos desafios, também existem vantagens de sair da casa dos pais e continuar a sua história em um apartamento novo. Afinal, esta mudança não precisa ser desagradável ou significar o fim dos laços com os familiares, muito pelo contrário.

Seguir o seu caminho e abrir portas para novas possibilidades é muito produtivo e também dá espaço para fortalecer as relações. Confira, a seguir, algumas destas vantagens.

Novo estilo de vida 

Ao morar com os seus pais, você automaticamente passa a ter um estilo de vida igual ou, ao menos, muito próximo ao deles, o que é natural; afinal, vocês convivem juntos.

Isto significa que, a partir do momento em que você constrói sua personalidade e define os seus gostos, possivelmente os estilos de vida podem mudar ou se distanciar um pouco. Isto não é um problema, claro, mas é uma mudança real.

Ao sair da casa dos pais você pode encontrar um novo estilo de vida, mais alinhado com as suas necessidades e próprias responsabilidades.

Seja em relação à alimentação, às diferenças de horários ou, até mesmo, ao desenvolvimento de um relacionamento, que demanda mais espaço e autonomia.

Maior autonomia para a sua vida

Uma das principais vantagens de sair da casa dos pais é adquirir autonomia e mais independência na sua jornada, isto porque você terá suas próprias experiências, fará suas próprias escolhas e irá fazer seus horários também.

Ter mais autonomia é uma possibilidade de se conhecer mais profundamente.

A autonomia oferece novas possibilidades e permite que você mesmo possa definir o que é melhor para a sua vida, o que também indica a necessidade de um senso de responsabilidade maior.

Adquirir maturidade

Além da independência, a decisão dá a sua autonomia e, da mesma forma, os seus próprios desafios, já que você terá os seus próprios problemas e, a partir deles, terá que lidar com todas as condições e as soluções por conta própria.

Sair da casa dos pais é uma ótima oportunidade para amadurecer por meio da autonomia e das novas responsabilidades.

Essa mudança, aliada às novas possibilidades, te ajuda a construir caráter, ser mais responsável e o principal, amadurecer.

Sejam problemas profissionais, sejam pessoais, você terá mais clareza para entender quais são os seus limites, estará mais em contato com os seus sentimentos e isso te trará a oportunidade de crescer emocionalmente.

A dica principal é: não desperdice essa oportunidade.

5 dicas para sair da casa dos pais e comprar o imóvel próprio

Querer sair da casa dos pais significa que você encontrará novas vivências, logo, o ideal é se planejar para ter um pouco mais de conforto durante essas transformações.

Vale lembrar que investir na compra do seu apartamento faz toda diferença, pois, em vez de pagar mensalmente um aluguel, você já estará investindo num bem próprio, ou seja, sua autonomia e sua independência já começam neste momento.

Confira, a seguir, dicas essenciais para se planejar bem, sair da casa dos pais e comprar o seu imóvel próprio.

1. Converse com os seus pais

A primeira etapa é muito importante, afinal, a comunicação é a chave, e você não quer criar desentendimentos nesta etapa de transformação. Por esse motivo, converse com os seus pais e informe-os sobre a sua decisão.

Abrir o diálogo ajuda no desenvolvimento de uma relação mais saudável entre vocês. Além disso, os seus pais têm experiência e, com compreensão, poderão contribuir positivamente dando dicas e ajudando no planejamento.

Convide-os para conhecer o imóvel novo e transforme este momento de mudança em uma celebração agradável sobre conquistas, apoio e amadurecimento.

2. Avalie prós e contras da sua decisão

Como qualquer outra decisão, sair da casa dos pais e comprar seu imóvel próprio acarreta prós e contras, e a maior parte deles é muito pessoal, afinal, cada pessoa possui uma história e uma vivência próprias.

Portanto, organize-se, analise sua situação emocional, profissional e financeira e anote quais são os pontos positivos e negativos, incluindo os sentimentos que fazem parte deste momento, como alegria, receio, ansiedade, saudades, incerteza e realização.

Você também pode incluir os recursos que irão te ajudar, por exemplo, fazer a compra do apartamento por meio de um financiamento imobiliário com apoio do subsídio de um projeto habitacional, como o Minha Casa, Minha Vida.

3. Faça um planejamento financeiro

Não menos importante, é claro, o planejamento financeiro precisa ser feito. Para isto, o ideal é que você crie uma lista com todas as suas despesas atuais, os seus ganhos e uma média de eventuais gastos que terá nesta nova etapa.

Por exemplo, dentre os possíveis gastos fixos futuros, estão:

  • Parcelas do financiamento imobiliário;
  • IPTU;
  • Contas de consumo, como luz e Internet;
  • Compras no mercado;
  • Custos de transporte local;
  • Condomínio;
  • Outros boletos e despesas.

Uma dica indispensável é construir um orçamento mensal e uma possível reserva de emergência para que você pague suas contas regularmente e tenha alguma segurança contra possíveis imprevistos. Para isto, identifique as suas prioridades e economize sempre que possível.

4. Procure um bom imóvel para morar

Agora, uma das dicas mais importantes, a escolha do seu imóvel novo. Para isto, o ideal é que você se atente ao seu estilo de vida e quais são as suas prioridades. Foque na sua realidade financeira atual e nas suas futuras obrigações.

Você passará bastante tempo em casa ou pretende construir uma família? Então, possivelmente um apartamento com mais opções de área de lazer seja a melhor opção. Na Vivaz, por exemplo, os imóveis têm muitas opções, desde coworking, churrasqueira, pet place, até espaço beleza e espaço fitness.

O ideal é escolher um apartamento que esteja próximo de tudo o que precisa em termos de infraestrutura e mobilidade, e na Vivaz você encontra. Analise o seu orçamento, entenda as suas prioridades e procure por construtoras que valorizam o seu sonho.

5. Para economizar, divida as despesas, se possível

Agora que você já pretende planejar e organizar a sua vida financeira, que tal avaliar se é possível dividir o seu espaço e as despesas com outra pessoa?

Um parente, como uma irmã ou um primo, amigo ou seu par romântico, caso essa seja uma possibilidade real. Vale lembrar que é uma estratégia muito boa, principalmente para quem pretende comprar o primeiro imóvel.

Além das despesas, vocês poderão dividir as tarefas domésticas e, claro, todas as vivências, aventuras e aprendizados.

Gostou do conteúdo? Então confira também:

| Comentários

Assine nossa

Newsletter

    Um ou mais campos têm um erro.
    Por favor verifique e tente novamente.
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.
    Agradecemos por se inscrever na Newsletter!
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.