Ter um pet em casa é sinônimo de companhia, afeto e lealdade. Afinal, não há nada melhor do que curtir os espaços da sua casa com o seu melhor amigo, não é mesmo?
E apesar de ser extremamente divertido estar com o seu bichinho de estimação, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a segurança e o conforto de todos, inclusive do seu pet, claro!
Em um apartamento, é ideal garantir que a convivência com os demais moradores seja harmônica e respeitosa, que o seu bichinho possa brincar e estar confortável e que todos os moradores do lar estejam de acordo.
Confira, a seguir, dicas essenciais para cuidar do seu pet em casa e garantir a organização, a higiene e o aconchego dentro do seu apartamento.
Como garantir um bom convívio com o pet no condomínio?
Ter um pet em casa é assumir a responsabilidade em relação aos vizinhos, e claro, ser responsável por seu bichinho. Por esse motivo, é muito importante considerar o porte do animal, seus hábitos e o espaço que irá demandar.
Assim, caso você adote um cachorrinho sem uma raça definida, por exemplo, é essencial se informar com o cuidador sobre como é a personalidade do pet e quais são as suas necessidades, como a vacinação, e ponderar a sua adaptação aos espaços.
Da mesma forma, em relação ao condomínio, é indispensável pensar de forma coletiva, em relação ao conforto dos demais moradores. Caso o temperamento do seu pet seja mais raivoso, nos espaços comuns, utilize coleira e focinheira.
Lembre-se que, para criar seu pet em apartamento, é essencial se informar sobre todas as regras respectivas à permissão de animais: circulação nas áreas sociais e nos elevadores, quantidade permitida, barulhos de latidos etc.
Leia também: Confira o conceito e como funciona a Lei do Condomínio!
Cuidados para ter um pet em casa
Normalmente, em áreas comuns dos condomínios, o ideal é caminhar com o seu pet utilizando a coleira. Nos elevadores, a recomendação é segurá-lo no colo. Assim como é indispensável evitar barulhos excessivos, principalmente durante a noite.
Estas são algumas dicas mais comuns, mas há muitos outros cuidados que devem ser considerados para ter um pet em casa. Confira, a seguir!
1. Cuide da higiene e da alimentação do seu pet
Assim como a limpeza da sua casa precisa estar em dia, é muito importante manter o seu bichinho limpo. Assim, além de evitar odores fortes e possíveis pulgas, você garante a saúde do seu pet.
Faça a escovação frequente para retirar pelos soltos, limpe as patinhas, dê banhos regularmente de acordo com a indicação do veterinário, faça a escovação dos dentes e não se esqueça de manter as vacinas em dia.
Também não se esqueça de que a alimentação correta é essencial para a saúde dos animais. Mantenha os recipientes de comida sempre higienizados e evite dar alimentos da mesa para eles. Assim, você contribui para um melhor funcionamento do sistema digestivo dos bichinhos.
2. Aplique telas de proteção nas janelas e sacadas
Outro cuidado indispensável, principalmente em apartamentos em andares altos, é manter a segurança dos pets checando todas as janelas e fazendo a instalação de telas de proteção.
Assim, você evita que os animais explorem locais não desejados ou fujam de casa. O ideal é escolher telas fabricadas com um material mais resistente. Faça a instalação em lugares estratégicos, como janelas, varandas e sacadas.
Leia também: Como adaptar a decoração para quem tem cachorros
3. Com o seu pet em casa, brinque com ele em locais adequados
Como os animais de estimação precisam gastar a sua energia de forma saudável, é essencial ter em mente que, assim como você, eles também precisam passear e se divertir.
Por esse motivo, se você tem um pet e está na busca por um imóvel novo, considere empreendimentos que possuem espaços próprios para os animais, como pet places. É o caso do Vivaz Vila Prudente, com opção de varanda, localizado a 5 minutos da Estação Oratório.
O pet place, por exemplo, é um espaço dentro do condomínio dedicado completamente para os bichinhos. Assim, além de garantir a segurança na hora do passeio, ele pode se divertir e explorar o local com mais liberdade.
4. Delimite espaços adequados para os itens do pet
Determine um cantinho especial e próprio para o seu animal de estimação, com os seus brinquedos e muito conforto. O mesmo vale para os tapetes higiênicos ou caixas de areia, delimitando um espaço específico para manter a higiene.
E em uma área oposta, mantenha a alimentação e água disponíveis para que o seu pet possa ter mais liberdade e conforto. Não se esqueça de pensar em ambientes calmos e seguros.
Leia também: Decoração para quem tem gatos: confira dicas especiais!
5. Escolha móveis que sejam seguros para o seu pet em casa
É essencial que o ambiente interno do seu apartamento possa refletir segurança e aconchego aos bichinhos. Assim, evite que o espaço do pet fique atrás de portas ou em corredores e evite o contato dele com plantas ou alimentos tóxicos.
O mesmo vale para os móveis: escolha aqueles feitos com materiais e superfícies que minimizem acidentes. Da mesma maneira, evite objetos pontiagudos, pisos e tapetes escorregadios.
Curta o seu lar com o seu pet!
Agora que você já sabe quais são os principais cuidados para ter um pet em casa, aproveite a companhia do seu bichinho e more com qualidade de vida! Conte com a Vivaz, faça uma simulação e garanta seu imóvel dos sonhos!