Você está se preparando para reformar o apartamento? Saiba que, antes mesmo de começar, é necessário ter atenção para os principais cuidados e evitar erros comuns que podem gerar grandes transtornos durante a obra e no futuro, como um resultado ruim.
Quando você se organiza corretamente, o processo tende a ficar mais tranquilo e fluido, ocorrendo dentro das expectativas. Essa é uma forma de amenizar as dificuldades e evitar que a reforma acabe virando uma dor de cabeça.
Veja quais são os 6 erros para ter atenção!
1. Não fazer um planejamento

O primeiro passo antes de uma obra é fazer um planejamento completo. Sem ele, você pode cometer erros que seriam facilmente previstos e acabar deixando o processo de reforma muito mais caro do que o necessário.
Além dos aspectos financeiros, verifique o prazo estimado da obra e os aspectos técnicos. Durante essa etapa, você pode contar com profissionais para uma avaliação mais realista.
A análise deve considerar as medidas do imóvel, o que será necessário conforme a estrutura da casa, entre outros pontos. Se o seu apartamento for em empreendimentos como o Vivaz Estação Lapa ou o Vivaz Connection Mooca, você já parte de um projeto com plantas inteligentes.
Esses imóveis têm espaços bem aproveitados, o que facilita o planejamento e a execução da reforma. Perceba que, muitas vezes, uma pessoa leiga pensa em materiais e procedimentos que não são viáveis para a estrutura do imóvel, o que torna o planejamento incorreto.
Procure fazer esse estudo com diferentes profissionais como arquiteto, engenheiro, pedreiro e eletricista, buscando opiniões distintas. Assim, você consegue encontrar as melhores condições e fazer um planejamento alinhado com a realidade.
Leia mais: Tipos de piso: conheça as características e selecione o ideal para seu apartamento!
2. Errar na hora de calcular o orçamento
O orçamento é um ponto que precisa ser considerado quando você começa a se planejar para reformar o apartamento. Portanto, vale a pena dedicar um cuidado especial para pensar nesse aspecto.
Você deve definir um limite e anotar os possíveis gastos, sem deixar de lado a possibilidade de ter custos adicionais no processo. Sem essa determinação, você acaba gastando sem perceber, especialmente em compras pequenas que podem sair mais caras do que o previsto.
Demore um tempo nessa etapa, anotando tudo que lembrar. Nesse momento, os profissionais ajudam a entender o que será realmente necessário.
3. Não escolher corretamente os profissionais

Você já viu que os profissionais têm um papel importante antes mesmo de a obra começar. Portanto, a escolha de quem executará a reforma do apartamento é essencial para evitar transtornos e aumentar as chances de ter o resultado desejado.
Se o planejamento e o orçamento tiverem sido bem definidos, fica mais fácil acertar na hora de escolher os profissionais, pois você já terá mais clareza sobre o projeto.
Tenha em mente que pessoas sem qualificação para o trabalho podem entregar um serviço inferior ao esperado ou mesmo gerar a necessidade de fazer o processo novamente. Uma aparente economia nesse sentido é capaz de resultar em gastos maiores ou na insatisfação com a reforma.
4. Comprar a quantidade certa de materiais
Além de escolher bem os profissionais, certifique-se de acertar na compra dos materiais. Veja o que é necessário para a estrutura do apartamento para que a obra seja viável e o local fique da maneira desejada.
Também é necessário fazer a compra dos itens em uma única remessa para garantir que eles tenham o mesmo padrão. Esse cuidado se relaciona com o planejamento, pois nele você identificará a quantidade certa a ser adquirida, evitando excessos ou falta de material.
Note que comprar aos poucos gera o risco de obter itens diferentes, que comprometem o resultado. Além disso, as compras fracionadas tendem a ter um custo mais alto e afetar as possibilidades de negociar por melhores condições.
Logo, veja com o profissional qual a quantidade certa a ser adquirida, evitando o excesso. Só não se esqueça de calcular a taxa de desperdício para a segurança da reforma.
Ela abrange perdas que podem acontecer no transporte, erros no corte e instalação ou outros imprevistos. Em geral, considera-se uma margem de 10 a 15% de perdas, porém, ela varia conforme o material e a complexidade da obra.
5. Negligenciar as instalações elétricas e hidráulicas

Na hora de pensar na obra, é comum que as pessoas pensem apenas em aspectos estéticos e externos. Contudo, existem as instalações básicas que devem ser observadas para evitar transtornos.
Muitas vezes, elementos fundamentais, como a rede elétrica, instalações hidráulicas e de esgoto, entre outras, precisam de reparos. Ainda, é necessário ter cuidado para não romper alguma ligação e gerar um problema maior.
Mais uma vez, converse com o profissional e faça as avaliações necessárias. Essa é uma forma de preservar a segurança e o conforto de todos os moradores, além de se refletir nas suas contas de água, energia e esgoto.
A razão é que instalações com defeitos costumam elevar os gastos e prejudicar o consumo consciente.
6. Ignorar riscos de imprevistos ou ajustes na obra
Por mais que o planejamento seja detalhado, é praticamente impossível garantir que uma obra siga do início ao fim sem ajustes no percurso. Quase sempre existe a possibilidade de encontrar alguma questão que não tenha sido levantada antes.
Esse é o caso de infiltrações, problemas estruturais ou a necessidade de trocar algum material que não atendeu às expectativas ao se planejar para reformar o apartamento. Ignorar essa realidade pode gerar frustração, atrasos e gastos inesperados.
Por isso, ao montar o orçamento, reserve uma margem financeira e de tempo para lidar com imprevistos. Essa folga evita que qualquer contratempo vire um prejuízo maior e permite que você tome decisões com mais calma.
Também vale manter uma comunicação constante com os profissionais envolvidos. Dessa maneira, se surgir a necessidade de ajustes, você será informado rapidamente e poderá avaliar alternativas antes de seguir adiante.
Como você pôde ver, estes 6 erros tendem a gerar dificuldades na hora de reformar o apartamento. Eles podem representar gastos desnecessários ou o risco de não ter o resultado desejado com a obra. Desse modo, evite esses equívocos comuns e torne o processo mais tranquilo.
Você gosta de dicas para a casa? Então siga a Vivaz nas redes sociais. Você nos encontra no Instagram, TikTok e YouTube!