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Salão de festas no condomínio.

Salão de festas no condomínio: quais são as regras e as vantagens que ele oferece?

11/11/2024 | 5 Min | Vivaz Residencial

Contar com um salão de festas no condomínio é uma facilidade, principalmente para quem gosta de celebrações. O ambiente é planejado para reunir pessoas com privacidade e conforto. Além disso, com ele, você não se preocupa se sua casa terá espaço suficiente para seus convidados.

Assim, o salão de festas pode ser entendido como uma espécie de extensão de todos os apartamentos de um condomínio. Justamente por ser uma área comum a todos, o local tem regras importantes que determinam seu funcionamento e uso conjunto.

Você está em busca de um imóvel e tem interesse em um condomínio com salão de festas? Então continue a leitura para saber quais são suas vantagens e as regras para usar o espaço!

O que é o salão de festas?

Salão de festas do Vivaz Prime Alto da Boa Vista.
Salão de festas do Vivaz Prime Alto da Boa Vista. Fonte Vivaz

Ter um salão de festas é uma das vantagens de morar em um condomínio. Essa é uma área de lazer pertencente a todos os seus moradores, que serve para a realização de diversos eventos — como churrascos, festas de aniversário e até reuniões.

Apesar de ser um ambiente comum, o salão de festas deve ser usado por um morador de cada vez. O espaço pode ser utilizado para receber pessoas que moram no condomínio e seus convidados, como amigos e familiares. Mas, para aproveitar o local, é necessário seguir suas regras de ocupação.

Vale saber que os salões de festas variam de tamanho e de estrutura conforme o condomínio. Por esse motivo, você pode encontrar ambientes mais equipados e outros menos.

Mais um ponto é que alguns empreendimentos oferecem churrasqueira e salão em um só lugar, enquanto outros os deixam em áreas separadas. Por exemplo, no Vivaz Prime Alto da Boa Vista, os moradores podem escolher entre usar o salão de festas ou a churrasqueira.

As duas alternativas também estão disponíveis no Vivaz Estação São Lucas. Dessa forma, há mais opções de local para realizar seus eventos!

Leia também: Como organizar um chá de casa nova?

Quais são as vantagens de morar em condomínio com salão de festas?

Salão de festas do Vivaz Estação São Lucas.
Salão de festas do Vivaz Estação São Lucas. Fonte Vivaz

Escolher um apartamento em um condomínio com ambiente para eventos, como o Vivaz Vila Ema, pode ser bastante vantajoso. Em primeiro lugar, você economiza no aluguel de outros locais para eventos. Afinal, o salão já faz parte da estrutura e costuma ser disponibilizado gratuitamente ou com

taxas reduzidas.

Além disso, realizar um evento no próprio condomínio é mais prático, já que não há necessidade de deslocamentos longos e você pode organizar tudo perto de casa. A característica torna o processo de programar uma festa mais fácil e prazeroso.

Ao mesmo tempo, o salão de festas permite a realização de eventos sem que eles precisem ocorrer dentro do seu lar. O ambiente oferece privacidade para receber as pessoas queridas e permite comemorar sem causar bagunça e aperto na sua casa.

O salão de festas também promove a convivência entre os condôminos, já que ele pode ser utilizado para eventos dos próprios moradores. Esse uso ajuda a fortalecer os laços com os vizinhos e cria um senso de comunidade.

Por fim, saiba que os empreendimentos com áreas de lazer tendem a ser mais valorizados no mercado. Isso significa que o seu imóvel pode manter um bom valor caso você decida vender o bem um dia.

Quais são as principais regras de uso do salão de festas no condomínio?

Salão de festas do Vivaz Vila Ema.
Salão de festas do Vivaz Vila Ema. Fonte Vivaz

Cada condomínio tem suas próprias regras para o uso do salão de festas, mas há questões que costumam ser tratadas nas normas de diferentes empreendimentos. Elas são importantes porque estabelecem cuidados para a preservação do espaço e para uma convivência sadia entre vizinhos.

Conheça os principais temas que costumam estar presentes nos regulamentos de salão de festas dos condomínios!

Agendamento

Uma das regras comuns nos condomínios com salão de festas é a necessidade de agendar o uso. Em prédios onde moram muitas pessoas, é natural que as datas em que os moradores desejam usar o ambiente coincidam. O agendamento evita conflitos e permite a organização dos condôminos.

Geralmente é cobrado o pagamento de uma taxa condominial adicional para o uso da área de lazer. O valor cobrado costuma ser utilizado para a manutenção do local.

Limpeza

A limpeza é outra questão regulada pelas regras do salão de festas do condomínio. Enquanto alguns locais incluem a higienização na taxa de uso do local, outros exigem que o próprio ocupante a realize. Por isso, confira se você precisa se preocupar em entregar o espaço limpo e organizado.

Uso de equipamentos de som e volume

Uma boa festa costuma ser repleta de risadas e de música, certo? Mas, ainda que o barulho seja natural, você precisa ter cuidado ao utilizar o salão de festas. Alguns condomínios têm restrições quanto ao uso de equipamentos.

Por exemplo, as regras podem limitar o volume ou o horário em que é permitido o uso de caixas de som ou instrumentos musicais. Essa é uma norma que busca manter o bem-estar dos moradores. Assim, mesmo quem não usa o salão de festas consegue aproveitar o dia em casa, sem incômodos.

Leia também: Como fazer um bom isolamento acústico no apartamento?

Número de convidados

Bares, restaurantes e baladas possuem uma capacidade máxima de pessoas. Ela é determinada para garantir a segurança de todos e também se aplica aos salões de festa, que podem receber uma quantidade limitada de convidados.

É preciso respeitar as regras de capacidade de pessoas do salão para que todos os participantes fiquem à vontade. Caso contrário, você pode ter problemas de falta de espaço ou gerar barulho excessivo — atrapalhando seus vizinhos.

Horário

O salão de festas no condomínio costuma ficar disponível para uso em horários definidos. Então a reserva não dá acesso a ele a qualquer momento — você deve respeitar os períodos determinados de ocupação e de encerramento dos eventos.

Geralmente, os condomínios permitem a presença de pessoas na área de lazer até às 22h. Há locais que antecipam o encerramento dos eventos, enquanto outros possibilitam a permanência até mais tarde — mas com limitação de ruídos.

Como você viu, o salão de festas no condomínio é um espaço para os moradores receberem convidados e realizarem eventos com comodidade. Conhecendo as regras para uso do local, você pode aproveitar melhor o ambiente para celebrar momentos especiais.

Agora que você já sabe sobre as vantagens de ter um salão de festas e suas normas, que tal conhecer outras regras de condomínio? Confira detalhes sobre a Lei do Silêncio e evite problemas!

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