Os revestimentos podem ser considerados um dos elementos principais na decoração de qualquer ambiente. Afinal, eles fazem toda diferença na estética do espaço com seus diferentes formatos, tamanhos e cores.
Mas é importante lembrar que, além da beleza, um revestimento deve oferecer praticidade e funcionalidade para sua rotina. A durabilidade e a manutenção do material devem ser critérios analisados antes da compra.
Como uma das partes mais difíceis de serem trocadas em uma decoração, é muito importante entender como escolher o melhor revestimento antes de tomar sua decisão final.
Então confira, a seguir, dicas para escolher seu revestimento e os melhores materiais para cada cômodo da sua casa!
Como escolher o revestimento?
Na hora de escolher o seu revestimento, é muito importante analisar alguns critérios para que o material tenha uma vida útil longa. Por isso, fique atento aos detalhes técnicos e às especificações, como:
- Resistência;
- Peso;
- Dimensões;
- Manutenção;
- Aplicabilidade.
Além de garantir a durabilidade do seu ambiente como um todo, essas especificações técnicas podem ajudar a evitar alguns problemas durante o futuro uso do ambiente, como o piso ser muito escorregadio para aquela área ou o revestimento ser muito difícil de limpar.
Outro critério que você deve considerar na hora de escolher o revestimento é a estética que deseja para aquele ambiente. Mesmo que não deva analisar a beleza como elemento principal nesse contexto, ela é muito importante para que o material escolhido esteja de acordo com o seu gosto.
Por esse motivo, você também deve analisar fatores como textura, acabamento, tonalidade, brilho e formato para encaixarem perfeitamente no estilo desejado.
Os revestimentos mais comuns
Utilizado como uma forma de acabamento para pisos e paredes, diferentes revestimentos garantem maior praticidade para a rotina e uma estética incrível para os ambientes.
Os revestimentos mais comuns no mercado e que servem muito bem como acabamento são:
- Porcelanato;
- Cerâmica;
- Ladrilho hidráulico;
- Madeira;
- Pastilhas;
- Tijolo;
- Mármore.
Mesmo que esses sejam os materiais mais utilizados, existem outras diversas opções disponíveis. Mas na hora de você escolher o seu revestimento, o ideal é pensar em qual local o material será aplicado, garantindo que a beleza e a funcionalidade fiquem sempre juntas.
Revestimento para cada ambiente
Como entendemos, a melhor maneira de escolher um revestimento para sua casa é pensar em qual cômodo aquele material será aplicado. Dessa forma, você conseguirá entender as características e as especificações técnicas que seu revestimento deve ter.
Comece fazendo algumas perguntas como:
- Esse espaço terá contato com umidade?
- O revestimento vai estar ao ar livre?
- Muitas pessoas circulam nesse ambiente?
- Qual o clima da região onde você mora?
Essas perguntas são importantes para entender quais detalhes técnicos você deve avaliar na hora da compra. Principalmente porque, com elas, entenderemos as necessidades de cada espaço.
Geralmente ambientes úmidos precisam de revestimentos mais resistentes e antiderrapantes para evitar acidentes. Enquanto áreas sociais e dormitórios podem ser revestidos com materiais mais nobres e aconchegantes.
Confira, a seguir, os melhores materiais para cada ambiente da sua casa!
Cozinha
Considerada o coração da casa, a cozinha deve receber um revestimento especial que alie praticidade e beleza. Pensando que esse espaço está em contato direto com vapor e umidade, é necessário que o material escolhido seja muito resistente para garantir a durabilidade.
O porcelanato e a cerâmica são os materiais mais utilizados como revestimento nesse ambiente. Além da fácil manutenção, em caso de alguma gordura ou algum alimento seja respingado no revestimento, eles evitam que o espaço fique escorregadio.
Esses materiais ainda têm a vantagem de terem diversas opções de modelos, formatos e texturas facilmente encontrados no mercado. Então é importante escolher o revestimento certo como uma forma de deixar sua cozinha mais moderna e funcional.
Sala de estar
Como um ambiente pensado para receber amigos e família, os revestimentos mais indicados para a sala de estar são aqueles que combinam com a sua decoração. Então você pode escolher desde revestimentos mais nobres, como mármore, até revestimentos mais aconchegantes, como madeira.
Basta você escolher o material que combina mais com seu estilo e sua decoração. Mesmo que para esse ambiente não existam regras, o porcelanato é um dos materiais preferidos, por serem resistentes e oferecerem uma beleza única à sala de estar.
Banheiro
Assim como a cozinha, o banheiro é um ambiente úmido que deve receber um revestimento resistente e durável. Por isso, na hora de escolher, os materiais antiderrapantes e de fácil manutenção garantem um ambiente seguro e prático para seu dia a dia.
As cerâmicas e os porcelanatos são excelentes opções e você poderá encontrá-los em diferentes formatos e cores diferentes, dando mais personalidade para seu espaço. Então uma dica é apostar em revestimentos que possam deixar seu banheiro com muito estilo, afinal eles são uma peça importante da sua decoração!
Dormitórios
Como um ambiente mais intimista, os melhores revestimentos para os dormitórios são materiais com características mais naturais que garantem conforto ao ambiente de descanso dos moradores.
Por isso, a madeira é um dos materiais mais indicados e desejados para esses espaços. Com a desvantagem de seu alto custo, outros materiais podem oferecer a mesma estética da madeira, mas com um melhor custo-benefício, como laminado e vinílico.
Além deles, o porcelanato e a cerâmica são muito indicados, mas como materiais mais frios, quando utilizados no piso do dormitório, precisam estar combinados com tapetes para garantir um maior conforto.
Área externa
Exposta a diversas mudanças de clima e temperatura, a área externa deve ter um revestimento apropriado para garantir a durabilidade.
Por esse motivo, as pedras e os decks são excelentes opções. Além de antiderrapantes, são materiais muito duráveis que podem ficar expostos às mudanças climáticas como calor e fortes chuvas.
Dicas para escolher o melhor revestimento para sua decoração!
Agora que você já sabe como escolher o seu revestimento, podemos te ajudar com outras dicas para deixar a decoração da sua casa ainda mais interessante. Confira, a seguir, dicas que vão transformar seu revestimento no grande destaque do ambiente!
Aposte nas cores
Os revestimentos coloridos podem transformar seu espaço e dar uma cara nova ao ambiente. Por isso, aposte nas cores mais vibrantes para criar uma decoração mais descontraída e divertida.
Além disso, as cores podem transmitir sentimentos e reações nas pessoas. Então, se busca por uma decoração mais tranquila, pode apostar nas tonalidades de azul; agora se quer criar um ambiente bastante alegre, o amarelo é a cor ideal! Depois desse conteúdo, você está pronto para escolher o seu revestimento.
Invista nos formatos
Mesmo que o mercado ofereça muitos revestimentos mais tradicionais, você consegue encontrar peças com diferentes formatos, sendo uma ótima opção para quem busca algo diferente que pode ser o grande destaque de um ambiente.
Combinação entre revestimentos
Outra maneira de deixar sua decoração superinteressante é combinar diferentes revestimentos. Você pode aliar as duas dicas acima em uma única jogada, ou seja, além de combinar cores, pode combinar diferentes formatos.
Aposte na combinação entre revestimentos geométricos e os mais tradicionais, criando um ambiente bem moderno que proporciona uma decoração contemporânea e divertida ao mesmo tempo.
Chegou a hora de escolher o seu!
Considerando todas as dicas, sem deixar de lado os detalhes técnicos e, claro, o seu gosto, pode ter certeza que você vai fazer a escolha certa!