Ter um guarda-roupa embutido pode transformar um ambiente, proporcionando uma sensação de organização e até sofisticação. Além de ganhar espaço no cômodo, com esse tipo de armário, você consegue adaptar o uso do móvel às suas necessidades e ao estilo de decoração do seu lar.
Mas, sem uma escolha bem planejada, o que deveria ser um facilitador para sua casa pode acabar gerando frustrações. Por conta disso, é necessário entender as opções disponíveis para guarda-roupa embutido e como listar as principais características para compor o seu móvel.
Quer saber mais? Neste conteúdo, você conhecerá as principais vantagens de ter um guarda-roupa embutido e como ele pode auxiliar na organização e complementar a decoração do seu quarto.
Vamos lá?
Quais são as vantagens de ter um guarda-roupa embutido?
Escolher um guarda-roupa embutido planejado pode ser muito interessante para a decoração do seu apartamento.
Veja as principais vantagens de ter o seu!
Otimização de espaço
Em primeiro lugar, o guarda-roupa embutido se destaca por otimizar espaços ao decorar um apartamento compacto. Afinal, ele é projetado para você aproveitar ao máximo a área disponível no ambiente, podendo ocupar do chão ao teto e se adaptando perfeitamente a áreas irregulares.
Desse modo, com um guarda-roupa embutido na parede, você cria uma sensação de que o espaço é maior. Isso acontece porque ele facilita a circulação no ambiente sem ocupar uma grande área, como os armários convencionais.
Organização dos ambientes
Com um móvel planejado e projetado para ocupar determinado espaço, é possível ter uma maior organização do ambiente. Com isso, você pode incluir prateleiras a mais, nichos internos ou escrivaninhas para arrumar melhor o quarto, por exemplo.
A integração não apenas melhora a organização interna do guarda-roupa, mas permite que o espaço do quarto seja usado de maneira mais eficiente. Com esse móvel, não há espaços sem preenchimento, contribuindo para um cômodo visualmente agradável, sem poluição visual.
Outro ponto positivo é a sensação de limpeza. Como ele acaba com os vãos nas paredes que são comuns com guarda-roupas tradicionais, o quarto pode acumular menos poeira — e as faxinas ficam mais simples e rápidas.
Leia também: Divisória de ambiente: como transformar os espaços da sua casa com ela?
Decoração harmônica
O guarda-roupa não é só um elemento funcional, que está ali para cumprir um único propósito no quarto. Ele também é um item que deve estar alinhado com a sua decoração, agindo como um complemento para o visual dos cômodos do seu apartamento.
Por exemplo, o armário embutido pode criar a impressão de que é uma extensão das paredes ou portas próximas, trazendo mais unidade e coerência para o ambiente. Assim, você pode aproveitar melhor os espaços sem comprometer a estética do cômodo.
Veja como esse projeto de guarda-roupa embutido colabora com a decoração e aproveita melhor os espaços na planta do Vivaz Vila Prudente:
Quais são as principais opções de guarda-roupas embutidos?
Como ocorre com outros móveis, o guarda-roupa embutido pode ser feito de diferentes materiais. Conheça as principais opções!
MDF
Entre os tipos mais comuns, é possível destacar o guarda-roupa embutido de madeira. Esses móveis podem ser projetados com o conhecido MDF (sigla em inglês para o painel de fibra de densidade média). Ele é composto por fibras de madeira e outros materiais e se destaca pela sua versatilidade e até por ser mais barato, muitas vezes.
Madeira maciça
Também é possível ter um guarda-roupa embutido de madeira maciça, que combina elegância e resistência para o móvel. Apesar de mais caro do que o MDF, ele tende a ter uma vida útil mais longa, o que pode compensar o preço.
Leia também: Parede de tijolinho: confira dicas e inspirações para fazer em casa
Alvenaria
Outro caminho é fazer o guarda-roupa com alvenaria, construído com tijolos, cimento e outras estruturas. Essa pode ser uma alternativa para quem busca um móvel mais resistente — mas ele pode ser mais difícil de modificar ou remover depois.
Modulares
Diferentemente dos guarda-roupas projetados, o móvel modular é composto por estruturas individuais combinadas da maneira que faz mais sentido para o seu ambiente. Ao juntar as unidades, você consegue construir um espaço inteligente de armazenamento no apartamento.
O grande diferencial do guarda-roupa modulado é a sua capacidade de adaptação. Embora não seja projetado especificamente para um espaço, você pode ajustar a configuração dos módulos para se adequar às dimensões e características do ambiente.
Vale destacar que você pode combinar outros materiais no projeto do seu guarda-roupa, como vidro ou gesso. O ideal é escolher de acordo com o espaço disponível e seu orçamento.
Como personalizar o seu projeto para guarda-roupa embutido?
Personalizar um projeto de guarda-roupa embutido permite otimizar o espaço e atender às suas necessidades específicas, como você aprendeu.
Saiba como realizar o planejamento do seu móvel de forma personalizada!
Analise as suas necessidades
O primeiro passo para você entender como deve ser o seu guarda-roupa é analisar todas as suas necessidades para o móvel. Portanto, considere os objetos que serão guardados, como roupas, perfumaria, calçados, malas etc.
As quantidades e medidas dos objetos também devem ser consideradas. Afinal, se você tem um guarda-roupa mais voltado ao inverno, é natural que existam casacos e vestidos longos e pesados. Considere a inclusão de nichos ou gavetas para acessórios, calçados e bolsas.
Caso você divida o quarto com um cônjuge, as necessidades individuais devem ser analisadas em detalhes, pensando nos desejos de cada um. Nesse caso, o móvel pode ter a sua estrutura dividida em dois espaços principais.
Escolha portas adequadas
Assim como avaliar as necessidades para o seu móvel, escolher as portas faz parte da personalização do seu guarda-roupa. As portas podem ser de correr, dobráveis ou de abrir, dependendo do espaço disponível e da preferência pessoal.
Pense no impacto estético do material escolhido. Por exemplo, portas de vidro ou espelho podem adicionar um toque moderno e ampliar visualmente o ambiente. Caso você deseje seguir o estilo clean, puxadores embutidos nas portas podem ser uma alternativa interessante.
Alinhe com todo o ambiente
O guarda-roupa não precisa ser um móvel independente na sua decoração. Caso você opte por projetá-lo, é possível pensar em uma estrutura que contemple diversas funções.
Por exemplo, o armário pode ser feito com uma escrivaninha para criar um escritório para o home office ou ser um ambiente de estudos. Mais uma possibilidade é ele ter um painel para televisão.
Neste conteúdo, você conferiu as principais vantagens e opções disponíveis para ter um guarda-roupa embutido. Agora que você sabe como ele pode ser um móvel funcional e um complemento para a decoração do ambiente, é possível escolher melhor o seu.
Além do guarda-roupa embutido, aprender a aproveitar as áreas em todos os cômodos ajuda a trazer funcionalidade para o seu apartamento. Descubra como otimizar espaços em sua casa!