A cozinha americana está cada vez mais presente no Brasil, isso porque, a sua configuração permite uma integração com os demais ambientes sociais do apartamento.
Por ter um design moderno e tornar o espaço mais funcional e harmônico, a cozinha americana, que possui origem norte-americana, caiu no gosto dos brasileiros, afinal, seu formato é perfeito para quem gosta de receber convidados em casa.
Com uma ampla abertura, a cozinha se torna um espaço fluido, sem limitações, uma estratégia muito utilizada em apartamentos que possuem metragens menores, pois valoriza e ainda amplia o espaço.
Confira, a seguir, o que é cozinha americana, suas diferentes configurações e algumas dicas para decorá-la.
O que é cozinha americana?
A cozinha americana é uma configuração onde ela não fica separada dos demais cômodos da casa por paredes, o que possibilita a sua integração com as demais áreas sociais.
Isso se dá a partir da sua delimitação diferenciada, que ocorre por meio de uma meia-parede, uma bancada ou, até mesmo, uma mesa de jantar, que cria um layout singular e integrando tanto a sala de jantar, como a sala de estar.
Os profissionais da arquitetura planejam essas divisões para que sejam utilizadas como um ambiente para refeições rápidas. Além disso, este é o espaço ideal para tornar a cozinha um ponto de encontro.
Com contato direto entre os ambientes, a socialização continua, já que o contato visual não é interrompido. Então, você pode cozinhar ou realizar alguma tarefa na cozinha enquanto seus visitantes podem estar confortáveis na sala de estar ou jantar sem que a interação se rompa.
Diferentes configurações da cozinha americana
Sabemos que a cozinha americana é integrada com outros cômodos, contudo, essa integração pode ser realizada de diferentes maneiras. Separamos três opções para que você possa escolher a que mais te agrada.
1. Cozinha totalmente integrada
Essa configuração potencializa o efeito de ambiente integrado, deixando-o ainda mais amplo. Isso acontece porque, não existe nenhum elemento vertical entre a cozinha e os espaços que se conectam a ela.
Dessa forma, o ganho de área útil é nítido, visto que uma ou mais paredes são eliminadas, o que libera alguns centímetros de piso. Além disso, a passagem entre os cômodos também fica mais livre.
Porém, mesmo com essa maior integração entre os espaços, muitas pessoas optam por utilizar recursos decorativos entre os ambientes. O objetivo é criar uma divisão discreta, como: mudar o revestimento do piso, colocar floreiras baixas, entre outros.
2. Cozinha parcialmente integrada com alvenaria
É a configuração mais utilizada para as cozinhas americanas, já que o balcão feito de alvenaria é utilizado como principal elemento e é configurado como metade de uma parede comum.
Esse modelo tem como função, delimitar o espaço entre a cozinha e os demais ambientes. Mas também pode ser utilizado, por exemplo, como um espaço de refeições, seja para preparar alimentos ou apoiar pequenos eletrodomésticos, o que facilita o dia a dia dos moradores.
Com ele, é possível integrar os espaços garantindo maior fluidez entre eles e facilitando o convívio entre os moradores e visitantes.
3. Cozinha parcialmente integrada com mobiliário
Outra possibilidade de configuração para a sua cozinha americana é integrá-la com um mobiliário. Essa é uma maneira de delimitar o ambiente e otimizar as funções que o seu lar necessita.
Assim, você pode aproveitar o espaço que seria destinado ao balcão de alvenaria colocando uma mesa de jantar, uma bancada para refeições rápidas, entre outras opções.
Essa é uma boa opção, principalmente, para apartamentos com metragens menores, pois é possível utilizar esse mobiliário de diversas maneiras.
Dicas práticas para decorar uma cozinha americana
Para garantir um ambiente agradável e convidativo para a sua cozinha, o ideal é optar por uma decoração personalizada para a sua família. Pensando em te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas sobre o assunto. Confira!
Pense no estilo de decoração
Para isso, existem duas possibilidades: você pode criar um estilo decorativo único para a cozinha americana ou trazer a decoração da sala para este espaço, já que os ambientes estão integrados.
Alguns elementos podem deixar a sua cozinha com um charme a mais, como azulejos, papel de parede, plantas, pendentes, entre outros.
Até mesmo os seus utensílios de cozinha e armários podem fazer parte da decoração, só é necessário tomar cuidados com os excessos, para não criar uma estética com poluição visual.
Considere incorporar diferentes cores
Pensar em diferentes cores para a sua cozinha americana pode ser uma opção interessante para a decoração. É possível brincar com a paleta de cores, sempre baseando-a nas tonalidades e no estilo de cozinha que você quer para a sua casa.
Optar por uma cozinha em tons predominantemente mais neutros como o branco, o bege e o cinza, e colocar pontos estratégicos de cor nos objetos, pode ser muito atrativo. Outra opção é colocar cor nos armários, como o verde e o azul, que são mais vibrantes e trazem um ar mais divertido para o espaço.
Aposte em móveis funcionais
Ao apostar em móveis funcionais, você precisa planejar onde posicionar cada um dos itens da cozinha americana de acordo com as suas necessidades. Como por exemplo, ao escolher os armários, pense em um modelo que além da funcionalidade, traz mais praticidade e organização para o cômodo.
Os móveis planejados também são uma ótima opção para as cozinhas americanas, pois garantem maior funcionalidade, praticidade e elegância, já que são pensados exatamente para o seu espaço, tornando o ambiente ainda mais personalizado.
Dessa maneira, toda a área disponível da sua cozinha americana é aproveitada, o que faz muito sentido para apartamentos menores, onde cada centímetro conta.