A parede de tijolinho é uma forma de decoração muito interessante para quem deseja transformar o lar, mas não quer optar por uma reforma muito radical. Simples, criativa e ideal para quem quer dar uma nova cara a ambientes específicos.
Pode ser feita a partir de um preço acessível, por meio de materiais mais baratos porém resistentes, além de que a parede de tijolinhos também pode contribuir com um maior conforto térmico e o isolamento acústico. Outra vantagem é a sua versatilidade.
Confira, a seguir, algumas ideias para criar a sua própria parede de tijolinhos em casa.
Decoração de parede com revestimento tijolinho
Com várias opções de cores e tamanhos, a decoração com tijolinhos pode ser feita de diversas maneiras e materiais. Um bom exemplo é o uso do próprio revestimento para fazê-la em casa.
Atemporal, essa é uma forma de decoração que pode ser aplicada tanto na área externa, em churrasqueiras, nos jardins etc, quanto em áreas internas, como na cozinha ou até mesmo na sala de estar.
O revestimento cerâmico que reproduz a padronagem do tijolinho também é um ótimo aliado para quem deseja fazer a instalação de forma prática, e ainda, garantir uma manutenção descomplicada.
Para fazer a aplicação, basta preparar a parede que receberá o revestimento, limpando-a com um pano úmido, e então, aplicar a argamassa e instalar os revestimentos adequadamente.
Lembre-se de que é indispensável esperar o tempo correto indicado para completar a secagem.
Assim como o tijolo comum, o uso do revestimento para fazer a parede de tijolinhos é a forma mais tradicional de aplicação. E ainda é uma opção que oferece a economia de espaço, já que é uma solução mais espessa do que os tijolos comuns.
Entretanto, vale lembrar que você também pode optar por outras alternativas. Confira!
Possíveis estilos para a parede de tijolinhos
A parede de tijolinhos é uma decoração versátil que pode ser utilizada em diferentes ambientes, e ainda, pode oferecer delicadeza ou um aspecto mais clássico, a depender do efeito desejado.
Para isto, existem diversos estilos possíveis:
- Industrial;
- Com papel de parede;
- Tradicional com tijolos de verdade;
- Visual natural;
- Textura de tijolinhos;
- Isopor ou EVA;
- Colorido;
- Com gesso e grafiato;
- Com papel adesivo;
- Uso de pátina para um modelo mais rústico.
Parede de tijolinho com gesso e grafiato
A partir de um molde feito em MDF ou silicone, com as medidas de 15x5cm e 1cm de profundidade, é possível criar uma parede de tijolinhos com gesso e grafiato, e o melhor, em casa. Você só precisará seguir o passo a passo.
Faça um molde que servirá como uma forma para criar os tijolinhos, a partir de uma mistura feita de gesso e grafiato com água. A seguir, você pode adicionar um corante específico para colorir a mistura da cor que deseja que os tijolinhos sejam.
Então, quando chegar na cor desejada e num estado pastoso, a massa está pronta para ser aplicada na parede. Para isto, cubra o molde com um plástico e posicione-o na sua parede. Não se esqueça de ficar atento quanto ao espaço entre cada tijolinho.
Assim que aplicar todos, basta adicionar uma camada de resina para que as peças não soltem pó no chão e o acabamento fique mais bonito.
Parede de tijolinho com papel adesivo
Se você deseja uma solução mais simples, a parede de tijolinhos feita de papel de parede é uma ótima opção. Assim como a alternativa com papel adesivo é ainda mais prática. Veja, a seguir.
A simplicidade já começa na lista de materiais: papel adesivo da sua escolha, fita métrica para medir a parede e tesoura. Basta medir a parede, cortar de acordo com o tamanho calculado e aplicar na parede limpa.
A única dica essencial para ter um resultado perfeito é ficar atento quanto às bordas do papel adesivo, para garantir que o desenho fique contínuo e a padronagem não fique torta.
Além disso, essa é uma opção que oferece um acabamento muito bonito se bem aplicado. E como existem muitos modelos, cores e opções de texturas, é possível optar por opções mais artísticas e até mais realistas.
Opções para todos os gostos
Há ainda outras ideias para criar a sua própria parede de tijolinhos em casa. Para isto, você também pode escolher por materiais como placas de isopor ou folhas de EVA.
Ambos possuem um custo menor e podem ser encontrados facilmente em papelarias. A dica, neste caso, é se atentar à manutenção e a limpeza, pois como são materiais menos resistentes, é preciso sempre estar de olho na conservação.
Ambientes com parede tijolinho
Assim como a parede de tijolinhos pode ser feita de diferentes maneiras, ela também é ótima para decorar ambientes em praticamente todos os cômodos da sua casa.
Na sala, por exemplo, é uma opção bastante interessante quando combinada com um rack, painel de TV ou com um sofá de cores escuras, como marsala, preto, verde escuro, vinho ou azul petróleo. Ainda mais com tijolinhos de tons claros.
No banheiro, a decoração com tijolinhos funciona muito bem fora ou dentro do box, já que, além do aspecto rústico, também podem assumir uma aparência mais delicada.
É possível harmonizar o padrão com o mármore ou gabinetes, cubas e outros móveis em cores claras, como o branco, cinza claro e o bege.
Também é possível utilizar a parede de tijolinhos no quarto, pois como essa decoração transmite uma sensação de aconchego, funciona muito bem quando combinada com cabeceiras, modelos de cama box e espelhos amplos, por exemplo. Uma dica interessante é focar na iluminação para contribuir com ainda mais conforto.
Já na cozinha, a parede de tijolinhos pode ser o destaque visual do cômodo. Para isto, é só focar em eletrodomésticos que sejam mais minimalistas para evitar excessos visuais. Os modelos branco e inox de geladeiras e fogões, por exemplo, são boas alternativas para uma estética mais harmônica.
Gostou do conteúdo? Então, confira o post no Instagram sobre o estilo tijolinho nas paredes, além de conteúdos similares: