Skip to content
Confira como comprar apartamento na planta e facilitar a conquista do seu imóvel dos sonhos a partir de dicas essenciais no processo.

Como comprar apartamento na planta: confira todos os detalhes!

08/04/2024 | 6 Min | Vivaz Residencial

“Como comprar apartamento na planta?” Essa pode ser a dúvida de muitas pessoas que estão em busca de um imóvel.

Até porque, este é um investimento que, para além da conquista da casa própria, significa uma oportunidade de gastar menos. Mas, é preciso estar atento às suas necessidades, pois este é um modelo de compra para quem não tem pressa de mudar.

Além disso, a popularidade desta modalidade de compra tem aumentado, seja pela possibilidade de personalização dos acabamentos ou pela facilidade no pagamento, dentre outras vantagens.

Da mesma maneira, como outras etapas da jornada de busca de um imóvel, essa decisão pode gerar dúvidas. Então, confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre como comprar um apartamento na planta.

O que é um apartamento na planta?

O apartamento na planta é um imóvel novo que ainda está na fase de planejamento ou de construção, ou seja, ainda será construído, e portanto, não está pronto.

Por esse motivo, a ideia de comprar um apartamento na planta é indicada somente para as pessoas que não precisam se mudar imediatamente.

Piscina do Vivaz Prime Vila Nova Cachoeirinha Fase 2, empreendimento em construção.
Piscina do Vivaz Prime Vila Nova Cachoeirinha Fase 2, empreendimento em construção. Fonte: Vivaz

Além disso, em comparação, também é um tipo de compra que oferece condições de preço, pagamento e financiamento mais em conta do que os apartamentos prontos, pois os imóveis na planta tendem a ter um preço mais competitivo.

O preço é mais acessível?

A partir das informações apresentadas anteriormente, além da dúvida sobre como comprar apartamento na planta, pode surgir outra: “O apartamento na planta possui um preço mais acessível?”. Bem, isto depende de alguns fatores como:

  • Quanto tempo o comprador têm para dar o valor de entrada;
  • Quanto tempo levará o financiamento imobiliário escolhido;
  • Quais são as ofertas do mercado no momento da busca e da compra do imóvel.

Entretanto, vale lembrar que, como o apartamento ainda não está pronto, a maior parte das construtoras costumam oferecer um preço mais acessível, além de condições de pagamento diferenciadas, com o objetivo de atrair novos compradores.

E por se tratar de um imóvel na planta, que possivelmente ainda estará em construção, após pagar o valor estabelecido de entrada, o restante do pagamento é diluído em diversas parcelas até a entrega das chaves, o que alivia o orçamento familiar. 

Outra informação importante é que os valores da compra do apartamento na planta são corrigidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção, que é o INCC: um índice calculado baseado nos custos da mão de obra e materiais utilizados durante o projeto.

Confira todos os detalhes sobre esse índice: O que é INCC e como ele interfere na compra do imóvel?

Quais são as vantagens de comprar apartamento na planta?

Além do preço, ao se informar sobre como comprar apartamento na planta, é interessante entender que este modelo pode oferecer algumas vantagens quando comparado a outras modalidades de aquisição. Confira!

  • Personalização: Muitas construtoras possibilitam a opção de personalizar a unidade, ou seja, é possível escolher os pisos, revestimentos e/ou até os móveis planejados, de acordo com o que for estabelecido com a construtora;
  • Pagamento: As condições de pagamento diferenciadas são uma das principais vantagens, pois não é preciso, necessariamente, ter condição de pagar à vista ou conseguir o financiamento imediatamente;
  • Valorização: Após a conclusão das obras no apartamento, é muito provável que ele passe a valer mais do que quando estava na planta;
  • Tempo: Como o imóvel ainda está em construção, é possível ter mais tempo para se planejar financeiramente e se organizar para a mudança;
  • Menos reparos: Tratando-se de um imóvel novo, é bem provável que ele não precise de grandes reformas, pois, como está no processo de construção, já receberá as modificações necessárias com antecedência;
  • Valor de entrada: O custo de entrada para o pagamento do apartamento na planta pode ser dividido pelo tempo da construção, ou seja, mais uma facilidade quanto ao orçamento.

5 dicas essenciais para comprar apartamento na planta

Confira, a seguir, o que analisar, como se preparar, além de dicas imperdíveis sobre como comprar apartamento na planta de maneira eficaz e descomplicada.

1. Organize o seu orçamento

Em primeiro lugar, é essencial avaliar o seu orçamento e entender se este é um bom momento para comprar o seu imóvel dos sonhos. Assim, fica mais fácil verificar as condições de mercado e quais são as propostas de financiamento.

Lembre-se que, além do valor de entrada, você terá que pagar as prestações intermediárias e outras despesas extras como taxas do cartório, ITBI, etc.

2. Conheça os custos e os prazos

O valor do apartamento na planta pode até ser mais atrativo para o seu bolso, mas ainda assim, é preciso estar atento quanto às formas de pagamento, para entender o que é melhor para o seu orçamento.

Este é um erro comum de pessoas que ainda estão na dúvida de como comprar apartamento na planta e ainda não se informaram sobre os cuidados necessários.

Por esse motivo, é indispensável analisar: a quantidade de parcelas, o valor das taxas de juros, os custos de cada parcela, qual é o percentual de entrada e se todas as condições estão de acordo com o seu planejamento financeiro.

3. Escolha um apartamento com boa localização

Para garantir uma boa escolha, é necessário que você esteja confortável quanto às principais características do imóvel, sendo a mais importante: a localização. Portanto, é preciso conhecer a região previamente e avaliá-la.

Confira se é segura, se a infraestrutura está de acordo com a sua necessidade, se há opções de transporte para o seu estilo de vida, se há lazer, comércio e serviços que facilitam o seu dia a dia, entre outras informações relevantes. 

Leia também:

4. Informe-se sobre o financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma parte que pode descomplicar bastante o processo de compra do apartamento na planta. Isto porque, esta é uma modalidade que facilita o pagamento. Portanto, avalie as condições.

Assim, busque entender desde o início do processo de compra, como funciona o financiamento, qual é o tempo estabelecido para o pagamento, qual será o saldo a financiar, como funciona a aprovação e quais taxas surgirão ao longo do processo. 

Confira também:

5. Procure uma construtora de confiança

Por se tratar da compra mais importante da sua vida, é essencial que você procure uma construtora de confiança, ou seja, aquela que realmente se preocupa em facilitar os processos, esclarecer todas as suas dúvidas e te entregar o melhor.

Além da reputação da empresa, é preciso entender se até mesmo os materiais de divulgação são completos e se entregam a maior parte dos detalhes técnicos que você precisa conhecer. 

Agora que você já sabe como comprar apartamento na planta, se liga nessa dica a seguir!

Com a Vivaz, você pode contar sempre. Afinal, acreditamos que podemos fazer mais quando trabalhamos juntos e é uma honra poder te ajudar a realizar este sonho.

| Comentários

Assine nossa

Newsletter

    Um ou mais campos têm um erro.
    Por favor verifique e tente novamente.
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.
    Agradecemos por se inscrever na Newsletter!
    Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.
    Por favor, tente novamente mais tarde.