A dúvida entre escolher móveis planejados ou modulados pode surgir assim que você começa a procurar um novo imóvel para morar. Afinal, é importante que a mobília do apartamento também atenda todas as suas necessidades.
Essa escolha pode se tornar mais fácil quando você conhece as particularidades de cada um deles. Dessa maneira, você conseguirá sanar todas as suas dúvidas e optar pelo estilo de móvel que mais faz sentido para o seu apartamento nesse momento.
Para te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo completo, para que você entenda o que são móveis planejados e móveis modulados, quais são as suas vantagens, desvantagens e mais! Confira.
O que são móveis planejados?
Os móveis planejados são aqueles feitos sob medida para o seu cômodo, a fim de poder aproveitar cada espaço do seu apartamento, da melhor maneira possível.
As empresas desenvolvem esses móveis planejados a partir de modelos prontos. Porém, é possível personalizá-los da forma que você preferir, seja modificando suas medidas, acabamentos, puxadores e/ou suas cores.
Tudo é feito de acordo com o seu gosto, com as medidas exatas de cada um dos ambientes e o design desejado. Portanto, sua maior vantagem está no fato de que os móveis planejados otimizam o espaço e proporcionam mais beleza ao ambiente.
Leia também: Reforma em casa: como deixá-la com o seu estilo
Contudo, por serem móveis feitos exclusivamente para você e seu lar, o seu preço é mais custoso, justamente pela necessidade de planejamento e por todo o processo de produção desse material. Além disso, sua entrega também costuma ser mais demorada do que os outros modelos de móveis.
O que são móveis modulados?
Diferentemente dos móveis planejados, os móveis modulados são feitos com medidas padronizadas, logo não é possível alterá-las. Um exemplo prático é quando você vai a uma loja de e móveis e compra um dos guarda-roupas.
Desenvolvidos a partir de um padrão de tamanho e design pré-estabelecidos, normalmente estes móveis são produzidos em série, o que torna os valores menores quando comparados ao custo dos móveis planejados.
As peças são feitas separadamente, mas combinam entre si de diferentes formas. Dessa maneira, eles se encaixam de acordo com o tamanho disponível no ambiente, além de atender às suas necessidades.
Assim, é possível montar a sua cozinha com a configuração desejada, de acordo com o que é melhor para o seu espaço.
Para fazer uma cozinha com móveis modulados, você encontrará diversos módulos disponíveis, com tamanhos e características variadas para compor esse ambiente. Por esse motivo, é interessante entender essas diferenças.
É importante ressaltar que, esses módulos podem incluir prateleiras, gavetas, nichos, armários, entre outros móveis.
Leia também: Confira possíveis configurações de cozinha para a sua casa
Vantagens e desvantagens de cada um
De acordo com o significado de cada um dos modelos de móveis, conseguimos perceber que existem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na hora de escolher o ideal para as suas necessidades. Confira!
Móveis planejados
Como vimos anteriormente, esses móveis são projetados para um espaço específico, para atender as preferências individuais de cada consumidor.
Assim, confira quais são as vantagens e desvantagens de optar pelos móveis planejados.
Vantagens:
- Possibilidade de personalização: cada peça é projetada e fabricada de acordo com as especificações do cliente, o que confere um alto grau de personalização;
- Aproveitamento máximo do espaço: os móveis são ajustados milimetricamente para otimizar o uso de cada um dos seus ambientes;
- Qualidade superior: geralmente, os móveis planejados são fabricados com materiais de alta qualidade e acabamentos mais elaborados;
Desvantagem:
- Maior custo: devido ao alto nível de personalização e qualidade, os móveis planejados tendem a ser bem mais caros em comparação ao custo dos móveis modulados.
Móveis modulados
Já os móveis modulados são aqueles que possuem uma confecção padronizada, feitos para se encaixar entre si de maneira flexível, possibilitando assim diversas combinações.
Vantagens:
- Maior flexibilidade: permitem criar diferentes configurações e, se for necessário, adicionar ou remover os módulos para que se adequem ao seu ambiente;
- Montagem facilitada: geralmente os móveis modulares são de fácil montagem, pois todos os módulos já vêm prontos;
- Menor custo: por serem produzidos em escala e produção em massa, tendem a ter preços mais reduzidos e acessíveis;
Desvantagem:
- Padronização: os módulos têm tamanhos pré-definidos e são produzidos em grande escala, o que acaba limitando a personalização em alguns casos.
O que vale mais a pena: móveis planejados ou móveis modulados?
Após todas essas informações, você pode estar se perguntando qual modelo de móvel é o ideal para o seu apartamento. Para isso, é necessário analisar o seu lar e verificar as suas prioridades.
Para facilitar a escolha entre esses dois modelos de móveis, confira estas dicas:
- Para apartamentos menores, os móveis planejados podem funcionar melhor;
- Se você quer economizar e mesmo assim deseja ter um móvel de qualidade, opte pelos modulados, já que os gastos podem ser 30% a 90% menores se comparados aos custos dos móveis planejados;
- Para quem ama personalização, os móveis planejados são uma boa opção e oferecem exclusividade;
- Se você deseja uma maior agilidade na entrega, porque precisa se mudar com uma certa urgência, por exemplo, escolha os móveis modulados.
Gostou desse conteúdo e está a procura de um apartamento que atenda as necessidades, e que garanta um valor que cabe no seu bolso? Na Vivaz você pode encontrar o seu imóvel dos sonhos, confira!