Você já pensou em ter um espaço pet no seu apartamento? Ter um cantinho só para o seu animal de estimação dentro de casa — seja ele um cachorro, gato, pássaro ou qualquer outro bichinho — já virou prioridade para muitas pessoas.
Afinal, os pets evoluíram de companheiros para verdadeiros membros das famílias. Por isso, é interessante pensar em espaços seguros, confortáveis e cheios de estímulos para o bem-estar do animal e dos seus tutores.
Quer saber mais sobre esse tema? Neste conteúdo, você verá a importância de ter ambientes dedicados ao seu pet e conhecerá 5 ideias para aplicar na sua casa ou apartamento. Confira!
Por que ter um espaço pet?

Quase todas as pessoas têm um lugar favorito em seu apartamento. Para uns, esse pode ser o seu quarto, enquanto outros podem preferir a sala de estar ou mesmo a varanda decorada. Para os pets, essa realidade não é diferente.
Desse modo, é muito comum adaptar um canto da sala, colocar a cama perto da janela ou deixar os brinquedos dele espalhados pelo chão. Isso mostra o quanto os pets fazem parte da rotina e como é importante que eles também tenham um espaço pensado para eles.
Além disso, criar esse ambiente para o animal de estimação costuma ser interessante pensando na saúde física e emocional do pet. Por exemplo, cachorros precisam de estímulos diários para não ficarem estressados ou ansiosos.
Por outro lado, os gatos, por instinto, gostam de observar o ambiente de lugares altos, afiar as garras e ter um local tranquilo para descansar. Um espaço bem planejado dentro do apartamento pode oferecer tudo isso, deixando o lar mais agradável para todos os seus moradores.
Somando-se aos locais no próprio apartamento, é interessante que os condomínios tenham esse espaço pensando na comodidade dos seus moradores. O Vivaz Freguesia do Ó, por exemplo, tem um pet place no projeto.
Saiba mais: Confira as vantagens de ter pet place no condomínio!
Quais são os cuidados importantes para tomar?

Antes de começar a montar o espaço pet no seu apartamento, é interessante tomar certos cuidados pensando tanto em conforto quanto em segurança. O primeiro deles é o local da casa que será destinado ao seu animal de estimação.
Para entender melhor, imagine que você tem um gatinho que faz suas necessidades fisiológicas dentro do apartamento. Nesse caso, vale evitar que esse espaço fique próximo à cozinha, onde a família prepara suas refeições.
Também é pertinente que esse espaço não seja em uma área de tráfego de pessoas, para minimizar problemas com limpeza. O ideal é que o espaço seja de fácil acesso para o pet e esteja protegido contra acidentes.
A organização também faz parte do cuidado. Camas, comedouros e brinquedos devem estar sempre limpos e em bom estado. Mais um ponto de atenção são os objetos pequenos ou pontiagudos, fios de eletricidade e plantas tóxicas, que não podem ficar ao alcance dos animais.
Leia também: Plantas pet friendly: 10 opções para quem tem animais em casa
Como ter um espaço pet? Veja 5 ideias!
Agora que você sabe a importância do espaço pet e os cuidados a se tomar, é hora de entender como criar o seu.
Conheça 5 ideias para colocar em prática!
1. Escolha os locais
A primeira dica é fazer uma boa escolha dos locais para o seu espaço pet. Varandas teladas, cantos da sala ou até mesmo um trecho da área de serviço podem ser boas opções, a depender das preferências do seu pet.
Avalie se há como ter mais de um ambiente dedicado ao animal. Por exemplo, o banheiro do seu pet pode ficar na área de serviço do apartamento, enquanto os brinquedos e a cama ficam na varanda.
2. Estruture os ambientes

Depois, faça a organização dos ambientes. Se você tem um cachorro, o espaço pet dele pode ter uma área para descanso, onde ficará sua caminha. Próximo dali, uma opção é criar a zona de alimentação, com o comedouro e bebedouro.
Em outra área, coloque os estímulos sensoriais. Uma sugestão é pensar em ter um espaço com grama sintética, que funcionará como uma área de enriquecimento ambiental para que o pet fique mais confortável.
Para quem tem gato em casa, vale investir em nichos aéreos ou prateleiras fixadas na parede. Como você viu, eles adoram ter pontos altos para observar o ambiente.
3. Coloque os brinquedos
A terceira dica é concentrar os brinquedos naquele espaço, para que eles não fiquem jogados pela casa. Você deve saber que esses itens não são só uma fonte de divertimento. Eles ajudam a reduzir o estresse dos bichinhos.
Para cães, você pode usar cordas, bolinhas e brinquedos recheados com petiscos. Aqueles que fazem barulho ou que envolvem desafios simples — como abrir compartimentos — também são ótimos para manter o animal entretido.
Já os gatos gostam de brinquedos que imitam presas, como penas penduradas, ratinhos de tecido e túneis de papelão. Mas vale a pena manter os passeios externos, como no pet place do Vivaz Prime Vila Nova Cachoeirinha.
4. Organize os itens

Mais uma questão que você deve considerar é manter os itens organizados. Logo, separe um cesto ou caixa organizadora para guardar os brinquedos. Isso é importante para controlar o uso dos itens e adestrar seu animal.
Comedouros e bebedouros também devem estar sempre limpos, em superfícies fáceis de higienizar. Tenha também um espaço para armazenar ração, tapetes higiênicos, coleiras, escovas e produtos de higiene para manter a casa organizada no dia a dia.
5. Decore de acordo com o seu pet
Por fim, faça a decoração do espaço de acordo com o animalzinho que você tem, combinando com a casa. Por exemplo, se o seu pet é um cachorro salsicha, tenha itens que remetam a essa raça, deixando o espaço mais bonito tanto para o animal quanto para moradores e visitantes.
Os pets podem até não ter a mesma consciência ou racionalidade que os humanos, mas esse é um toque especial. No fim, a ideia é fazer com que o pet se sinta realmente parte da casa — com um espaço só dele, mas integrado ao lar da família.
Neste conteúdo, você viu a importância de ter um espaço pet no seu apartamento e aprendeu 5 dicas para colocar em prática na hora de criar um seu. Portanto, se você já tem um bichinho ou planeja um, vale a pena considerar esses pontos.
Gostou das ideias e quer saber mais dicas de decoração, organização e lifestyle? Acompanhe-nos no Instagram, TikTok e YouTube!