A decoração de casa para quem tem gatos exige certos cuidados — afinal, eles são curiosos e exploradores, podendo danificar a mobília e os acessórios. Além disso, os felinos demandam atenção para a sua segurança e a dos moradores.
Mas, com algumas dicas, é possível criar ambientes bonitos e funcionais, com a personalidade única dos lares que têm pets. Como resultado, você preserva os espaços e garante um lar adequado aos seus animais de estimação.
Quer saber como decorar uma casa que tem gatos? Confira 7 dicas para manter a segurança, beleza e funcionalidade do seu lar!
1. Tenha proteção nos móveis
Quando se tem gatos em casa, um dos desafios é manter os móveis intactos. Especialmente os estofados costumam ser danificados, pois os felinos gostam de arranhar esses materiais. Porém, não se trata de um problema de comportamento, mas de um instinto desses animais.
Os gatos arranham por diversos motivos, como a demarcação de território, a manutenção das unhas, o alongamento dos músculos e até mesmo algum desconforto. Para evitar que essa prática do seu pet danifique a mobília, uma ideia é ter itens de proteção.
Existem arranhadores que podem ser acoplados a sofás ou cama box, apresentando o formato específico para se ajustar aos móveis. Você ainda encontra alternativas personalizadas, que combinam com sua decoração e criam um efeito harmônico.
2. Inclua prateleiras
Uma das estratégias de “gatificação” de ambientes — o ato de adaptar o local aos gatos — é ter estruturas verticais em que os pets consigam escalar. Isso porque os felinos geralmente preferem descansar em locais mais altos da casa.
Assim, ter prateleiras é uma forma de manter o gato entretido e satisfeito, evitando que ele cause danos a outras partes do imóvel. Você pode usar prateleiras comuns de decoração, deixando-as sem objetos, ou estruturas completas próprias para gatos.
Nas soluções já projetadas para os felinos, também existe a opção de usar texturas agradáveis para eles e construções estimulantes. Alguns kits incluem tocas, pontes e outras ideias que tornam a decoração interessante e não deixam o seu gato ficar entediado.
3. Adicione tocas e casinhas
Outro comportamento comum entre os gatos é se esconder. Em muitos momentos, eles preferem ficar em locais mais reservados, seja para descanso ou para brincadeiras. Portanto, a decoração para quem tem gatos pode incluir tocas e casinhas.
Assim como os demais itens explicados, esses recursos são versáteis e estão disponíveis no mercado com diversas propostas estéticas. Logo, você consegue incluir esses esconderijos como parte da decoração.
4. Espalhe arranhadores pela casa
Você viu que os gatos gostam de arranhar. Portanto, além das proteções nos móveis, é importante ter arranhadores que permitam fazer essa atividade livremente. O mercado dispõe de alternativas versáteis, com diferentes designs.
Por exemplo, é comum encontrar arranhadores verticais em formato de tubo, que podem ser escalados pelos bichanos. Há também formatos redondos, planos e em outras propostas. Pesquise ideias e verifique qual possibilidade se encaixa no estilo de decoração da sua casa.
5. Deixe espaços para os gatos nos móveis
Uma ideia para deixar a sua decoração dinâmica e atraente com gatos em casa é separar espaços para os pets nos móveis. As partes de baixo da mobília podem ser decoradas e estilizadas, sendo reservadas para os felinos.
Esses espaços funcionam como esconderijos ou áreas de lazer, ajudando a manter o ambiente mais organizado e funcional. Por exemplo, você tem a possibilidade de deixar estantes com nichos vazios para criar áreas para os pets se esconderem.
Separar um cantinho dos móveis para os gatos é uma alternativa para quem tem pouco espaço e quer uma solução mantendo o estilo de decoração. Você encontra pequenas redes, almofadas coloridas ou brinquedos que colaboram para tornar a região mais bonita e útil para o animal.
6. Aproveite as janelas
Além dos móveis, é válido pensar que as janelas costumam ser atrativas para os gatos, contribuindo inclusive para a sua saúde. Nesses locais, eles conseguem ver a movimentação externa, reduzindo o estresse, enquanto mantêm a sua exposição solar em dia.
Uma ideia que pode compor a sua decoração e ajudar na rotina do seu pet é ter uma rede de descanso acoplada à janela. Ela deve ficar virada para a área interna, garantindo que o felino estimule a sua curiosidade com conforto.
Leia também: Qual é a melhor orientação solar para o apartamento?
7. Priorize a segurança
Você viu ideias de decoração para quem tem gatos. Mas a disposição da casa precisa também considerar a segurança do felino e dos moradores. O primeiro cuidado é instalar telas de proteção nas janelas e em outros acessos a áreas externas.
Elas impedem que o gato fuja de casa, sendo importantes para a longevidade do animal. Ainda, os felinos que gostam de ficar na janela podem se distrair ou tentar caçar e cair. Em andares mais altos, existe o risco de haver acidentes sérios ou mesmo fatais.
Outro ponto de atenção é com as plantas, que tendem a ser ótimas alternativas para a decoração, mas algumas são tóxicas para os bichanos. Portanto, sempre preste atenção a esse fator antes de incluir uma planta em sua decoração.
Ainda, a seleção de objetos pela casa deve considerar o comportamento desses animais. Por exemplo, itens de vidro podem ser derrubados, expondo os pets e os moradores a riscos de ferimentos. Proteja esses objetos, bloqueando o acesso do gato a eles.
Por fim, para evitar que ele fique estressado e para manter a sua segurança, também vale considerar morar em um condomínio que tenha pet place. Assim, os felinos conseguem se divertir sem correr riscos. São exemplos o Vivaz Vila Prudente e o Vivaz Prime Nova Cachoeirinha, ambos em São Paulo (SP).
Com essas 7 dicas de decoração para quem tem gatos, a sua casa continuará bonita, enquanto preserva a segurança dos pets e a funcionalidade do ambiente. Verifique as adaptações necessárias no processo de gatificação do seu lar, tornando-o adequado aos felinos.
Quer aprender mais sobre como lidar com o seu animal de estimação? Então confira dicas para cuidar do seu pet!