Realizar uma decoração de quarto para irmãos pode ser uma tarefa difícil. Isso porque, quando falamos em um quarto compartilhado, temos que levar em consideração que, duas pessoas com características e personalidades diferentes terão que dividir o mesmo espaço e se sentir igualmente pertencentes ao local.
Por isso, é importante que o tema do quarto e as cores sejam interessantes para ambos, mas que reflitam a identidade de cada um deles.
Para te ajudar a fazer uma decoração de quarto para irmãos assertiva, separamos algumas dicas para que você possa planejar o quarto com muita cautela, aproveitando ao máximo o espaço disponível e considerando as diferentes personalidades.
5 dicas de como decorar um quarto compartilhado entre irmãos
É muito comum surgirem dúvidas sobre como decorar um quarto de criança que será utilizado por irmãos, com a finalidade de não causar desconforto para ambos, principalmente quando o quarto for utilizado por filhos possuem uma diferença de idade um pouco maior e estão em fases diferentes.
Diversos aspectos precisam ser levados em consideração, como: o tamanho do quarto, a divisão, quais as idades, o gênero, seus gostos pessoais e mais.
Confira, a seguir, 6 dicas que irão te ajudar a decorar um quarto para irmãos da melhor maneira!
1. Faça uma divisão no ambiente
Pensar no layout do quarto é o primeiro passo para ter um bom resultado final. O ideal é dividir o ambiente de forma igualitária para ambos os filhos.
Cada filho deve ter a sua individualidade preservada. Portanto, certifique-se de que cada um tenha uma área de dormir confortável, um espaço individual para estudos, seus próprios itens de decoração, sua própria roupa de cama, entre outros.
Dessa maneira, eles vão ter um espaço em comum para aprender juntos, brincar, dividir os sentimentos, mas com a sua individualidade e personalidade respeitadas, de acordo com os gostos de cada um, em seu espaço próprio.
2. Escolha a paleta de cores
A escolha de cores para um quarto para irmãos pode ser uma das coisas mais difíceis na hora da decoração, principalmente se os seus filhos tiverem gostos pessoas muito distintos.
Por ser um local muito pessoal, o quarto é o espaço onde os irmãos irão querer querer expor as suas preferências e, por isso, uma saída é optar por pintar o quarto com cores neutras, como branco e bege, e colocar as cores que cada um deseja nos objetos de decoração do quarto, assim nenhum deles se sentirá prejudicado.
Caso a mistura de cores de parede não for um problema e seus filhos gostarem de um ambiente colorido, uma dica é optar por cores que se complementam, ou seja, tons que conversam bem entre si.
Em ambos os casos, deixe seus filhos participarem ativamente da escolha das cores, assim eles vão ter um sentimento de pertencimento maior e será muito mais fácil chegar em uma decisão em comum de quais cores utilizar.
3. Escolha as camas corretamente
A escolha das camas vai depender muito do tamanho do quarto e da idade dos irmãos. Pode ser que seja o caso de ter um berço e uma mini cama, uma cama de solteiro e uma mini cama, duas camas de solteiro, uma bicama e até mesmo uma beliche.
Se o quarto for grande, colocar duas camas separadas é a melhor opção. Dessa forma, cada um terá o seu lugar bem definido. Porém, caso o quarto seja menor, a melhor das alternativas para otimizar o espaço, são utilizar os beliches e as bicamas ou tricamas.
Uma dica para quem irá utilizar camas de solteiro separadas para os filhos é tentar posicioná-las em L ou em U, pois dessa maneira, você terá um espaço disponível para eles brincarem e o layout ficará mais funcional.
Coloque uma divisória entre cada cama
Para uma maior sensação de privacidade e garantir maior liberdade para cada um dos irmãos, uma opção é colocar uma divisória entre as camas. Não é necessária uma divisória que irá separar totalmente o quarto, ela pode ser bem sutil.
Ela pode ser feita com biombos ou mesmo com um tecido leve. Em ambos os casos, você pode utilizar tecidos diferentes em cada um dos lados, com um tema que combine com a personalidade de cada filho.
4. Otimize o espaço
O ideal quando falamos em um quarto para irmãos, é otimizar ao máximo todo o ambiente que você tem disponível. Para ter uma disposição mais funcional e prática é optar por móveis planejados, por serem feitos sob medida, você conseguirá aproveitar muito bem os espaços.
Uma ideia interessante de móvel planejado, por exemplo, é o guarda-roupa em conjunto para os irmãos. Nele você conta com muitas divisórias sendo ideal para delimitar de maneira igualitária o espaço das roupas e dos objetos pessoais de cada um.
5. Crie uma área destinada aos estudos
A hora destinada para os estudos exige muita concentração e, por esse motivo, é indispensável ter uma área específica para os estudos dos seus filhos.
Se o quarto for grande, você pode colocar duas mesas de estudos, uma para cada filho, onde cada um colocará o seu material específico.
Porém, caso o espaço for menor, você pode procurar outras opções como uma mesa um pouco maior para que eles possam dividir o espaço, ou optar por um armário com mesa dobrável retrátil, entre outras opções.
Para as opções de mesas conjuntas, demarque uma divisão da área de cada um com alguns posters, itens de papelaria, fotos e outros objetos diferentes para cada um dos irmãos.