Fazer uma decoração com espelho é uma alternativa para mudar os seus espaços gastando menos e sem precisar fazer grandes modificações. Com diversos tamanhos, formatos e molduras, os espelhos são peças bem versáteis que combinam com muitos estilos e podem ser utilizadas em diferentes ambientes.
Além de oferecer um charme a mais ao cômodo, os espelhos possuem a capacidade de refletir a luz e, assim, garantem maior amplitude a pequenos espaços, se posicionados estrategicamente.
Os espelhos são um dos poucos objetos unânimes na área da arquitetura, por isso, separamos um conteúdo completo onde você irá entender como elaborar uma decoração com espelhos, suas principais vantagens e dicas para fazer uma decoração assertiva. Confira!
O que é preciso saber antes de fazer uma decoração com espelhos?
Os espelhos são grandes aliados na decoração. Por serem peças removíveis e de fácil instalação, você pode experimentar diferentes modelos em diferentes ambientes e testar qual moldura e formato combinam mais com cada um deles.
Os espelhos são muito diversificados e, por esse motivo, fica a critério dos moradores escolher o que combina mais com cada um dos espaços do seu lar. Sendo um grande diferencial na decoração, eles podem dar um ar mais clássico, minimalista ou moderno.
É necessário planejar o modelo adequado para cada ambiente, e para te ajudar nisso, você pode contar com um designer especializado, até mesmo para ter um resultado ainda mais equilibrado.
Já para a aplicação dentro do imóvel, não é necessário a ajuda de um profissional especializado: você pode fazer isso sozinho, pois trata-se de um processo mais simples.
Descubra as vantagens de fazer uma decoração com espelhos
Fazer uma decoração com espelhos agrega muito aos ambientes da sua casa, pois possuem o poder de transformar os espaços com simplicidade e sofisticação.Confira, a seguir, quais são as principais vantagens que os espelhos oferecem!
Dão mais amplitude aos ambientes
Quando posicionados da maneira correta, os espelhos podem gerar a sensação de maior amplitude nos espaços, como se fossem mais amplos. Perfeito para apartamentos menores, por exemplo.
Principalmente quando utilizados na decoração de salas de estar, de jantar e nos quartos, essas peças reforçam o aspecto de maior volume dos cômodos.
Aumenta a luminosidade
Ao utilizar espelhos na decoração, a luminosidade dos ambientes também é favorecida, isso acontece porque quando os raios solares, ou mesmo as luzes das lâmpadas, incidem sobre eles, a iluminação se dissipa de maneira mais ampla pelo espaço.
Combinam com todos os estilos de decoração
Por serem objetos atemporais que nunca saem de moda, os espelhos combinam com diferentes estilos de decoração e proporcionam mais harmonia aos ambientes nos quais estão presentes.
O que diferencia são os estilos, formatos e tamanhos. Porém, de forma geral, todos funcionam bem, independentemente da época.
Equilibram os espaços
É muito importante manter um certo equilíbrio na composição geral do seu lar, em termos de organização e estética, e o espelho pode te ajudar nessa questão.
Por ser um elemento neutro, a peça tem o poder de criar uma relação harmônica entre os outros objetos e decorações presentes no cômodo.
Garantem maior sofisticação
Os espelhos são símbolos de luxo em qualquer ambiente, sejam eles grandes, pequenos, com moldura ou sem.
Portanto, se o seu propósito é conferir uma atmosfera imponente ao espaço, eles são fundamentais, mas lembre-se de não pecar pelo exagero.
6 dicas para fazer uma decoração com espelhos
Decidiu que quer colocar espelhos na sua decoração mas não sabe como implementá-los? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão, confira!
1. Considere o reflexo
A primeira coisa que você precisa prestar atenção ao fazer uma decoração com espelhos é no que está do outro lado da parede. Isso porque, o espelho vai refletir tudo o que está do outro lado, o que pode afetar a estética de todo o ambiente, tanto positivamente, quanto negativamente.
Muitas pessoas acabam se concentrando apenas no tamanho que o espelho terá e esquecem desse quesito, o que pode ser um grande erro.
2. Lembre-se do estilo
O estilo do espelho deve combinar com o estilo de decoração que o seu apartamento possui. Com isso, escolher espelhos com molduras com formas e arranjos pode favorecer a sofisticação de decorações como a clássica, a provençal e a romântica.
Já em uma decoração mais moderna e contemporânea, espelhos bisotados (ou seja, sem molduras) e os conjuntos capazes de formar complexos mosaicos de arte, são as melhores opções.
3. Acrescente Iluminação
Como vimos anteriormente, os espelhos também têm o poder de refletir toda e qualquer luz direcionada à sua superfície, ou seja, eles podem ajudar a tornar os cômodos melhor iluminados.
Portanto, se no seu apartamento não entra muita luz natural, é interessante potencializar a sua iluminação interna juntamente com os espelhos.
Para te ajudar nessa missão, leia também: Confira dicas de iluminação que podem transformar sua casa
4. Coloque um espelho de apoio no chão
Um espelho grande apoiado no chão é uma tendência que traz exclusividade à decoração. Por ser maior, é a opção ideal para quem deseja se ver de corpo todo, tirar foto dos looks, ou mesmo apenas para cumprir a função de um objeto decorativo impactante.
Pode ser mais uma opção de decoração com espelho na sala.
Porém, o mais comum é que os espelhos de chão fiquem nos quartos ou nos closets, cômodos mais privativos, sendo assim mais seguros contra quedas, já que o fluxo de passagem nesses locais é menor.
5. Pendure espelhos grandes na parede
Em paredes maiores, colocar um espelho grande para compor a decoração é uma maneira de criar um diferencial interessante para o seu espaço.
Para se destacar na composição do ambiente, o espelho pode contar com formatos e/ou molduras personalizadas.
Escolha uma altura adequada, para dar a sensação de amplitude ao cômodo, além de facilitar a instalação. Dependendo do tamanho e do peso total do seu espelho, talvez seja preciso contar com um profissional para instalar a peça em casa.
6. Combine o modelo do espelho com os móveis
Uma dica fundamental é escolher o modelo de acordo com a mobília do seu lar, pois além de trazer mais equilíbrio à composição dos cômodos, o espelho pode ser a peça de destaque da sua decoração.
Essa também é uma boa alternativa, principalmente para quem deseja investir em móveis planejados. Por esse motivo, antes de optar pelo formato e tamanho do espelho, você deve considerar a cor e a qualidade do material dos móveis. Dessa maneira, os ambientes e os elementos ficam mais harmônicos entre si.