Comprar o próprio apartamento é o sonho de muitos brasileiros e, felizmente, existem formas de tornar o desejo realidade. Ter um bom planejamento e disciplina financeira ajuda no momento de juntar a quantia necessária para a entrada do financiamento do seu imóvel.
Porém, muitas pessoas se deparam com desafios na hora de ter o dinheiro em mãos. Despesas desregradas, falta de organização financeira e até a ausência de uma renda extra podem tornar mais difícil guardar os recursos para ter boas condições de financiamento.
Mas você sabia que, com planejamento financeiro, é possível juntar a entrada? Confira 6 dicas práticas para ajudar na conquista do seu imóvel!
1. Conheça as suas finanças
Antes de começar a economizar para o seu apartamento, você precisa conhecer bem a sua situação financeira, com todas as suas receitas e despesas. Afinal, não é possível descobrir como economizar se você não sabe para onde a sua renda vai.
Por isso, o primeiro passo é colocar em uma planilha o seu salário e outros rendimentos que você tem. Em seguida, liste todas as suas despesas, como fatura de cartão, aluguel, mercado, contas fixas, gastos com lazer etc.
Os seus gastos podem ser divididos em duas colunas: fixos e variáveis. A organização ajuda a entender os custos mais importantes e aqueles que você consegue reduzir. Assim, fica mais fácil fazer o dinheiro render ao longo do mês.
Leia também: Como comprovar renda para conseguir financiamento de imóvel?
2. Faça um planejamento
Somado ao conhecimento das suas finanças, você precisa fazer um planejamento financeiro, com um objetivo claro em mente. Ele deve ser específico, como “terei a quantia X para dar entrada no meu financiamento em até 2 anos”.
Quanto mais preciso e realista for o seu planejamento financeiro, mais simples é tomar decisões estratégicas para o seu dinheiro. Para facilitar, você pode começar a pesquisar imóveis para comprar, como o Vivaz Connection Mooca:

Outra facilidade que ajuda a entender quanto custará a entrada para o imóvel que você deseja é fazer uma simulação. Entre as informações que pode conseguir, estão o valor da entrada, a porcentagem de financiamento e as condições de pagamento.
Se você quer comprar um imóvel de R$450 mil, por exemplo, e a expectativa é de 20% de entrada no financiamento, é preciso economizar pelo menos R$90 mil. Com o número em mãos, há como planejar a sua economia mensal para buscar o objetivo.
3. Crie um orçamento mensal
Ao entender as suas finanças e a quantia necessária para pagar a entrada do financiamento do imóvel, você cria uma base para montar o orçamento mensal. Assim, para atingir a sua meta de economizar para a compra de um apartamento — como o Vivaz Parque Freguesia do Ó 3 —, verifique quanto você consegue juntar por mês.
Com base no seu momento de vida, veja se é possível acumular o valor necessário no tempo definido para o objetivo. Se não for, pense se vale cortar gastos. Nesse caso, comece com despesas não essenciais.
Elas podem incluir menos refeições fora de casa, corte de assinaturas de serviços que você não utiliza etc. Avalie também a possibilidade de fazer economias em compras maiores, como as de supermercado.
Leia também: Como amortizar financiamento imobiliário?
Nessa situação, o método 50/30/20 pode auxiliar na sua organização financeira, utilizando uma divisão simples. Ele classifica o seu dinheiro em 3 categorias:
- 50% da sua renda para despesas fixas e essenciais, como mercado e conta de luz;
- 30% para custos variáveis ou de lazer, como jantares fora e compras supérfluas;
- 20% para reserva de emergência e construção de um fundo para seus objetivos.
Os números são apenas uma referência. Por exemplo, se você achar que consegue separar mais de 20% todos os meses para a entrada do financiamento do imóvel, há como juntar os recursos com mais rapidez.
4. Explore opções de investimentos
Fazer investimentos é um caminho para colocar seu dinheiro para render. Afinal, deixar recursos parados no banco ou guardados em espécie na sua casa não costuma ser uma decisão muito estratégica.
Aplicar o seu dinheiro é como colocá-lo para trabalhar. Desse modo, você não depende apenas dos recursos provenientes do seu salário. Os rendimentos de investimentos podem complementar a sua renda.
Nesse sentido, vale a pena começar a estudar investimentos para desenvolver a sua educação financeira. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o mercado financeiro nem sempre é complexo e há alternativas práticas.
Por exemplo, para aqueles em busca de segurança e previsibilidade, há títulos do Tesouro Direto e outras alternativas de investimentos de renda fixa. Com escolhas estratégicas, você aumenta a chance de ficar mais próximo de imóveis como o Vivaz Clube Barra Funda:

Porém, antes de começar a investir, é indispensável conhecer o seu perfil de investidor e ter objetivos financeiros claros. Evite fazer movimentações com alternativas que você não entende como funcionam para não lidar com riscos desnecessários.
5. Busque fontes adicionais de renda
Se as suas despesas são altas ou as suas remunerações não permitem poupar o suficiente, considere aumentar seus ganhos com atividades extras. Por exemplo, prestar serviços como freelancer é uma forma de criar uma nova fonte de renda.
Vender produtos em marketplaces online — como roupas, acessórios ou itens feitos à mão — também possibilita complementar seu orçamento. O dinheiro obtido com os trabalhos extras pode ser destinado para a entrada de imóveis como o Vivaz Connection Klabin.
6. Escolha a construtora certa
Por fim, escolher a construtora certa faz a diferença na hora de financiar o seu imóvel. Empresas que oferecem condições flexíveis de pagamento, parcerias com bancos ou até facilidades no parcelamento da entrada ajudam a tornar o crédito mais acessível.
Entender como juntar dinheiro para a entrada do financiamento de um imóvel é o primeiro passo para a conquista do seu objetivo. Agora, avalie quais dessas 6 dicas mais fazem sentido para sua realidade e comece a aplicá-las.
Quer entender mais sobre a entrada para o financiamento do seu imóvel construído pela Vivaz? Entre em contato e veja qual alternativa é interessante para você!