Você sabe o que significa amortizar o financiamento? Entender o significado de amortização no contexto do financiamento imobiliário é fundamental para quem deseja comprar um imóvel parcelado.
Isso porque o processo impacta diretamente o valor total que será pago ao longo do contrato — e pode influenciar a eficiência financeira da operação.
Dessa forma, compreender como amortizar o financiamento permite aos compradores planejar melhor suas finanças e minimizar os custos com juros. Além disso, a amortização confere a possibilidade de quitar o imóvel de forma mais rápida e econômica.
Você tem interesse em saber como amortizar o financiamento imobiliário? Confira como, a seguir!
O que significa amortizar o financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é uma das principais opções de crédito disponíveis para comprar um imóvel pagando a prazo.
Nesse caso, o pagamento é realizado em parcelas, geralmente mensais, e em um prazo determinado em contrato.
Como remuneração pelo serviço de crédito, o banco escolhido para a operação cobra os juros, que são acrescentados no parcelamento. Além disso, existem outras taxas cobradas no financiamento, e assim, compõem o custo efetivo total (CET).
Sabendo disso, é mais fácil entender o que é a amortização do financiamento imobiliário. Ou seja, ela se refere à antecipação do pagamento de parcelas que venceriam depois de algum tempo.
Essa prática de antecipar o pagamento pode reduzir o número de parcelas restantes ou o valor dos pagamentos mensais.
Como a amortização funciona?
Você viu que a amortização é um conceito essencial em financiamentos, especialmente quando o assunto é crédito imobiliário. Mas saiba que, nesse contrato, você pode escolher entre diferentes sistemas de amortização, sendo dois principais.
Na tabela Price, as parcelas têm valor igual durante todo o financiamento, com uma amortização que aumenta ao longo do tempo, enquanto a parcela dos juros é reduzida. Isso traz previsibilidade, mas costuma envolver um CET mais alto, pois os juros já são embutidos no valor total do contrato.
Já no sistema de amortização constante (SAC), que é o mais utilizado em financiamento imobiliário, as mensalidades começam mais altas e diminuem ao longo do tempo. Isso ocorre porque o pagamento do crédito principal é constante, mas o valor dos juros é calculado com base no saldo devedor.
Portanto, quanto mais pagamentos são efetuados, menor é o saldo devedor. Como resultado, os juros são aplicados em uma quantia mais baixa ao longo do tempo, fazendo com que as parcelas tenham o valor reduzido gradativamente.
Quais são as vantagens de amortizar o financiamento?
Agora que você entendeu como funciona a amortização, é o momento de compreender as vantagens de pagar antecipadamente um financiamento imobiliário.
Para começar, esse processo permite abater os juros remuneratórios ao longo do contrato.
Afinal, o valor dos juros pagos no contrato são afetados, entre outros fatores, pelo prazo e pelo montante emprestado.
Então, se essas condições são alteradas com a antecipação das parcelas, o comprador tem o direito de ter os juros abatidos do valor total, o que reduz o CET da operação.
Além disso, amortizar o financiamento imobiliário pode resultar na redução do prazo total de pagamento. Dessa maneira, o pagamento antecipado libera o comprador da obrigação financeira mais cedo.
Ainda reduz o risco associado a mudanças econômicas ou imprevistos que poderiam afetar a quitação no longo prazo. Então o processo pode ajudar a conquistar maior segurança financeira.
Leia também: Conheça a diferença entre consórcio e financiamento imobiliário
Como fazer a amortização do financiamento imobiliário?
Sabendo mais sobre a amortização do financiamento imobiliário, você pode ter curiosidade para entender como realizar a antecipação do pagamento das parcelas.
A seguir, veja os principais passos que devem ser observados ao amortizar um financiamento!
1. Planeje as suas finanças
Ao pensar em amortizar o seu financiamento imobiliário, é essencial planejar suas finanças para entender como antecipar pagamentos no banco da sua escolha.
Para isso, você deve conferir seu orçamento para entender a sua situação atual.
Portanto, analise suas despesas mensais e identifique em que setores é possível cortar custos, como reduzir gastos desnecessários ou renegociar contratos e serviços.
Com isso, você poderá determinar qual é a quantia mensal que pode ser destinada à antecipação das parcelas do financiamento, e quem sabe no futuro, até poupar um pouco para investir seu dinheiro.
Mais um ponto interessante é verificar a possibilidade de utilizar recursos extras que entram no seu orçamento. Alguns deles são o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bônus anuais e o 13º salário.
2. Faça uma simulação da antecipação
Antes de realizar a amortização, uma dica é simular a antecipação dos pagamentos.
Utilizando ferramentas de simulação, você pode entender melhor como os pagamentos extras impactam o saldo devedor e os juros. Faça a sua simulação com a Vivaz!
Com isso, você pode escolher a estratégia mais vantajosa, seja para reduzir o valor total das parcelas ou para encurtar o prazo do financiamento.
Confira também: Como usar o financiamento SBPE para comprar seu apartamento Prime na Vivaz?
3. Entenda qual é a sua prioridade
Como você viu, ao optar pela amortização, você pode escolher entre reduzir o número de parcelas ou o valor das prestações mensais.
Na primeira opção, haverá a diminuição do prazo de vencimento original do financiamento, o que permite quitar a dívida mais rapidamente.
Considerando que, até a quitação, você precisa manter uma obrigação de pagamento frequente e o imóvel fica alienado à instituição financeira, muitos buscam formas de agilizar o processo. Isso porque, somente com a quitação, é que o comprador passa oficialmente a ser o proprietário do bem.
Já a redução do valor das parcelas mantém o número de prestações original, mas pode aliviar o impacto financeiro mensal. Vale ressaltar que essa decisão deve ser baseada na sua situação financeira atual e nas suas metas de longo prazo.
4. Entre em contato com a instituição financeira
Após planejar e decidir a melhor estratégia de amortização, o próximo passo é realizar o processo com a instituição. Sendo assim, entre em contato com seu banco para informar a intenção de amortizar o financiamento e negociar os termos.
Muitas vezes, o internet banking ou aplicativo para smartphone permite simular e solicitar a amortização, sem precisar comparecer à agência. Porém, caso tenha dúvidas, pode ser mais interessante buscar atendimento com a instituição.
Ou seja, essas são medidas importantes para garantir uma negociação mais transparente e vantajosa para a sua realidade financeira.
Você já pode amortizar
Neste conteúdo, você entendeu como amortizar um financiamento imobiliário e as vantagens de utilizar esse processo na quitação do seu imóvel.
Portanto, agora aproveite para entender como funciona a tabela SAC, a PRICE e qual é a melhor opção para você!
E claro, na hora de planejar a compra do seu apartamento, conte conosco!