A carta de crédito é um documento do consórcio, que indica o valor do bem, e assim, funciona como uma excelente alternativa para quem está planejando adquirir um imóvel.
Com a carta de crédito, você consegue a quantia de dinheiro necessária para adquirir determinado bem, o que garante mais segurança para o vendedor que sabe que vai receber o dinheiro pela venda do imóvel.
Confira a seguir o que é carta de crédito, como obtê-la, como funciona a contemplação, suas principais vantagens e mais!
O que é a carta de crédito?
A carta de crédito é um documento de valor agregado que funciona como instrumento financeiro para aquisição de um bem de alto custo, já estabelecido por meio de um consórcio.
Uma informação importante é que a carta de crédito só pode ser utilizada na compra de bens de igual natureza ao seu grupo de consórcio, ou seja, para comprar um imóvel, necessariamente, é preciso recorrer a carta de crédito imobiliária.
Este documento é obtido pela pessoa que deseja adquirir uma nova propriedade. É fundamental dar um bom valor de entrada — mesmo que seja necessário financiar a parte que falta.
A pessoa que está participando desse consórcio, recebe a carta de crédito imobiliário a partir de um sorteio ou por meio de um lance. O seu valor é determinado de acordo com o a definição prévia.
Para quem está à procura de um imóvel novo com qualidade, além de um valor mais acessível para fazer esse investimento e contar com a carta de crédito, a Vivaz oferece ótimas opções. Confira!
Leia também: Conheça a diferença entre consórcio e financiamento imobiliário
Como obter a carta de crédito?
Para conseguir a carta de crédito imobiliário, além de ser necessário estar dentro de um consórcio, também é imprescindível estar com o pagamento das suas parcelas em dia.
Isso porque, a grande maioria das administradoras só permite que os clientes participem de sorteios ou deem lances quando estão adimplentes. Já dentro do consórcio e com as parcelas em dia, existem duas possibilidades para a contemplação.
Primeira possibilidade
A mais comum é a partir dos sorteios mensais que acontecem dentro do consórcio e que contemplam uma pessoa por vez. Essa opção pode acontecer em pouco tempo, assim como pode demorar bastante. A outra forma é poupar uma quantidade de dinheiro e dar um lance.
Encontre uma administradora de consórcios de confiança, que seja licenciada para isto, e verifique se a empresa está na listagem do Banco Central do Brasil (BC).
Segunda possibilidade
Outra opção para obter uma carta de crédito é negociar com uma pessoa física já contemplada, mas que não a utilizará mais. Porém, nesse caso, a atenção redobrada, pois a margem para fraudes é maior.
Sempre verifique a veracidade da contemplação entrando em contato com a administradora do consórcio responsável pela carta de crédito e certifique se a carta em questão realmente foi contemplada.
E claro, não se esqueça de verificar se essa administradora também está na listagem do BC, para evitar qualquer possibilidade de irregularidades.
Como funciona a contemplação?
Conforme explicado, a contemplação acontece por meio dos sorteios mensais ou por meio de lances, onde a maior oferta leva.
Assim que a administradora do consórcio comunicar a contemplação, é preciso adotar alguns procedimentos.
Será necessário continuar o pagamento das prestações que ainda estão em aberto, afinal, você não pode ter o seu nome sujo em serviços de proteção ao crédito, como o SPC e o SERASA.
A empresa solicitante também pode pedir documentações específicas e demandar algumas garantias antes de realizar a entrega da carta, como por exemplo, o comprovante de renda.
Qual é o custo para conseguir a carta de crédito?
Ao contrário de outras formas de financiamento imobiliário, no consórcio não há cobrança de taxas de juros em suas parcelas, porém, você precisará pagar o seguro, a taxa de administração e, em determinados casos, o fundo de reserva.
Portanto, os custos para se obter a carta de crédito para comprar um imóvel pode chegar a mais de 20% do valor da propriedade. Você não precisará se preocupar em pagar o Imposto de Operações Financeiras (IOF), pois o consórcio é isento dessa taxa.
Contudo, o mais indicado, antes de entrar no grupo do consórcio, é questionar qual será o custo total desse investimento.
Vantagens da carta de crédito
Agora que você já conhece importantes informações sobre a carta de crédito, conheça quais as principais vantagens que esta modalidade pode oferecer. Confira!
- Garantia do poder de compra: diferentemente de uma operação de transferência tradicional, não precisa pagar impostos ou taxas. Portanto, fica muito mais fácil se organizar para realizar o pagamento;
- Possibilidade de pagamento à vista: a carta de crédito é muito semelhante a um pagamento à vista, ou seja, garante o seu poder de negociação, pois o vendedor saberá que irá receber o valor do produto no curto prazo;
- Mais segurança: a carta de crédito só pode ser usada pelo solicitante, assim, é possível ter um controle total sobre o valor recebido;
- Prazos de pagamento maiores: são diversas as administradoras que oferecem a carta de crédito para a compra de um apartamento e, por esse motivo, os prazos de pagamentos são diferenciados e podem chegar a até 240 meses (20 anos);
- Maior flexibilidade de tipos de imóveis: o consorciado pode utilizar a carta para adquirir imóveis usados ou novos que já possuam o Habite-se, em áreas urbanas ou rurais e, ainda, comerciais ou residenciais;
- Mais possibilidades para realizar reformas: as cartas de crédito podem ser utilizadas para a compra de materiais de construção e de reforma.
Se você está na jornada de compra de um imóvel, os seguintes conteúdos também podem te interessar: